Porto Alegre, quinta-feira, 23 de setembro de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
136580
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
136580
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
136580
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

ELEIÇÕES 2012 Notícia da edição impressa de 18/07/2012

Estudo indica siglas mais promissoras no Estado

Denise De Rocchi

Na disputa pelas prefeituras das cidades gaúchas com mais de 100 mil eleitores, as maiores chances de vitória estão com PT, PMDB e PDT, de acordo com avaliação da Arko Advice. A empresa pautou a análise pelos resultados das pesquisas já registradas no Tribunal Regional Eleitoral, pela popularidade dos atuais prefeitos, pelo comportamento dos eleitores e pelo tempo que a coligação terá no horário eleitoral gratuito em rádio e TV.
Mantidas as condições atuais, o PT tem boas perspectivas de conquistar as prefeituras de Canoas, Pelotas, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, e o PMDB poderá vencer em Santa Maria e Rio Grande. O prognóstico é mais favorável para o PDT em Porto Alegre e em Caxias do Sul, onde o PMDB participa da coligação com os pedetistas.

Em relação à eleição de 2008, houve mudanças em alianças partidárias que podem ter grande impacto no resultado de outubro. Em Pelotas, a base de apoio do prefeito Fetter Júnior (PP) lançou dois candidatos, Eduardo Leite (PSDB) e Matteo Chiarelli (DEM), dividindo votos e aumentando as chances de segundo turno. Em Sapucaia do Sul, o PMDB, que fez oposição ao atual prefeito, Vilmar Ballin (PT), agora apoia sua reeleição.

Os novos arranjos entre os partidos têm reflexos também na disputa de 2014. O PMDB aliou-se, nas grandes cidades gaúchas, tanto com o PT, com o qual compõe o governo Dilma Rousseff (PT), quanto com o PDT. A avaliação da Arko Advice é que apoiar candidatos pedetistas é parte da estratégia de construção de alianças para disputar o Palácio Piratini daqui a dois anos, para cooptar uma legenda que compõe a base do governo estadual. Porém, o analista político Carlos Bellini salienta que “a rivalidade interna entre os grupos peemedebistas do senador Pedro Simon e do deputado federal Eliseu Padilha continua existindo” e que, embora exista o desejo de lançar candidato próprio a governador, “o PMDB não possui um candidato com a densidade eleitoral do governador Tarso Genro (PT)”.

Outra movimentação que pode respingar na eleição de 2014 são as candidaturas próprias do PCdoB em Caxias do Sul e, principalmente, na Capital. “Caso o partido supere o PT nessas cidades, valorizará seu passe na negociação com Tarso, criando problemas para o governador, que precisará também agradar ao PDT, partido estratégico na Assembleia para sua governabilidade”, avalia Bellini.

Uma vitória de Manuela d’Ávila (PCdoB) teria efeito sobre o futuro do PP. A senadora progressista Ana Amélia Lemos, que desde o início da corrida eleitoral apoiou Manuela, poderia fortalecer seu nome como possível candidata ao governo estadual.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
O candidato Luis Lauermann votou no Colégio Pio XII às 9h
Luis Lauermann é eleito o novo prefeito de Novo Hamburgo
Apoiadores de Tarcísio Zimmermann, do PT, fizeram carreata ontem
Campanha eleitoral tem início em três municípios
TSE determina apuração de gastos com horas extras de servidores do tribunal
Os gastos com horas extras no período eleitoral, em especial de setembro a novembro, foram maiores que nas eleições de 2010