Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Farsul

- Publicada em 06 de Outubro de 2009 às 00:00

Sperotto vence com folga e assume quinto mandato


Ana Paula Aprato/JC
Jornal do Comércio
O olhar do representante da chapa 2, Armando Roos, traduzia a frustração da derrota e da continuidade do reinado quase absoluto do seu adversário frente à Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Próximo a ele, Carlos Sperotto era abraçado e vibrava com o seu tradicional estilo, uma liderança que completará 15 anos diante da entidade agrícola mais importante do Estado em 2012.
O olhar do representante da chapa 2, Armando Roos, traduzia a frustração da derrota e da continuidade do reinado quase absoluto do seu adversário frente à Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Próximo a ele, Carlos Sperotto era abraçado e vibrava com o seu tradicional estilo, uma liderança que completará 15 anos diante da entidade agrícola mais importante do Estado em 2012.
Depois de uma campanha tranquila e sem maiores embates, que começou em julho, o resultado da votação de ontem confirmou a aprovação da maioria dos representantes dos sindicatos rurais do Estado ao trabalho realizado por Sperotto desde 1997. Dos 135 votos válidos, o atual presidente da Farsul recebeu 95. O ex-prefeito de Não-Me-Toque ficou com os 40 restantes. Os sindicatos de Muitos Capões e de Sananduva apresentaram problemas no documentação e não puderam participar do processo.
Sperotto garantiu que já esperava a vitória e que inclusive acertou num book maker feito entre os apoiadores da sua campanha. Segundo ele, o triunfo no pleito garante a continuidade da mesma linha de atuação dos últimos anos, que tem como metas prioritárias conciliar a atividade agrícola com a preservação do meio ambiente, a negociação do endividamento dos produtores, a atuação na revisão dos índices de produtividade propostos pelo governo federal e na criação de reservas legais dentro das propriedades.
Natural de Palmeira das Missões, Sperotto iniciou a sua trajetória na Farsul em 1997 e escreverá o quinto capítulo dela até 2012. O veterinário entende que o maior desafio da próxima gestão continuará sendo entrosar o sistema, integrar e qualificar todo o quadro dos sindicatos e buscar, incansavelmente, mais renda e menos custo de produção para os agricultores gaúchos. “Eu queria até um pouquinho mais. Para nós não trouxe surpresa nenhuma”, disse.
Vice-presidente da federação em três oportunidades, Roos sentiu a derrota e garante que não concorrerá novamente. O agropecuarista espera que algumas de suas ideias sejam acatadas e que a chapa vencedora mantenha uma visão de longo prazo, com uma atuação focada nas questões fundiária, ambiental e de crédito rural. “Esperava ganhar, principalmente pela espontaneidade das pessoas durante a campanha.”
Por que continuar?
Eduardo Buzzatti, presidente do Sindicato Rural de Pejuçara
“Nós entendemos que o trabalho que vem sendo feito abriu muitas portas para o setor produtivo e está tratando de questões importantes, como o endividamento, a reserva legal e o índice de produtividade. O Sperotto tem uma boa participação na CNA e tem tudo para continuar representando a classe produtora.”
Ernani Bernardi, presidente do Sindicato Rural de Catuípe
“O Sperotto já era uma liderança natural e cresceu ainda mais na Farsul. Não tem como falar em agronegócio no Rio Grande do Sul sem citar ele entre os líderes. Essa vivência credencia o Sperotto para continuar à frente do setor produtivo.”
João Augusto Telles, presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta
“Se o sistema Farsul está consolidado hoje é porque o Sperotto capitaneou essa nova formação. É uma gestão que vem dando bons resultados e precisamos dar continuidade. Ele conhece bem as dificuldades que a classe está enfrentando e vai saber encontrar o melhor caminho que o produtor rural precisa.”
Rogério Guiomar Auler, presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo
“O Sperotto tem conduzido muito bem a Farsul. Ele tem muita firmeza e representa com muita categoria a classe rural. Outra qualidade importante é o acesso que ele tem a todos os níveis de entidades e órgãos públicos. Isso facilita para ele conseguir apoio e negociações. Não seria interessante reiniciar tudo de novo.”
Jaime De Bortoli Stefanello, presidente do Sindicato Rural de Fortaleza dos Valos
“Estou no sistema há dez anos e asseguro que existe uma Farsul antes e depois do Sperotto. Ele deu visibilidade, tem uma liderança forte e um carisma que é só dele. Sperotto representa um homem forte e batalhador que não usa meias-palavras. É uma pessoa que está atenta a tudo, tem conhecimento, dinamismo e trabalha 24 horas por dia à serviço da produção gaúcha.”
César Maciel, presidente do Sindicato Rural de Santana do Livramento
“Eu acho que não temos outra liderança com o trabalho que já foi feito e tanta credibilidade junto ao setor e às autoridades.”
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO