Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

ELEIÇÕES

- Publicada em 26 de Junho de 2012 às 00:00

Democratas e PPS fecham com José Fortunati


ANTONIO PAZ/JC
Jornal do Comércio
O candidato à reeleição José Fortunati (PDT) participou, ontem, das convenções de duas legendas que compõem o leque de alianças de sua coligação, o DEM e o PPS, que fez ato conjunto com a Frente Política Cidadã, composta ainda por PMN, PTdoB e PRTB. Ao todo dez partidos integram a aliança encabeçada por Fortunati: PDT, PMDB, PTB, PP, PPS, DEM, PRB, PMN, PTdoB e PRTB.
O candidato à reeleição José Fortunati (PDT) participou, ontem, das convenções de duas legendas que compõem o leque de alianças de sua coligação, o DEM e o PPS, que fez ato conjunto com a Frente Política Cidadã, composta ainda por PMN, PTdoB e PRTB. Ao todo dez partidos integram a aliança encabeçada por Fortunati: PDT, PMDB, PTB, PP, PPS, DEM, PRB, PMN, PTdoB e PRTB.
O DEM tinha intenção de lançar a candidatura do deputado estadual Paulo Borges, mas, na semana passada, desistiu do projeto para ingressar na aliança do pedetista. Ontem, no encontro, Fortunati agradeceu o apoio da legenda e prometeu empenho para eleger o maior número de candidaturas a vereador dos partidos aliados. “Ao contrário do que estão dizendo, não houve discussão de cargos ou partilha qualquer”, afirmou, rebatendo as críticas de adversários que acusam o pedetista de ter conseguido formar a ampla aliança com base na repartição de cargos.
Fortunati ainda comentou que irá incorporar as sugestões da legenda ao seu programa de governo. Ontem pela manhã, o prefeito coordenou a primeira reunião com os presidentes dos partidos que integram a composição para deliberar sobre a construção da proposta de gestão. “Estamos fazendo uma série de ações, mas reconhecemos que a cidade tem problemas. Queremos avançar.”
A estratégia da coordenação de campanha do prefeito é unir as campanhas dos vereadores - os partidos aliados terão ao todo 250 candidatos - a do prefeito. “Queremos casar as campanhas de vereadores e vereadoras com a majoritária, porque são eles que estão na base”, explicou.
Mesmo com a toda a cobrança feita por outros candidatos ao paço municipal do uso da máquina, o pedetista não pretende se licenciar do cargo para fazer campanha. Fortunati disse que irá utilizar o tempo livre entre as atividades na prefeitura.  “Por enquanto, a decisão é de permanecer e utilizar os finais de semana, meio dia, final da tarde ou noite”, afirmou.
Na convenção, o vice de Fortunati na chapa, vereador e presidente do PMDB municipal, Sebastião Melo, também louvou a adesão do DEM. “Isso é um grande gesto. O PMDB podia ter olhado para si mesmo e ter tido candidato, que não faltavam. Mas pensamos o melhor para a cidade”, comparou.
O vereador, Reginaldo Pujol (DEM) frisou que a decisão de abandonar a candidatura própria veio da avaliação da comissão eleitoral da legenda, que levou em conta a escassez de recursos. “Só adiamos um projeto futuro”, consolou. O ex-deputado Germano Bonow elogiou a chapa formada por Fortunati e Melo que, para ele, “não precisam ser apresentados” à população, por serem conhecidos dos porto-alegrenses. “Todos sabem da experiência de Fortunati, do que já fez e conseguiu”, avaliou.
O DEM irá fazer coligação com PPS, PTdoB, PRTB e PMN. Paulo Borges, que é presidente municipal da legenda, destaca que o partido está indicando 31 candidatos a vereador e estima que possa eleger de quatro a cinco dos nomes da sigla.

