Porto Alegre, domingo, 20 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
22°C
15°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1180 4,1200 1,24%
Turismo/SP 4,0600 4,3200 1,09%
Paralelo/SP 4,0700 4,3100 1,14%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
156033
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
156033
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
156033
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Giro Rápido Vinicius Ferlauto
automotor@jornaldocomercio.com.br

Giro Rápido

Coluna publicada em 06/07/2012

Pneus com selo de eficiência

Assim como os eletrodomésticos, os pneus receberão selo de eficiência no Brasil. O projeto elaborado pelo Inmetro está aberto para consulta pública até 14 de julho e deve virar uma portaria ainda no segundo semestre de 2012. O objetivo é informar ao consumidor sobre as características de segurança e eficiência energética do pneu, que devem ser classificados em categorias entre “A” e “G”. A expectativa da entidade é que a regulamentação entre em vigor gradativamente a partir de 2014. Nas etiquetas serão avaliados nível de ruído, aderência ao piso molhado e resistência ao rolamento. Em média, entre 20% e 30% do consumo de combustível e 24% das emissões de CO2 de um veículo são atribuídos aos pneus. Na categoria “A” ficam os pneus “verdes”, desenvolvidos a partir de tecnologias inovadores e matérias-primas como borrachas sintéticas de alta performance. Os pneus verdes podem economizar cerca de um litro de combustível a cada 100 quilômetros rodados ao longo de sua vida útil. Ou seja, se todos os pneus no mundo fossem desse tipo, haveria uma economia anual de 20 bilhões de litros de combustíveis e uma redução de quase 50 milhões de toneladas de CO2 emitidos à atmosfera, segundo estudo da multinacional Lanxess, maior produtora de borracha sintética.

Nova fábrica

A Pioneer inaugurou uma nova unidade fabril no Brasil, localizada no Polo Industrial de Manaus. O empreendimento é fruto da joint venture com a Asia Optical, realizada no ano passado e que formou a Pioneer Yorkey do Brasil.

Influência da gasolina

A Inflação do Carro da Agência AutoInforme teve alta de 0,30% em junho, acumulando aumento de 0,84% no semestre. O estudo, que levanta os preços de todos os itens necessários para o motorista andar de carro e fazer a manutenção preventiva, registrou elevação de 0,33% no preço da gasolina e queda de 1,63% no do álcool.

Aquisição em Caxias

A Carburgo adquiriu uma nova concessionária no Rio Grande do Sul. A empresa está assumindo a autorizada Volkswagen DW Sul, de Caxias do Sul, com a meta de incrementar em 40% as vendas ainda este ano na comparação com o desempenho de 2011.

Destaque comercial

A Eiffel Citroën recebeu da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul o Troféu Ítalo Victor Bersani no segmento Comércio. A honraria destaca empresas pela atuação no mercado e na comunidade, de acordo com a escolha das empresas associadas e sindicatos patronais.

Cooperação em logística

General Motors e PSA Peugeot Citroën assinaram um tratado de cooperação logística para aumentar a eficiência operacional e cortar custos de ambas. O primeiro resultado dessa aliança é um acordo que transfere para a Gefco - empresa pertencente ao Grupo PSA, especialista em logística automotiva e industrial na Europa - a maior parte das atividades logísticas da montadora norte-americana no Velho Continente, a partir de 2013. Com isso, a GM poderá concentrar seus recursos na área automotiva.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Fornecedora sul-coreana
A fornecedora de autopeças sul-coreana Kwangjin investirá R$ 35 milhões em uma nova fábrica em Sumaré (SP)
Financiamentos garantidos
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e o Banco Fidis firmaram parceria com a unidade de financiamentos do Bradesco pelo prazo de 10 anos
Liderança em veículos elétricos
A Aliança Renault-Nissan vendeu o seu veículo elétrico de número 250 mil
Foco nas exportações
A fabricante de motores a diesel MWM planeja expandir em 30% suas exportações neste ano em relação a 2014