Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 28 de Junho de 2012 às 00:00

A falta de tudo


BRABATT2/ESPECIAL/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Nem só de segurança precisa o pobre Haiti. Segundo o major Carlos Torres, do Serviço de Informações Públicas do BraBat2, da missão das Nações Unidas, os militares estão distribuindo água em Porto Príncipe, o que valeu a gratidão dos haitianos e da criançada em especial. Em um único dia, o 2º Batalhão distribuiu 12 mil litros de água potável para o bairro de Waaf Jeremie da capital haitiana.
Nem só de segurança precisa o pobre Haiti. Segundo o major Carlos Torres, do Serviço de Informações Públicas do BraBat2, da missão das Nações Unidas, os militares estão distribuindo água em Porto Príncipe, o que valeu a gratidão dos haitianos e da criançada em especial. Em um único dia, o 2º Batalhão distribuiu 12 mil litros de água potável para o bairro de Waaf Jeremie da capital haitiana.
Notas fiscais
O governo do Estado oficializou o Programa de Cidadania Fiscal para incentivar a população a solicitar a nota fiscal nas compras. Na contrapartida, serão distribuídos prêmios em bens ou em dinheiro aos consumidores. A experiência em programas semelhantes ao longo das últimas décadas mostrou que a colaboração do consumidor é diretamente proporcional ao valor dos prêmios. Prêmio pequeno, interesse pequeno. 
Ouvidos moucos
A maioria dos indicadores da economia brasileira está no sinal amarelo, com viés de vermelho. A inadimplência no setor automobilístico já é alta e tende a crescer – na classe C, 27,6% da renda familiar estão comprometidos com a prestação do carro e seu custeio. O germe da inadimplência surgiu quando o governo permitiu, em 2009, prestações de até 92 meses. Ou as vozes prudentes não foram ouvidas, ou fizeram ouvidos moucos.
Engolindo sapões
Os quatro helicópteros H-1H que o governo doou para a Bolívia são chamados carinhosamente pela FAB de “Sapões”. Estão no final de sua vida útil, e mantê-los voando será muito caro. Estão sendo substituídos pelos Blackhawk, Esquilos e até os Mil russos. As polícias estaduais estão de olho nos Sapões, mas esbarram no custo.
Desastre no Vale
Foram muito severos os danos causados pelas geadas branca e negra (com vento ou brisa, ar seco e temperatura negativa, agravado pelo solo seco) nos citros do Vale do Caí. Houve quebra de 60% na bergamota Pareci, 30% da Ponkan e 50% na Montenegrina, que ainda não foi colhida. Nos citrus como um todo, o prejuízo gira em torno de R$ 26 milhões, e de R$ 120 milhões em toda a cadeia produtiva.
Voar é preciso I
Mesmo que exista vontade política e dinheiro para dotar o Aeroporto Salgado Filho com o ILS (pouso por instrumentos) CAT3, seria preciso implodir o viaduto Leonel Brizola e tirar o Trensurb da área. A informação é de Carlos Alberto Souza, superintendente regional da Infraero, ao Jornal Gente da Rádio Band. Além disso, as empresas aéreas não estão dispostas a encarar o alto custo do treinamento das tripulações e dos equipamentos nas aeronaves.
Voar é preciso II
Nós teremos o CAT2, que também não fará milagres – o mesmo equipamento, no Afonso Penna, de Curitiba, reduziu as operações sob neblina e mau tempo em apenas 20%. Então pode frustrar expectativas. Uma novidade revelada por Souza é que, para evitar interferências no ILS, será preciso encurtar em cerca de 100 metros a pista do Salgado Filho na cabeceira da Avenida dos Estados. É até irônico. Mal ganhamos a ampliação, e já nos tiram 100 metros.
Tá bem cuidado, tio
Mas com uniforme. A colenda aprovou ontem projeto do vereador Airto Ferronato (PSB) que torna obrigatório o uso de uniforme por parte dos guardadores de veículos. Eles deverão vestir jaleco de cor preta, com detalhes em amarelo nas mangas e nos ombros, contendo o logotipo e telefone da entidade à qual estão vinculados,  número de registro, e, nas costas, os dizeres “Guardador de Automóveis de Porto Alegre”. Só falta o CPF e grupo sanguíneo.
Portuguesa, com certeza

HENRIQUE RAIZLER/DIVULGAÇÃO/JC

A lei de flexão de gênero recentemente assinada pela presidente Dilma Rousseff já é de uso comum em Lisboa há décadas. O comunicador gaúcho Henrique Raizler clicou esta placa em Lisboa, que dispensa maiores explicações. Seria curioso saber por que os lisboetas assim chamaram a Feira das Ladras.
O fóssil

PAULO PRUSS/DIVULGAÇÃO/JC
Este monumento provavelmente não será furtado do Parque da Redenção. Provavelmente porque nunca se sabe. Com uma nova placa explicativa, este tronco fóssil, com cerca de 200 milhões de anos, gênero Araucarioxylon, repousa muito bem fincado no parque. Alguns passantes acham o fóssil muito parecido com alguns políticos brasileiros.
A nuvem capilé
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o deputado federal Alexandre Roso (PSB) retomaram conversações ontem. Ao que tudo indica, houve uma reviravolta na formação da chapa da situação, que terá o deputado Ronaldo Zulke (PT) na cabeça de chapa. É a famosa nuvem de Magalhães Pinto mudando de forma nos céus de São Leopoldo.
Miúdas
  • TCE-RS realiza hoje/9h30min seminário alusivo aos 20 anos da Lei da Probidade Administrativa.
  • KINDER realiza amanhã/20h a 4ª edição do Projeto Risoto Solidário no Art Cooks Bistrô e Eventos.
  • COLÉGIO Leonardo da Vinci promove palestra com o psiquiatra José Outeiral dia 5/19h30min.
  • DIRETOR da rodoviária de Santa Maria, Jorge Aita, receber hoje título de Empresário do Ano de Santa Maria.
  • Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO