Porto Alegre, terça-feira, 26 de maio de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
17°C
10°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
934262
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
934262
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
934262
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

SUSTENTABILIDADE Notícia da edição impressa de 02/07/2012

Feira recolhe 35 toneladas de lixo eletrônico na Capital

JONATHAN HECKLER/JC
Porto-alegrenses se desfizeram do material em um sistma de drive-thru
Porto-alegrenses se desfizeram do material em um sistma de drive-thru

A 3ª Feira de Descarte Tecnológico coletou 35 toneladas de lixo eletrônico no sábado, na Capital. Os porto-alegrenses se desfizeram de equipamentos como computadores, câmeras digitais, baterias e celulares em um esquema de drive-thru no estacionamento da Usina do Gasômetro. Os produtos arrecadados serão encaminhados para reciclagem como parte do programa municipal de conscientização ambiental.

Com ações e articulação entre governo municipal, iniciativa privada e entidades sociais, a prefeitura pretende subsidiar a implementação das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Porto Alegre. Sendo assim, a campanha, de slogan “Não devolva para a natureza o que ela não produziu”, será inserida no Programa Municipal de Gestão de Resíduos Tecnológicos, que visa a conscientizar a população sobre a importância da educação ambiental com responsabilidade social.

O objetivo é tornar Porto Alegre referência e polo regional de gestão de resíduos sólidos, bem como atrair investimentos e a instalação de empresas e usinas pioneiras de reciclagem. A titular do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), Deborah Pilla Villela, alerta para os riscos à saúde causados pelos componentes químicos oriundos do resíduo eletrônico. “Quando a população descarta esse material em local incorreto, esse lixo eletrônico causa uma série de problemas e doenças. O chumbo e mercúrio costumam ir direto para o solo, o que é ruim até para os animais e catadores que entram em contato com esses produtos nos lixões”, explica Deborah.

Segundo ela, a intenção é diminuir a necessidade de nova exploração de recursos naturais que seriam obrigatórios para a produção de mais componentes e equipamentos. A empresa TradeRecycle é a responsável pelo transporte, desmonte, triagem, desmanufatura e reciclagem dos componentes coletados.

As duas primeiras edições da feira arrecadaram mais de 40 toneladas de lixo eletrônico. Desta vez, uma atração inusitada recepcionou os gaúchos. Um robô de dois metros e 30 centímetros de altura, totalmente produzido à base de sucata eletrônica, interagiu com os visitantes em tempo real.

Fora do período da feira, interessados podem descartar seu lixo eletrônico nos postos para coleta desses materiais, em horário comercial, nos seguintes endereços: Capatazia do Gasômetro (avenida João Goulart, 158); seção Norte (travessa Carmen, 111); Procempa (avenida Ipiranga, 1.200), e capatazia da Glória (rua Carvalho de Freitas, 1.012). A partir de 15 de julho, a entrega de materiais também poderá ser feita na loja Leroy Merlin, na avenida Sertório, 6.767.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Aliado de Marina vê retrocesso na agenda do desenvolvimento sustentável
Para o biólogo, o Brasil precisa recuperar a correlação de forças internacionais no setor ambiental, que exige altos investimentos
Ban Ki-moon diz confiar em acordo climático global em 2015
Ban Ki-moon informou que uma proposta do acordo global a ser firmado no ano que vem, em Paris, será apresentado em dezembro deste ano
Coleta itinerante acontece neste sábado, no Parque Moinhos de Vento
DMLU realiza coleta de resíduos eletroeletrônicos neste sábado no Parcão
Zandoná valoriza a reciclagem na abertura de central de residuos
Pedraccon inaugura central para reciclar resíduos sólidos