Sobre o Autor
 ENTREVISTA COM JEAN QUADRO, S�CIO DO MELHOR ENVIO.    NA FOTO: JEAN QUADRO  Foto: JONATHAN HECKLER/JC

Jean Quadro

Diretor comercial da Melhor Envio e apresentador do programa Caf� Empreendedor, da R�dio Cultura de Pelotas

A moda do empreendedorismo

Virou moda falar sobre empreendedorismo. Ele demorou, mas chegou para ficar. O que � muito bom

Virou moda falar sobre empreendedorismo. Ele demorou, mas chegou para ficar. O que é muito bom. Sinaliza a grande evolução cultural do nosso País - ainda mais em uma época de retração econômica, escândalos de corrupção e má administração pública. Certamente, daqui a 50 anos, estaremos colhendo os frutos do empreendedorismo que está sendo plantado hoje.
É verdade, contudo, que as coisas não são fáceis. Para quem pensa em abrir uma empresa, o ideal é não se assustar, especialmente no início. Lamento dizer, mas, pelo caminho, irão aparecer pessoas que ainda não foram "tocadas" pelo espírito empreendedor. Pessoas assim, quando deparadas com uma decisão (empreendedora), costumam classificar os amigos de loucos ou indicam que o melhor é estudar para um concurso público - e conseguir aquela "tão esperada estabilidade". Entendo a tal "estabilidade" como algo totalmente antinatural. Até porque, no fundo, a vida é caótica e irá vencer quem melhor se adaptar a essa dinamicidade maluca - indiferente de ter dinheiro ou qualificação acadêmica.
A propósito: se você cursa faculdade e quer empreender, mas está esperando terminar o curso para dar o pontapé, vou contar uma coisa: você não começou da forma correta. Empreender é uma grande maratona, e não uma corrida de 100 metros rasos. Quanto antes você começar, melhor.
Mas, então, o que fazer quando começar a tão sonhada empresa? A resposta é obstinação - porque o início, repito, nunca é fácil. Diante dos desafios, não dê o braço a torcer - por mais que você pense ser o melhor a fazer. Essa é a maior de todas as diferenças entre os vencedores e os perdedores. Os vencedores continuaram seguindo em frente, enquanto os demais ficam cansados pelo caminho. 
O segundo passo, depois da obstinação, e eu diria que até junto dela, é vender! Se você acha que o ato de vender é algo abaixo do que você está qualificado, você está errado. A habilidade de vender é crucial. Um produto inferior pode vencer um superior simplesmente por ter uma equipe de vendas mais treinada e profissional. Se você perguntar a qualquer bilionário qual o setor mais desafiante de uma empresa, a resposta em 90% dos casos será vendas. 
Depois de passar por tudo isso, você vai olhar para trás, vai enxergar todos os desafios que passou, verá também todas as conquistas e pensará: que bom que não desisti! Que bom que não fiquei pelo caminho. Não se esqueça de que "a sorte favorece os bravos". Inclusive na moda do empreendedorismo.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( 0 )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio