Porto Alegre, quarta-feira, 18 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
15°C
25°C
13°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0810 4,0830 0,09%
Turismo/SP 4,0400 4,2800 0%
Paralelo/SP 4,0500 4,2900 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
149581
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
149581
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
149581
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Histórias do Comércio e dos Serviços Notícia da edição impressa de 16/07/2012

Diversidade de produtos garante clientela da Severo Roth

Loja criada em 1963 é ponto de referência dos gaúchos, com a oferta de mais de 60 mil itens
JONATHAN HECKLER/JC
Estabelecimento no Centro da Capital atrai diariamente mais de dois mil clientes
Estabelecimento no Centro da Capital atrai diariamente mais de dois mil clientes

A empresa com maior variedade de produtos eletroeletrônicos do Sul do Brasil. Essa é a maneira como a Severo Roth se apresenta aos seus clientes. Com cerca de 60 mil itens em seu catálogo, sua fama de diversidade e atendimento qualificado atrai mais de dois mil clientes diários para a loja, localizada na avenida Alberto Bins, 468, no Centro de Porto Alegre.

A história da empresa sempre esteve ligada à essa via, conhecida por concentrar lojas do setor de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A Severo Roth iniciou atividades em 1963, quando foi fundada por três sócios:  Breno Roth, Jesus Severo e Darci Severo. Na época, a loja era localizada no número 821 da avenida Alberto Bins, e atuava apenas no ramo de eletrodomésticos, através da venda de peças e serviços de assistência técnica.

A primeira grande mudança foi em 1993, quando o estabelecimento foi adquirido por Valmor Zampieron. O empresário trabalhava até então no bairro Rubem Berta, onde tinha uma loja de eletrodomésticos, mas também atuava na área de eletroeletrônicos. “Com isso, a loja começou a mudar seu foco para peças de eletroeletrônicos, enquanto a unidade da zona Norte continuou as atividades como assistência técnica, a Eletrônica Leopoldina”, explica Lourdes Dallacort, diretora da empresa e viúva do empresário. A aquisição não determinou a mudança do nome do empreendimento. Durante algum tempo, um dos sócios originais, Jesus Severo, foi mantido no grupo com 1% de participação, a fim de permanecer a denominação Severo Roth.

Com o crescimento das atividades o espaço físico da Severo Roth ficou pequeno, e o novo proprietário adquiriu então o prédio ao lado para possibilitar a expansão. Além disso, foi aberta a sociedade da empresa, para inserir nela o cunhado de Zampieron, Antônio Dalacorte. Nesse processo, que envolveu negociações com Jesus Severo, foi decidida a troca da razão social para Zampieron & Dalacorte Ltda, mas com a permanência do nome fantasia como Severo Roth, uma vez que a denominação já era muito estabelecida entre os consumidores.

A expansão dos negócios forçou uma nova mudança para um espaço maior. Dessa forma, a loja foi instalada no atual endereço em 1999. Nesse período, foram implantados os setores de  iluminação, informática e segurança eletrônica, entre outros. A fama de Zampieron como técnico em eletrônica também contribuiu para o renome da empresa. “Muitos engenheiros consultavam ele para saber sobre os componentes eletrônicos que precisavam usar em seus projetos”, lembra a diretora. Com o falecimento de Zampieron em 2002, sua esposa teve que assumir a direção dos negócios. Mas a perda do presidente não significou uma parada no crescimento. Em 1999, quando a Severo Roth foi instalada no endereço atual, contava com 22 colaboradores. Hoje, a loja tem 176 funcionários, a quem Lourdes credita o sucesso da empresa. “Atuamos em um ramo em que é necessário muito conhecimento qualificado, com uma equipe que tenha capacidade de comprar e vender esse tipo de produto, priorizando o bom atendimento”, afirma.

Empresa planeja expansão dos negócios

O crescimento dos negócios e a necessidade de mais espaço físico está novamente influenciando o futuro da Severo Roth. Atualmente, a empresa está construindo um centro de distribuição no bairro Floresta. O prédio, que deve estar concluído em três meses, irá receber a maior parte do estoque da unidade do Centro. Conforme Lourdes, a mudança vai liberar mais espaço físico na loja, ampliando espaço para setores de vendas já existentes e dando melhores condições de circulação para os clientes. “Se tivéssemos um prédio ao lado livre compraríamos. Mas com o centro de distribuição vamos liberar um andar inteiro de estoque para expandir a loja e os escritórios administrativos.”

O projeto do investimento está sendo dirigido pelos filhos de Lourdes, Lucas e Vinicius Dallacort Zampieron, com 22 e 23 anos, respectivamente. “Os herdeiros estão assumindo a empresa conosco, fazendo um trabalho com perspectivas para o futuro”, explica a diretora. Atualmente os dois jovens já administram a loja virtual (www.severoroth.com.br).

Mas a nova geração poderá ter uma missão há muito tempo estudada pela empresa: a abertura de filiais. Apesar de seu sucesso, a Severo Roth manteve ao longo de sua história a concentração dos negócios em sua única loja no Centro da Capital. “Caberá a eles a decisão de abrir filiais, mas isso é um planejamento que virá depois de estruturarmos bem os projetos do centro de distribuição e da loja virtual”, informa Lourdes.

Além disso, segundo a diretora, outro projeto que pode ser implantado em breve é a criação de um centro de treinamento para os funcionários, para suprir a empresa com mão de obra qualificada.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Relação com os clientes que frequentam o local há décadas é mantida, diz Gitz
Pé de Meia se adapta às mudanças da moda
Segundo Lumertz, cerca de dois refrigeradores antigos passam pelo conserto por mês
Luzitana é referência em assistência para geladeiras antigas
Braga e Bandeira se especializaram em oferecer variedade de rótulos
Bier Markt cativa os amantes das cervejas artesanais
Manoela, Alexandre, Daniela e Patrícia seguem à risca os ensinamentos do fundador
Freire Imóveis tem prazer em atender