Porto Alegre, domingo, 28 de fevereiro de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
967823
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
967823
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
967823
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

ELEIÇÕES 2012 Notícia da edição impressa de 19/06/2012

Democratas anuncia apoio a José Fortunati

Keli Lynn Boop

ANTONIO PAZ/JC
Prefeito José Fortunati (2ºesq.) foi recebido na sede estadual dos novos aliados na Capital
Prefeito José Fortunati (2ºesq.) foi recebido na sede estadual dos novos aliados na Capital

O Democratas (DEM) anunciou, ontem à tarde, durante reunião do seu conselho político, adesão à chapa majoritária José Fortunati-Sebastião Melo (PDT-PMDB) na eleição à prefeitura de Porto Alegre. Horas antes, Fortunati esteve reunido com as lideranças do DEM, na sede no diretório estadual. Após o encontro, disse que era muito positiva a expectativa da adesão do DEM. Para o prefeito, o apoio qualifica ainda mais a aliança: “Estamos fortalecendo nossas relações porque o Democratas é um parceiro importante que, mesmo tendo nomes do gabarito de Paulo Borges para concorrer, veio somar forças ao nosso projeto”.

No encontro que antecedeu a reunião do conselho político, além de Fortunati, estavam presentes o presidente do diretório municipal do PDT, deputado federal Vieira da Cunha; o deputado estadual Paulo Borges; o presidente estadual do DEM, deputado federal Onyx Lorenzoni; e o vereador Reginaldo Pujol (DEM). 

Há alguns meses, o DEM chegou a pensar em lançar o nome de Paulo Borges à prefeitura, mas desistiu. “Vínhamos conversando com os deputados Vieira da Cunha e Onyx Lorenzoni, já estávamos ‘namorando’. A candidatura própria seria o ideal, mas, com a falta de estruturas econômica e financeira do partido nacional, não conseguimos viabilizar o processo”, justificou o deputado Paulo Borges. Outro aspecto que determinou a troca de rumo foi o fato de que o PSDB ainda não definiu o pré-candidato que faria coligação com o DEM. “Esperamos o máximo para poder fazer uma composição, mas ela não aconteceu”, disse Borges.

Segundo Vieira da Cunha, a decisão do DEM é fruto da “força da candidatura e do governo bem avaliado de Fortunati, que vai receber agora contribuições do novo parceiro para a construção de um futuro ainda melhor para nossa cidade”. Sobre os espaços de governo que o DEM irá ocupar, caso Fortunati seja eleito, Borges disse que os democratas querem ter a mesma importância que os outros partidos e que isso é algo que qualquer partido deseja, participar de um governo. “Queremos uma divisão adequada para o nosso partido também”, explicou o deputado, que apresentou um índice de 9,2% nas pesquisas de intenção de voto. “Não tenho dúvidas de que o nosso percentual pode decidir”, estimou. 

Para Onyx, o gesto do prefeito na semana passada, que se reuniu com as lideranças do DEM, “sensibilizou a todos”. “A vinda de Fortunati ao nosso encontro revela a grande disposição da coligação de contar com a participação do Democratas. Isso pesou na decisão”, afirmou Onyx, ao lembrar que as eleições em Porto Alegre historicamente são muito disputadas. “Sei disso por experiência pessoal (concorreu em 2004 e 2008). Essa aliança com Fortunati é uma sinalização para a sociedade de que Porto Alegre tem capacidade de dialogar com todos. Fortunati expressa isso já na arrancada.”

Na próxima segunda-feira, o DEM realiza sua convenção para oficializar o apoio à coligação, que conta agora com 11 partidos: PDT, PMDB, PTB, PP, PPS, DEM, PRB, PMN, PTdo B, PRP e PRTB. Na eleição proporcional, o DEM pretende se coligar com PPS, PMN, PTdoB, PRTB e PRP, totalizando 72 candidatos.

PHS retira candidatura de Mallmann e apoia Manuela

O PHS decidiu retirar a pré-candidatura à prefeitura de Porto Alegre do ex-secretário estadual de Segurança José Francisco Mallmann, durante a gestão Yeda Crusius (PSDB), para apoiar a deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB). A aliança será na chapa majoritária.

O PHS fará coligação na proporcional com o PSB. “O projeto de Manuela é o que mais se aproxima das propostas do PHS. Por isso, decidimos apoiar e contribuir com a candidatura dela”, afirmou Mallmann. Manuela, que cumpre agenda em Curitiba, comemorou a decisão em seu Twitter. O presidente estadual do PHS, Patrício Cabral, avalia as vantagens em apoiar a deputada: “Manuela representa um pensamento novo, sendo o melhor para Porto Alegre”.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
O candidato Luis Lauermann votou no Colégio Pio XII às 9h
Luis Lauermann é eleito o novo prefeito de Novo Hamburgo
Apoiadores de Tarcísio Zimmermann, do PT, fizeram carreata ontem
Campanha eleitoral tem início em três municípios
TSE determina apuração de gastos com horas extras de servidores do tribunal
Os gastos com horas extras no período eleitoral, em especial de setembro a novembro, foram maiores que nas eleições de 2010