Porto Alegre, segunda-feira, 16 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
18°C
13°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0860 4,0880 0,68%
Turismo/SP 4,0100 4,2400 0,47%
Paralelo/SP 4,0200 4,2500 0,47%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
189377
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
189377
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
189377
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Artigo Notícia da edição impressa de 06/07/2012

Riscos e oportunidades em mercados emergentes

Henrique Luz

Quais são as vantagens e desvantagens, riscos e oportunidades, de investir em mercados emergentes? As dúvidas não saem da cabeça dos CEOs mundo afora, de países desenvolvidos ou entre os próprios emergentes - 20% de todo o comércio global e um terço do investimento estrangeiro direto já são feitos de emergentes para emergentes. Investir em países emergentes faz todo o sentido. Taxas de crescimento, o dobro dos países desenvolvidos nos últimos 15 anos, maior grau de previsibilidade e estabilidade das economias e governos mais atuantes estão entre os principais atrativos. De acordo com pesquisa da PwC realizada em 183 países, o Brasil destaca-se quanto ao volume de horas gastas para o cumprimento de obrigações tributárias, o que afugenta investimentos. Em sentido contrário, a estabilidade política e econômica, além de uma classe média pujante (e crescente) e megaeventos esportivos, aproximam os executivos mais atentos.

A China apresenta-se com fortes argumentos para atração de investimentos: um a cada cinco moradores do planeta está lá, pronto para consumir. Por outro lado, as peculiaridades do regime político e econômico ainda causam preocupações. O continente africano é emblemático: apesar de a metade da população viver em países onde o crescimento do PIB é em média de 5% ao ano nas últimas duas décadas, de haver uma classe média crescente (e não restrita à África do Sul), e de relatórios recentes da Unctad apontarem que o continente oferece os mais altos retornos ajustados ao risco sobre o investimento estrangeiro entre todas as economias emergentes, poucos gestores pensam em investir lá parte dos recursos de suas empresas. O primeiro passo para o sucesso é garantir que se conheçam os futuros clientes, seus parceiros, o governo com o qual se lidará, e outras partes interessadas. A melhor maneira de fazer isso é a realização de diligência sob medida, utilizando diferentes tipos de abordagens, técnicas e fontes. 

Sócio da PwC Brasil

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Acorda, Brasil
A maré da indignação nacional, por força de suas vertentes naturais, rompeu os diques da tolerância popular e se espraiou com a violência de um tufão
O Dia Mundial do Turismo no Rio Grande
Domingo, dia 27 de setembro, será comemorado o "Dia Mundial do Turismo no Rio Grande do Sul"
Dilma: pague a compensação da Lei Kandir
Aprovada em 1996, a lei federal isenta o ICMS de produtos e serviços para exportação
Fusões & Aquisições, oportunidade e risco
Quatro vezes um é igual a um! Essa é ainda a matemática feita pelo investidor estrangeiro em relação ao Brasil