Porto Alegre, domingo, 20 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
22°C
15°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1180 4,1200 1,24%
Turismo/SP 4,0600 4,3200 1,09%
Paralelo/SP 4,0700 4,3100 1,14%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
791413
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
791413
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
791413
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Histórias do Comércio Gaúcho Notícia da edição impressa de 12/03/2012

Equipe Carla Lubisco promove a qualidade de vida

Empresa criada em 1996 tem como objetivo disseminar o estilo de vida saudável, através do exercício físico, da alimentação adequada e do autoconhecimento
MARCO QUINTANA/JC
Carla lidera grupo multidisciplinar que atua em áreas voltadas à saúde
Carla lidera grupo multidisciplinar que atua em áreas voltadas à saúde

No meio corporativo, é comum que ideias empreendedoras esbarrem na falta de capital para se tornarem realidade. Mas diz o ditado popular que, em toda regra, há uma exceção. É o caso da professora de Educação Física e consultora em qualidade de vida Carla Lubisco, que, mesmo sem um aporte financeiro inicial, transformou um sonho antigo em negócio e, de quebra, se consolidou como referência em seu ramo de atuação. Surgida em maio de 1996, a Equipe Carla Lubisco desenvolveu um modelo de trabalho que consiste em unir o exercício físico com outras áreas ligadas à saúde.

“A pessoa tem que ter saúde, não só saúde física. É preciso ter boa cabeça, alimentação saudável e exercício físico. Sempre acreditei nesse tripé”, diz Carla, que trabalha há 34 anos como professora. A ideia de desenvolver o trabalho de personal trainer surgiu no final dos 1980. Carla conheceu o Havaí e, naquela região, o treino personalizado era algo comum. Assim que retornou ao Rio Grande do Sul, começou a atuar nessa atividade. Depois, com a abertura da própria empresa, agregou profissionais de diversas especialidades, como nutricionistas e psicólogos.

A sede  atual da empresa fica no bairro Independência. O espaço serve exclusivamente para reuniões, pois as aulas são conduzidas no local de preferência do aluno.

O início foi de muita obstinação. Para conseguir propagar a marca, Carla firmou parcerias com empresas e órgãos públicos para a realização de eventos na área da saúde. Um deles foi  o  Caminhando ao Pôr-do-Sol, projeto que aconteceu durante 10 anos e se tornou parte do calendário de eventos da Capital. Todo primeiro sábado de cada mês, a iniciativa reunia diversas pessoas para uma caminhada pela orla do Guaíba. 

O trabalho passou a ser reconhecido, a quantidade de clientes aumentou e, paralelamente, um novo perfil de cliente surgiu. Executivos e empresas se constituíram em um público cada vez mais frequente. “Pelo perfil de gestão e pela flexibilidade, a empresa acabou atraindo executivos, foi algo crescente. Acho que a gente tem uma identificação de trabalho, pois sempre fui muito disciplinada”, acredita. Desde o início da década de 2000, esse filão passou a demandar mais a Equipe Carla Lubisco. As empresas aderiram à ginástica laboral em suas rotinas e os empresários iniciaram a busca por qualidade de vida.

Convivendo com nomes expressivos do meio corporativo brasileiro, Carla tirou lições para a administração do seu próprio negócio. Jorge Gerdau Johannpeter, seu aluno há nove anos, chegou a ceder um  treinamento na Gerdau em 2006. “Ele dizia que eu tinha know-how, mas não tinha um método. Ele sempre me ensinou que, seja na pequena ou na média empresa, é necessário trabalhar com métodos, trabalhar com gestão. Fizemos o treinamento e começamos a aplicá-lo. Hoje, vemos como estamos acertando o passo”, comemora Carla.

A leitura de obras relacionadas à administração e ética empresarial acabou arraigada ao dia a dia de Carla, assim como as resoluções e publicações referentes à Educação Física. Frases e estratégias de líderes de grandes empresas também estão na ponta da língua. “É preciso estar atento à necessidade do mercado e ter planejamento. Tu tens que saber para onde está indo”, analisa. “Mas, sem estar bem com a saúde, nada disso adianta”, garante.

Intenção é expandir o mercado de atuação com novo serviço

Indicadores, metas e prazos são elementos que os executivos lidam a todo o momento em seu ambiente de trabalho. Buscando implantar essa mentalidade também quando o assunto é a gestão da saúde, Carla Lubisco criou um programa chamado Quality Life Management.

A ideia é traçar um panorama da qualidade de vida dos executivos (sono, alimentação, estresse e prática de exercícios) e fornecer as ferramentas e os profissionais para que ele consiga ter mais saúde. Tudo alinhado com as melhores práticas de gestão do mercado.

Isso inclui a instituição de objetivos de curto, médio e longo prazo e um forte trabalho de monitoramento. “Montamos uma equipe específica para atender cada pessoa de acordo com as suas necessidades e metas”,  explica Carla. Esse serviço começou a ser disponibilizado oficialmente neste ano e a intenção é expandir o mercado de atuação e trabalhar com executivos em São Paulo, no Rio de Janeiro e outras localidades.

Nesse sentido, Carla comemora que, aos poucos, a mentalidade da qualidade de vida invade o ambiente corporativo. “O executivo começa a perceber os riscos do estresse e vê a necessidade de melhorar o estilo de vida, mas isso está recém-iniciando. Certamente vai ter uma boa virada na próxima década”, menciona.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Salton, Inês e Fachini remoraram as mais de três décadas de atuação no tradicional ponto de encontro
Lancheria do Parque é templo de encontros no Bom Fim
Gabriel destaca a diversificação da empresa nos últimos anos
Das redes e anzóis, Japesca fisgou negócios que passam de geração em geração