Pedetista se reuniu com siglas para debater plano de governo

Keli Lynn Boop
O candidato do PDT e prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, reuniu-se no final da manhã de ontem com os representantes dos dez partidos que integram a coligação da chapa majoritária. Na pauta, as sugestões para o plano de governo da aliança e a formação do conselho político para a campanha. De acordo com Fortunati, a intenção é realizar encontros com entidades representativas e setores da sociedade para buscar sugestões que possam ser incorporadas ao plano.
O coordenador do grupo de trabalho será o candidato a vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB). “Fizemos hoje (ontem) o esboço desse documento, reunimos todos os partidos políticos da base e estamos repassando a eles esse pré-documento, que vai receber as contribuições das direções partidárias e das bancadas de vereadores.” A lei eleitoral exige que ao registrar a candidatura majoritária, seja apresentada também uma proposta de governo. O prazo para o registro da chapa termina em 5 de julho, véspera do início oficial da propaganda eleitoral das eleições brasileiras.
Estão previstas várias reuniões com o grupo de trabalho que deve estar, até o final de semana, com a redação do documento do plano de governo finalizada. Sobre a estratégia de campanha, afirmou que o tema não estava em pauta ontem, pois, por enquanto, é urgente “registrar as candidaturas e dividir essas responsabilidades com os partidos”. “A estratégia de campanha esta sendo discutida permanente, mas evidentemente o prefeito vai dar seguimento a esse debate.”
Quanto ao conselho político, Sebastião Melo adiantou que o grupo se reunirá semanalmente para dar a linha política da campanha. “Os partidos terão assento igualitário e vão indicar uma pessoa para estar dentro do comitê central para traduzir a campanha na prática, nas ruas e na mobilização.” A sede do comitê, que deve inaugurar na segunda quinzena de julho, será no antigo Cine Avenida, na esquina da João Pessoa com a Venâncio Aires, repetindo o local onde ficou baseada a campanha da chapa majoritária, José Fogaça-José Fortunati, em 2008.

PT rejeita recurso e prefeito de Recife cogita deixar a legenda

O PT rejeitou ontem o recurso do prefeito de Recife, João da Costa, contra a decisão do partido de excluí-lo das eleições deste ano. Em votação no Diretório Nacional da sigla, o pedido foi derrubado com um placar de 49 votos contra e 19 a favor. Houve três abstenções. Agora, Costa poderá recorrer à Justiça. Ele cogita deixar o PT.
O PT, que governa Recife há 12 anos, enfrenta uma crise interna em Pernambuco. Uma intervenção da cúpula nacional do partido vetou a candidatura à reeleição do atual prefeito e entregou ao senador Humberto Costa a pré-candidatura da sigla.

PMDB decide apoiar nome do PSB em Recife

Opositor do governo Eduardo Campos, o PMDB de Pernambuco anunciou ontem a sua adesão ao candidato do PSB à prefeitura do Recife, Geraldo Júlio, desistindo da pré-candidatura do deputado federal Raul Henry. A decisão foi tomada, de acordo com nota, por entender que “quem representa hoje a possibilidade de mudança da atual situação de abandono da cidade é a candidatura do PSB”.
“É adequado reconhecer que o governador Eduardo Campos tem realizado um trabalho para melhorar a vida da população com elevada aprovação dos pernambucanos, num esforço que dá continuidade às transformações iniciadas pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos, que requalificou a infraestrutura do Estado e começou o processo de atração de investimentos”, destaca o texto, encerrando o antigo antagonismo.

PCdoB oficializa recuo de Netinho em prol de Haddad

O PCdoB oficializou ontem a desistência da candidatura a prefeito de São Paulo do vereador Netinho de Paula. O partido irá apoiar o petista Fernando Haddad na disputa pela prefeitura de São Paulo. O acordo foi selado na sede do Instituto Lula. O encontro durou cerca de uma hora e meia e teve a presença do ex-presidente Lula, Haddad, Netinho e de dirigentes dos dois partidos.
A presidente estadual do PCdoB, Nádia Campeão, é a mais cotada para substituir a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) como candidata a vice-prefeita na chapa petista. Com a adesão do PCdoB, o vereador Netinho deve concorrer à reeleição na Câmara Municipal. Pelo acordo negociado com a campanha de Haddad, PT, PSB, PP e PCdoB dividirão chapa nas eleições para vereador.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO