Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

- Publicada em 07 de Março de 2012 às 00:00

PT e PMDB têm maior número de comissões


RODOLFO STUCKERT/AGÊNCIA CÂMARA/JC
Jornal do Comércio
Os líderes partidários da Câmara dos Deputados definiram ontem a distribuição do comando das comissões permanentes da Casa. Com a presidência de três comissões, o PT e o PMDB ficam com o comando do maior número de colegiados.
Os líderes partidários da Câmara dos Deputados definiram ontem a distribuição do comando das comissões permanentes da Casa. Com a presidência de três comissões, o PT e o PMDB ficam com o comando do maior número de colegiados.
O PSDB, o PP, o PR e o DEM têm o controle de duas comissões, enquanto o PSC, o PTB, o PSB, o PCdoB, o PDT e o bloco PV/PPS ficam, cada um, com a presidência de uma comissão.
O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) será o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a principal da Casa e por onde passam todos os projetos. A CCJ também é a responsável por rejeitar ou permitir a tramitação de propostas de emendas constitucionais. Além da CCJ, o PT, como maior bancada, escolheu presidir a comissão de Educação e Cultura, indicando o deputado Nilton Lima (SP), e a comissão de Direitos Humanos, cujo presidente deverá ser o deputado Domingos Dutra (MA).
O DEM  indicou o deputado Efraim Filho (PB) para presidir a comissão de Segurança Pública e o deputado Mandetta (MS) para a presidência da Comissão de Saúde e de Seguridade Social. O DEM elegeu a quinta maior bancada, com 43 deputados, mas caiu para a oitava posição, com os atuais 27 deputados.
O PR, que elegeu uma bancada de 41, mas tem agora 36 deputados, indicou o deputado Anthony Garotinho (RJ) para presidir a comissão de Legislação Participativa e José Rocha (BA) para o comando da Comissão de Turismo e Desporto. Nem todos os partidos já indicaram seus presidentes. O PMDB ficou com as comissões de Finanças e Tributação, Viação e Transportes e a da Amazônia. O PSDB vai presidir a Comissão de Agricultura, com o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), e a de Ciência e Tecnologia, destinada ao deputado Eduardo Azeredo (MG).
O PP ficou com o comando das comissões de Minas e Energia e de Desenvolvimento Econômico. O PSC vai presidir a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O PDT ficou com a Comissão de Trabalho, o PCdoB vai comandar a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e o PV vai presidir a Comissão de Meio Ambiente, com a indicação do deputado Sarney Filho (MA). A Comissão de Defesa do Consumidor ficou sob o comando do PTB, e a Comissão de Desenvolvimento Urbano, com o PSB.  Como já era previsto, o PSD não teve direito à presidência de nenhuma comissão. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT), disse que ainda tentou um acordo com os líderes para ceder espaço ao partido, criado no ano passado, mas não foi atendido. Os deputados do PSD ficarão apenas com vagas nas comissões que sobrarem.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO