Porto Alegre, segunda-feira, 17 de janeiro de 2022.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
120629
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
120629
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
120629
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

COPA 2014 Notícia da edição impressa de 03/04/2012

Torcedor colorado terá visita guiada pelas obras do estádio Beira-Rio

Patrícia Comunello

MARCO QUINTANA/JC
Na atual fase, trabalhos são de demolição de arquibancadas e de remoção de entulhos e de terra
Na atual fase, trabalhos são de demolição de arquibancadas e de remoção de entulhos e de terra

O Internacional e a construtora mineira Andrade Gutierrez vão instalar câmeras de vídeo e organizar visitas guiadas às obras do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. As medidas devem satisfazer o que cresce dia a dia, desde a retomada da reforma do templo colorado, ocorrida há quase duas semanas com a assinatura do contrato após dez meses de espera: a curiosidade de torcedores sobre a transformação do Beira-Rio em estádio padrão Fifa. O projeto é orçado em R$ 330 milhões. O prazo de conclusão mantém-se em dezembro de 2013, conforme cronograma acertado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O vice-presidente de Serviços Especializados do clube, Luciano de Davi, informa que detalhes para colocar em vigor as duas ideias serão acertados ainda esta semana com a construtora. “Vamos montar um hotsite onde o torcedor poderá assistir à evolução das obras”, adianta o dirigente. Passeios, com dias e horários, também serão anunciados em breve, promete o vice-presidente. O acesso dependerá das condições da obra e segurança ao público. Por enquanto, apenas o Comitê Organizador Local (COL), com sede no Rio de Janeiro e interlocutor oficial da Fifa na preparação dos 12 estádios para a Copa do Mundo de 2014, monitora em tempo real os trabalhos, a partir de câmeras posicionadas no estádio.

A fase de retomada dos trabalhos é dominada pela demolição das arquibancadas inferiores e remoção de entulhos e terra. Em uma tarde, o fluxo de retirada de materiais alcança 22 viagens de 12 toneladas cada carga. Homens trabalham em horário comercial, o que deve em breve ser ampliado. A arquibancada do primeiro quadrante já está praticamente destruída. “Vamos finalizar até junho a construção da nova e liberar para uso”, projeta. Para abrir mais lugares em dias de jogos, o clube está retirando dez mil das 22 mil cadeiras sociais. No futuro, os 58 mil lugares do Beira-Rio serão equipados com assentos confortáveis.

Para a partida de amanhã contra o Santos, pela Libertadores, a oferta será de 36 mil lugares, a menor oferta prevista na reforma. O cronograma, segundo Davi, muda a cada semana. “Tudo porque o clube tem de desocupar áreas, e a Andrade construir setores novos.” A estimativa é que 16% e 18% do período de obras seja prejudicado pelas chuvas.

Até dezembro, o desafio é preservar a disponibilidade do estádio aos jogos mais importantes do time principal. Antes das partidas, inspeções dos Bombeiros e da Brigada Militar indicarão as medidas preventivas para garantir segurança. Em dezembro, após o término dos campeonatos, até fevereiro de 2013, o Beira-Rio deve ficar fechado para a intensificação dos trabalhos. Davi espera que este ano seja concluída a montagem das novas arquibancadas e erguidas as colunas que apoiarão a futura cobertura.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Institutos europeus dizem que Brasil ‘perdeu’ com Copa
Para membros da Fifa, o impacto real da Copa no Brasil apenas será conhecido em um prazo de cinco anos
Copa elevou percepção de demanda fraca em serviços
Para a Fundação Getulio Vargas (FGV), que apura o índice, este padrão "confirma o efeito negativo da paralisação parcial das atividades durante a Copa"
Visa divulga gastos com cartões em estádios e Fan Fest
No total, foram feitas 582,3 mil transações financeiras de 12 de junho a 13 de julho nas 12 cidades-sede do mundial
Segundo ANTT, 19 mil turistas chegaram ao País de ônibus na Copa
Os fretamentos internos somaram 6.869 viagens com destino às cidades-sede, o que representa 32% do total de deslocamentos interestaduais realizados no período do Mundial