Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Histórias do Comércio e dos Serviços

- Publicada em 30 de Julho de 2012 às 00:00

Multisom projeta expansão na região Sul


JOÃO MATTOS/JC
Jornal do Comércio
A rede Multisom, muito em breve, ultrapassará o patamar de cem lojas dentro da região Sul do Brasil. Somente no Estado, pelo menos mais dez unidades deverão ser inauguradas dentro de dois anos. Atualmente, a rede possui 97 estabelecimentos espalhados por cerca de 50 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A rede Multisom, muito em breve, ultrapassará o patamar de cem lojas dentro da região Sul do Brasil. Somente no Estado, pelo menos mais dez unidades deverão ser inauguradas dentro de dois anos. Atualmente, a rede possui 97 estabelecimentos espalhados por cerca de 50 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O presidente do grupo, Francisco Novelletto, admite que, por enquanto, os limites da região Sul satisfazem os planos de crescimento da companhia, lembrando outras empresas gaúchas que tentaram experiências no Centro do País e não foram bem-sucedidas. No Estado, Pelotas e Rio Grande são apontadas como as cidades que possuem grande potencial para o desenvolvimento de negócios. Essa expectativa é gerada pelo aquecimento da economia dessas localidades com as atividades do polo naval gaúcho. Outro centro destacado por Novelletto é Santa Maria, que já conta com quatro filiais da Multisom.
O dirigente ressalta que o mix de produtos da rede é completo, e se notou que havia mercado fora da Capital. Ele comenta que muitas pessoas vinham do Interior para comprar em Porto Alegre e se ouviam os comentários: “não há uma loja dessas na minha região, por que vocês não abrem?”. O primeiro estabelecimento instalado no Interior foi na cidade de Santa Cruz do Sul, em 1999.
O nascimento da rede foi em Porto Alegre, ainda na década de 1980, mas apenas como distribuidora de discos, os velhos vinis. O empresário trabalhava em uma gravadora de discos na época e, por não querer ser transferido para São Paulo, resolveu abrir um pequeno atacado. Posteriormente, em 1992, foi inaugurada a primeira loja na avenida Salgado Filho. Logo após a abertura do estabelecimento, Novelletto percebeu que precisava ampliar as áreas de atuação da companhia se quisesse continuar crescendo.
“Eu tive a visão de que a indústria fonográfica estava em declínio. Ainda bem, porque todos que ficaram no setor quebraram”, destaca o presidente da Multisom. Devido a esse cenário, a rede expandiu seu mercado para segmentos como de equipamentos eletrônicos e de instrumentos musicais. “Depois da loja da Salgado Filho, a segunda foi aberta na Galeria do Rosário e começou a migração colocando um violãozinho, um radinho de pilha etc”, recorda. Ainda na década de 1990, a Multisom iniciou a parceria com o Esporte Clube São José, união que, somada ao fato de Novelletto também acumular o cargo de presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), vinculou a marca da companhia ao esporte no Rio Grande do Sul.
Hoje, em função do alto valor agregado, os produtos eletrônicos são o carro-chefe da Multisom. São responsáveis por mais da metade do faturamento do grupo, que neste ano deve chegar a algo em torno de R$ 300 milhões. A rede comercializa uma série de itens além de CDs, como instrumentos musicais, caixas de som, microfones, câmeras digitais, filmadoras, eletrônicos de cuidado pessoal como barbeadores, videogames, televisores, artigos de informática, entre outros.
Novelletto enfatiza que o mercado muda muito rapidamente e ilustra esse conceito citando o advento dos celulares, o que impactou os segmentos de relógios e câmeras fotográficas. “A indústria fonográfica não se preparou e não conseguiu competir com outros meios, por isso não podemos ficar de braços cruzados, temos que estar sempre atentos”, ensina.

E-commerce será alvo de mais investimento

Apesar de assumir certa contrariedade quanto às vendas pela internet, o presidente da Multisom, Francisco Novelletto, admite que esse é um caminho sem volta. “Dei a mão à palmatória, me rendi, precisamos investir no nosso site”, afirma o executivo, sustentando que se trata de uma realidade imposta pela globalização.
Para iniciar sua entrada mais agressiva no e-commerce, antes será preciso acompanhar o desenvolvimento dos sites do Centro do País. No momento, as vendas pelo site da Multisom representam cerca de 2% do faturamento do grupo. Novelletto projeta que um patamar satisfatório seria alcançar 10%, em aproximadamente dois anos.
A experiência adquirida em outras atividades, como no ramo da construção civil, hotelaria e como dirigente da Federação Gaúcha de Futebol, é um dos fatores atribuídos por Novelletto à sua capacidade de adaptação. “O segredo é agir com dinamismo e rapidez, eu acompanho sempre a jogada. Onde está a bola, eu estou junto”, brinca o empresário. Conforme Novelletto, as funções acabam-se completando. E aproveita muitos exemplos tirados do futebol em suas palestras e reuniões empresariais.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO