Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 27 de Abril de 2012 às 00:00

Um paraíso a uma hora de Porto Alegre


CPM/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Não dá para chamar de viagem, basta encarar a BR-116 até Morro Reuter, dobrar à direita na estrada para Santa Maria do Herval e, a meio caminho, ingressar no Paradiso. A norma é fazê-lo em sábados ou domingos, dias em que o restaurante serve seus almoços. A recomendação é que seja em um dia ensolarado, para que se possa aproveitar – com ou sem crianças – o conjunto de atrações que a casa oferece.
Não dá para chamar de viagem, basta encarar a BR-116 até Morro Reuter, dobrar à direita na estrada para Santa Maria do Herval e, a meio caminho, ingressar no Paradiso. A norma é fazê-lo em sábados ou domingos, dias em que o restaurante serve seus almoços. A recomendação é que seja em um dia ensolarado, para que se possa aproveitar – com ou sem crianças – o conjunto de atrações que a casa oferece.
O contato com a natureza, uma deslumbrante vista para o vale, a exposição permanente de gatos de raça, aves, coelhos e outros animais, o amplo gramado à frente da casa, que recebe igualmente mesas de famílias inteiras tomando chimarrão, enquanto as crianças brincam em segurança, eis alguns argumentos a justificarem a escapada até lá.
Claro, ainda tem o restaurante, que desde que conheci o lugar – há quase dez anos – não para de ser duplicado, a ponto de ter atingido ao final de 2011 a marca de 200 lugares, afora as mesas ao ar livre. Dona Lucia, a matriarca, iniciadora de tudo isso, deixou aos filhos um legado de receitas que formam um estupendo bufê colonial, somando as culinárias de Alemanha e Itália. Para arrematar, circulam pelo salão garçons com bandejas de grelhados – polenta, picanha e filé mignon. Tudo custa R$ 48,00 (não há cobrança de gorjetas).
Há uma mesa com saborosa sopa de cappelletti e feijoada, um primeiro bufê com saladas (em torno de 20) e outro com os pratos principais (uns 15) e acompanhamentos. A maior parte dos ingredientes é produzida ali mesmo no sítio, ou na região. Uma advertência: não abuse, porque o bufê de sobremesas tem mais de 15 delícias com jeito caseiro, de compotas a tortas e doces, é impossível resistir.
El Paradiso
Sábados e domingos, almoços das 11h30min às 15h30min.
VRS-873, km 8, Morro Reuter. Tel. 0xx51 3569-5021.

Homem na cozinha: Salmão com Legumes Umami

Quanta gente precisa, por determinação médica, reduzir o sal na alimentação e como é costumeira a queixa de quem tenta, com relação ao sabor (ou a falta de) resultante de toda essa prudência... É onde entra a teoria defendia pelo Comitê Umami, organização que objetiva difundir o que considera o quinto gosto básico do paladar humano. A receita a seguir aproveita a conhecida técnica de cozer em pappillote, mas a combinação de ingredientes é que seria decisiva para conferir à iguaria o almejado sabor – sem abusar do sal.
Quem desejar mais esclarecimentos pode pedi-los ao e-mail desta página. A história do gosto Umami é bem interessante. Enquanto, experimente preparar o salmão. Bom apetite!
Ingredientes (quatro porções)
  • 1 kg de filés espessos de salmão, sem pele
  • suco de 1 limão
  • 1,5 meia colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de ramos de couve-flor (70 g)
  • 1 xícara (chá) de ramos de brócolis (70 g)
  • 1 cenoura média cortada em rodelas (160 g)
  • 10 vagens cortadas em 3 partes (100 g)
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 4 colheres (sopa) de cebolinha verde, em rodelas
  • modo de preparo
    1. Temperar o peixe com suco de limão, uma colher (chá) de sal e manter no refrigerador por pelo menos 15 minutos.
  • Dispor separadamente cada filé sobre um pedaço de papel-alumínio (30 x 25 cm) e cobrir com os legumes. Regar com uma colher (sobremesa) do suco em que o peixe tomou gosto e uma colher (chá) de azeite de oliva misturado ao sal restante.
  • Fechar bem os pacotes, deixando um espaço no interior para a circulação do ar. Aquecer o forno a 180º C, passar os pacotes a uma assadeira e assar por cerca de 30 minutos, ou até que os legumes estejam macios.
  • Abrir cada pacote, polvilhar o peixe com cebolinha e servir em seguida.
  • Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO