Porto Alegre, quinta-feira, 17 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
27°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1650 4,1670 0,24%
Turismo/SP 4,0900 4,3400 0,68%
Paralelo/SP 4,1000 4,3300 0,68%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
167592
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
167592
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
167592
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 06/07/2012

Objeto de desejo

JEFFERSON BERNARDES/PREVIEW.COM/DIVULGAÇÃO/JC

O Paço Municipal de Porto Alegre, também conhecido como Prefeitura Velha, é a sede da prefeitura da Capital, com a bela Fonte Talavera de La Reina na frente. Foi construído para ser a sede da Intendência de Porto Alegre, que até então funcionava em diversos espaços alugados no Centro. Os sete candidatos enxergam o Paço como objeto de desejo desde a sexta-feira passada. Não por fora, mas por dentro. Foi dada a largada.

O bônus...

Leitor da página que esteve na República Dominicana contou que os nativos e os haitianos (que proliferam por lá) dizem que nós brasileiros somos ricos. E não é à toa. Um guia turístico contou que, há dois anos, de um total de 40 pessoas dentro de um ônibus, havia no máximo três brasileiros. Na viagem em que estava o leitor, eram 39 brasileiros e apenas um casal norte-americano.

...e o ônus

Em compensação, Michel Teló toca sem piedade, na beira-mar, nos bares, em tudo. A cada quatro músicas uma é dele. Russos, eslavos, alemães e espanhóis cantarolam Telló e imitam sua coreografia. Quando os brasileiros entram em alguma loja, as balconistas cantam as suas músicas pensando que isso agrada os turistas brasileiros. Não existe República Dominicana grátis.

Sem chance

O TSE não terá como absorver todas as impugnações de candidatos antes das eleições deste ano. Nunca conseguiu em anos anteriores, aliás, diz o advogado especialista em direito eleitoral Antônio Augusto Mayer dos Santos. “O TSE não julgou sequer os processos de governadores eleitos em 2010”.

Os profissionais

A Lei da Transparência permitirá que se saiba quanto ganham afinal os sindicalistas profissionais do serviço público. Tem sindicalizado que está há anos tentando obter esta informação sem sucesso. Agora ela sai.

Mistérios do Voo 447

Há um detalhe no relatório sobre o acidente com o voo 447 da Air France que intriga até aluno de aeroclube. Uma das primeiras coisas que se aprende é que o estol deve ser evitado a todo custo, e que quando esta velocidade mínima se aproxima, deve-se “ceder o manche”, ou seja, empurrá-lo para frente e nunca para trás. Pois o copiloto Pierre-Cedric Bonin fez exatamente isso, e por vários minutos, apesar do insistente alerta sonoro. Não dá para entender. 

Reação paraguaia I

Poderá haver curto-circuito não só na hidrelétrica de Itaipu, mas também na entrada de veículos no Paraguai, surrupiados do Brasil e o aumento da já famosa má vontade paraguaia na sua devolução. A tese é de leitor, a propósito da nota sobre o gancho do vizinho país e as exigências que faz sobre a composição da diretoria de Itaipu.

Reação paraguaia II

Ele conta que um irmão, executivo de uma empresa tipo joint-venture na área de alimentos industrializados em Asunción, relata que os paraguaios já começaram a rever a relação com o Brasil. Entre outras dificuldades, reporta problemas na entrada dos caminhões via Foz. E isso é só o início, garantiu ele para o mano.

Pavarotti gaudério

Terminou em cantoria a solenidade de ontem da assinatura do decreto de regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, de autoria do deputado Edegar Pretto (PT). Após a cerimônia, o governador Tarso Genro visitou os estandes da feira em frente ao Palácio Piratini e abriu o gogó com o grupo Cantadores do Povo, do qual Pretto faz parte.

Lucro no parto


EMATER-RS/DIVULGAÇÃO/JC

Uma ocorrência rara surpreendeu o agricultor Alceu Franceschina, de Santa Bárbara, São Valentim do Sul, e os técnicos da Emater/RS-Ascar e da prefeitura local: o nascimento de saudáveis terneiros quadrigêmeos. A vaca da raça Jersey já havia tido gêmeos no parto anterior. O produtor, que é aposentado, produz leite e queijo apenas para consumo próprio. Diferentemente dos humanos que precisam prover o sustento das bocas, no campo são as bocas que alimentam o dono.

Miúdas

  • SÁBADO Solidário da Rede de Bancos de Alimentos arrecadará alimentos em vários supermercados.
  • ÓPTICA Foernges conquistou medalha de bronze no Prêmio Qualidade RS 2010 e agora o troféu de bronze na edição 2012.
  • NET Serviços (www.netcombo.com.br) oferece vagas para pessoas com deficiência em Porto Alegre.
  • SINBORSUL (Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Rio Grande do Sul) completará 60 anos no próximo dia 8.
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Um bunker no Centro Como pato na água O sumiço do telhado Ah, eu sou gaúcho!