Elenise, da RB Learning, diz que a ferramenta permite autoavaliação Elenise, da RB Learning, diz que a ferramenta permite autoavaliação Foto: Learning/Divulgação/JC

Para integrar equipes através de jogos

Mecanismos de games podem ser usados, também, na divulgação e interação do público com as marcas, através de recompensas

Gamification - ou gamificação - é a transposição estratégica da dinâmica dos jogos para o funcionamento em ambientes corporativos. Seja internamente, seja promovendo engajamento de marca com os clientes. Com princípios de colaboração e competição, a gamificação tem sido empregada para o desenvolvimento de equipes e para instrumentalizar resolução de problemas. Mecanismos de games podem ser usados, também, na divulgação e interação do público com as marcas, através de recompensas.
"A gamificação permite que os colaboradores avaliem ativamente o seu desempenho, melhorando a aquisição de conhecimentos e aumentando o senso de realização através de reconhecimentos e feedbacks recebidos", afirma Elenise Rocha, diretora da RB Learning.
Segundo ela, através da apropriação dos mecanismos de engajamento, a gamificação tornou-se parte essencial das estratégias de negócio.
"Qualquer organização que deseja alcançar vantagens competitivas necessita criar e usar tendências inovadoras de mercado para que possa trabalhar em conjunto com seus consumidores a fim de gerar novos produtos ou serviços totalmente personalizados. Entre as ações que poderão apoiar as estratégias definidas pelos gestores de marketing e vendas está o uso da gamificação como aliada para melhorar a comunicação e a aproximação com todo o canal", avalia Elenise. Veja mais vantagens:
O uso da gamificação propõe um quadro prático para o intercâmbio de conhecimentos dentro da própria empresa.
A prática oportuniza a geração e oxigenação de ideias, onde a empresa pode criar programas de melhorias em produtos e serviços. Os participantes são comunicados sobre o processo de seleção de ideias e posteriormente os campeões internos são devidamente recompensados.
A gamificação permite uma geração de visualização de dados estrategicamente coletados e que simplificam drasticamente modelos matemáticos e de negócios, o que melhora a compreensão e acessibilidade para a tomada de decisões empresariais.
A mera adição de elementos de jogo não garante necessariamente gamificação bem-sucedida. No entanto, a ideia que prevalece sobre a gamificação simplesmente refere-se à adição de mecanismos de jogo, que, por sua vez, torna-se automaticamente mais envolvente e alcança uma melhor retenção e engajamento de clientes e colaboradores.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais