Porto Alegre, sexta-feira, 06 de dezembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
25°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1870 4,1890 0,35%
Turismo/SP 4,1800 4,4280 0,68%
Paralelo/SP 4,1600 4,3800 0,22%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
150470
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
150470
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
150470
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 05/06/2012

Gaiola automotiva

PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC

Cada dia que passa é mais complicado achar um local de estacionamento nas grandes cidades e até nas médias. Como a demanda é enorme, o preço a acompanha. Alguns estacionamentos extrapolam o bom senso, enquanto outros têm nos manobristas uma fonte de preocupação para os proprietários. Em Nova Iorque a solução veio com estes gaiolões de metal, que dispensam os prédios portanto o custo é muito menor. Com a vantagem de se adaptarem a qualquer terreno.

Com certa justiça

A propósito da nota e da foto do trabalho de recapeamento da rua Vigário José Inácio, a Smov informa que os trabalhadores aguardavam sem fazer nada esperando o trabalho que somente as máquinas podem executar. Certo, mas isso está implícito na nota quando cita ”com certa injustiça”. De qualquer forma este programa vem sendo tocado a pleno vapor nas ruas da cidade.

Turbilhão, agitação...

Torrente de água que corre ou cai; queda d’água; local ou curso d’água onde ocorre a queda. Palavra formada por cachão (com a perda da nasalidade) mais “eira”. Cachão é turbilhão de água ou outro líquido, agitação, efervescência, tombo, queda de grande volume de água. Do latim “coctio”, “coctionis”, ação de cozer, fervura, borbulhão. Tudo isso, segundo o professor Ari Riboldi, é cachoeira. Como a CPI.

Conjunção favorável

A chegada do frio e a previsão de temperaturas ainda mais baixas para os próximos dias, os presentes para o Dia dos Namorados e o pagamento dos salários serão responsáveis pelo crescimento nas vendas no comércio. A expectativa da CDL Porto Alegre é de um aumento de 12% em junho. Destes, 8% deverão ser relativos a 12 de junho, crê o presidente da entidade, Gustavo Schifino.

Tranca-pauta

Vinte e quatro matérias estão aptas para serem votadas esta semana pelo plenário da Assembleia Legislativa, incluindo o projeto que institui o Programa Casas da Solidariedade, cuja votação foi interrompida na semana passada por falta de quórum. Outras cinco proposições trancam a pauta de votações. De tranca em tranca – aqui e em Brasília – continuamos patinando no grid de largada.

Prezado ouvinte

TIAGO MACHADO/DIVULGAÇÃO/JC

O líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), participou no final da manhã de ontem em Santa Maria da inauguração da primeira aldeia indígena da cidade da tribo Guarani. Valdeci cumprimenta um membro da aldeia que não esconde a modernização dos indígenas: escuta rádio através de um fone de ouvido.

Vermelho virtual

A exemplo do que ocorreu nas campanhas vitoriosas de Dilma Rousseff e Tarso Genro, a coordenação da pré-campanha petista está apostando suas fichas na mobilização da militância nas redes sociais usando uma legião de “blogueiros, tuitteiros e facebookeiros”, segundo se lê na nota do partido. Vai longe o tempo em que bandeiras vermelhas davam um espetáculo vermelho nas ruas e os adesivos nos carros.

Carreira retroativa

Cerca de 20% dos congressistas brasileiros serão candidatos a prefeito nas eleições de outubro em todo o País. Estes 110 parlamentares praticam o que se pode chamar de carreira retroativa. Houve tempo em que o ápice era chegar a deputado e senador, mas alguma coisa mudou de lá para cá.

Quem pode, pode

Em missão oficial na China, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) conheceu o porto de Yangshan. Como o litoral possui águas rasas, o governo chinês optou por construir o porto junto a três pequenas ilhas, a cerca de 30 km do litoral. Para chegar a ele, foi construída a ponte Donghai, com 32 km de extensão. O investimento foi de US$ 6 bilhões.

O rei da prosa

JEFFERSON BERNARDES/PREVIEW.COM/DIVULGAÇÃO/JC

Pode estar presente o papa ou presidente, mas em reunião ou almoço em que o ex-governador Alceu Collares está, é ele quem monopoliza o papo – bom, ele é Alceu de Deus, não é mesmo? Principalmente quando ele é o anfitrião, caso do almoço de ontem. Lá estavam o prefeito José Fortunati, o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, e o deputado federal Vieira da Cunha.

Miúdas

  • OAB/RS/Sociedade Psicanalítica (SPPA) promovem o IV Encontro Direito e Psicanálise hoje/19h.
  • CARLOS Saul Duque, VP de Criação da DEZ Comunicação, integra o júri do 34º Profissionais do Ano.
  • INVENTA Evento comemora cinco anos com excelentes negócios, como a conquista das Lojas Renner.
  • GALETO Dançante Beneficente da Pequena Casa da Criança ((51) 3388-8550) será dia 17/12h/CTG Estância da Azenha.
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Um bunker no Centro Como pato na água O sumiço do telhado Ah, eu sou gaúcho!