Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

TECNOLOGIA

- Publicada em 17 de Abril de 2012 às 00:00

Programação da TV pauta as redes sociais, diz estudo


KAREN BLEIER/AFP/JC
Jornal do Comércio
Os brasileiros incorporaram o hábito de postar comentários nas redes sociais enquanto assistem de televisão. E os Trending Topics (ou TTs) do Twitter, aqueles assuntos que ganham popularidade com rapidez no microblog, comprovam isso. 
Os brasileiros incorporaram o hábito de postar comentários nas redes sociais enquanto assistem de televisão. E os Trending Topics (ou TTs) do Twitter, aqueles assuntos que ganham popularidade com rapidez no microblog, comprovam isso. 
Um estudo realizado pela E.life, empresa de gestão do relacionamento nas redes sociais, mostra que os temas dos eventos televisionados, como Carnaval e shows, e os comentários sobre programas de TV somaram 55% dos termos que mais vezes chegaram aos Trending Topics.
Para o CEO da E.life, Alessandro Barbosa Lima, essa tendência deve estimular as agências de propaganda e os profissionais de comunicação a desenvolverem peças para mídias tradicionais mais conectadas às redes sociais, utilizando mais recursos como hashtags e fanpages, linkados a essas campanhas. “A TV pauta as redes sociais, mas a grande maioria das agências e das empresas ainda não sabe como tirar proveito disso”, comenta.
Para conseguir otimizar as suas ações a partir dessas percepções do estudo, ele acredita que as empresas têm dois caminhos a trilhar. Um deles é fazer a ligação entre as campanhas tradicionais e a internet, a exemplo do que está fazendo agora o Itaú, que em um vídeo vinculado na TV incentiva as pessoas a usarem a hashtags “vamosjogarbola” nas redes sociais.
A outra forma é usar temas que já viraram mania entre os internautas e fazer uma associação com a sua marca. Nesse caso, um dos casos mais recentes é o do Magazine Luiza, que colocou na sua campanha televisiva a jovem Luisa, que estava no Canadá e virou hit na internet depois que foi mencionada pelo seu pai em uma propaganda na televisão. “Era um fenômeno que estava acontecendo na internet e sobre o qual a empresa se apoderou”, comenta Lima.
O estudo da E-life foi realizado nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo com base em um monitoramento realizado entre os dias 19 de janeiro de 2012 e 23 de março de 2012. A empresa dividiu os assuntos em oito categorias: datas comemorativas, esporte, eventos, internet, múltiplos assuntos, música, notícias e TV.
Os cinco assuntos que mais vezes apareceram nos TTs do Twitter em São Paulo foram Carnaval, Big Brother Brasil, Oscar, Mulheres Ricas e Brasil. Esses temas foram resultantes de combinações de termos. No caso da palavra Oscar, por exemplo, a varredura identificava não somente este termo isoladamente, mas seu vínculo a nomes de atores associados ao evento, isto é, Oscar + Meryl Streep + Jean Dujardin + Victoria Spencer, entre outros.
No Rio de Janeiro, os temas que chegaram mais vezes aos Trending Topics foram os mesmos registrados em São Paulo. No entanto, houve alteração na classificação: Carnaval foi o tema que mais vezes apareceu como tendência no período, seguido por Big Brother Brasil, Oscar, Brasil e Mulheres Ricas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO