Sobre o Autor
 INAUGURA��O DO TECNOPUC, NO CAMPUS DA PUCRS.  REITOR DA PUCRS, JOAQUIM CLOTET.  Foto: ANA PAULA APRATO/ARQUIVO/JC

Joaquim Clotet

Reitor da Pucrs

Pucrs aponta para 2016

O contexto das constantes mudanças sociais impõe o desafio da inovação e da qualidade para a educação superior. Nesses quesitos, o progresso da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), ao longo dos anos, tem sido contínuo e crescente, reconhecido pelos órgãos governamentais, pelos rankings nacionais e internacionais e, de modo especial, pela sociedade brasileira.
O passar do tempo, porém, requer adaptações e mudanças, a fim de manter os níveis de excelência obtidos no ensino, na pesquisa, na extensão e nas áreas de inovação e de saúde.
Perante essa realidade, a universidade vislumbra novos horizontes e possibilidades inéditas, que deverão traduzir-se em novas atitudes e renovado esforço individual e coletivo para prosseguir no cumprimento da missão e na fidelidade à visão que lhe são próprias.
A trajetória desse percurso desafiador estará pautada pelo Plano Estratégico 2016-2022, objeto de comprometimento, de vontade e de união da comunidade universitária.
No mencionado plano, merecem ser destacados os seguintes projetos estratégicos: Reformulação da Estrutura Organizacional e do Modelo de Gestão e Governança Institucional (Reorg); Inovação didático-pedagógica no ensino; Promoção da cultura da interdisciplinaridade; Estabelecimento de parcerias com Instituições Nacionais e Internacionais em áreas estratégicas; Aprimoramento dos programas de inserção social e cultural; Definição de Eixos Estratégicos de Pesquisa; Atuação junto aos governos e às empresas em suas iniciativas de inovação e desenvolvimento.
Esses projetos somam-se ao compromisso prioritário da Pucrs com a evangelização da cultura - o diálogo entre ciência e fé -, com as práticas religiosas livremente assumidas, com a educação integral da pessoa, que deve ser fortemente orientada pelos valores da integridade, da justiça, da solidariedade, do voluntariado, do respeito à propriedade alheia e do cuidado com a natureza.
Trata-se de atitudes imprescindíveis para a vivência na sociedade global, que devem ser cultivadas ao longo da formação universitária.
Uma democracia consolidada, honesta, e uma economia pujante têm seu fundamento na educação, de modo particular, na qualidade da Educação Superior.
Esse é o compromisso permanente da Pucrs, compromisso cuja continuidade é garantida pelo Plano Estratégico 2016-2022.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( 0 )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio