Porto Alegre, segunda-feira, 16 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
28°C
19°C
14°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0950 4,0970 0,22%
Turismo/SP 4,0100 4,2400 0,47%
Paralelo/SP 4,0200 4,2500 0,47%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
647442
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
647442
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
647442
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Histórias do Comércio Gaúcho Notícia da edição impressa de 05/03/2012

Agafarma aposta na união para enfrentar a concorrência

ANTONIO PAZ/JC
Hoje são 370 lojas no Rio Grande do Sul em 170 municípios
Hoje são 370 lojas no Rio Grande do Sul em 170 municípios

A necessidade de fortalecimento e união de um grupo de empresários do ramo de farmácias para fazer frente aos desafios que o mercado exigia foi o motivo para a criação da Associação Gaúcha de Farmácias e Drogarias Independentes (Agafarma). Pioneira no associativismo de farmácias no Rio Grande do Sul, a rede foi fundada no dia 3 de abril de 1997, através de uma aliança estratégica de pequenos e médios empresários, como uma resposta prática para o desafio de continuar crescendo dentro de uma condição de acirrada concorrência.

O atual presidente da Rede Agafarma, João Hilário Sott, lembra que, na época da fundação, a grande maioria das farmácias do Estado eram lojas pequenas e independentes. “Eram poucas as que  atuavam em conjunto, até mesmo no revezamento de plantões em alguns municípios”, comenta. No entanto, o fortalecimento e expansão de algumas redes e a criação de outras novas, fomentadas por incentivo das indústrias de produtos farmacêuticos, levaram alguns empresários a buscar uma união que possibilitasse enfrentar esses desafios. “Era um modelo que já vinha sendo utilizado em outros países e no eixo Rio–São Paulo, em razão do fortalecimento da concorrência”, recorda.

Inicialmente, a rede contava com 51 sócios, proprietários de 114 lojas em todo o Estado. Esses fundadores ainda são os proprietários da marca. No entanto, devido à agregação de novos associados, a Agafarma possui hoje 370 lojas no Rio Grande do Sul, estando presente em 170 municípios. Segundo o presidente, o faturamento anual da rede gira em torno de R$ 360 milhões ao ano. “As farmácias que fazem parte de redes associativas representam 20% do mercado gaúcho do setor. No caso da Agafarma, temos um peso significativo, e devemos ser responsáveis por cerca de 10% do total.” Além disso, a associação conta com 2,5 mil colaboradores diretos.

Essa importância se reflete no interesse de novas farmácias em aderir à rede. A cada mês, três a quatro lojas se associam à Agafarma, motivadas pela força e vantagens proporcionadas pela marca. “Somos uma das melhores e mais conceituadas redes do Brasil. Diariamente somos assediados por indústrias nacionais e internacionais, com quem temos negociações periódicas e pontuais”, aponta Sott. As aquisições de produtos são realizadas através da central de compras, que funciona como uma cooperativa. “Com isso podemos conseguir preços mais competitivos.” Além disso, a rede possui um laboratório, que fabrica produtos de marca própria.

Outra vantagem apontada pelo presidente é o uso de cartões de desconto, tanto para pessoas físicas como jurídicas. “Temos associados que, graças aos cartões, já saíram agregando 30% a 40% a mais em vendas no primeiro mês após entrar na rede.” As lojas também contam com assessorias para as áreas tributária, trabalhista e cível, bem como para legislação sanitária.

Apesar de seu crescimento em 15 anos, a rede mantém o caráter associativo na sua gestão. As decisões cotidianas são tomadas por uma diretoria, eleita entre os membros fundadores a cada dois anos. Já as ações fundamentais para o rumo da organização são votadas pelos associados em assembleias marcadas, em média, a cada três meses. Há, ainda, os conselhos administrativo, ético e fiscal, que vistoriam as atividades da associação.

Desafios do mercado estão mais acirrados

Se na época da fundação da Agafarma o mercado gaúcho de farmácias era concorrido, hoje a situação é ainda mais acirrada. “Estamos vendo a entrada de empresas do ramo de âmbito nacional aqui no Estado, as quais chegam com know-how e recursos para investir na conquista do mercado”, comenta Sott. O fortalecimento de outras redes regionais também é encarado como um desafio para o presidente da associação.

A fim de enfrentar esse novo ambiente de competição, a rede tem procurado investir no aperfeiçoamento de seus colaboradores, através de seu setor de desenvolvimento interno, a fim de agregar mais vendas para suas lojas. “Todos os dias trabalhamos procurando entender o que o mercado está fazendo e tentando nos adequar a essas novas realidades. Não existe passe de mágica, precisamos fazer que nosso associado, cada vez mais, esteja se aperfeiçoando e evoluindo.”

Além disso, a rede está investindo na qualificação de suas unidades. Desde 2010, está sendo colocada em prática uma uniformização de todas as lojas, que deve ser concluída até o final deste ano. Hoje não estamos preocupados com números, queremos fazer crescimento vertical, não horizontal. “Estamos readequando a logomarca, as fachadas e os ambientes internos”, explica Sott.

Para comemorar os 15 anos da rede, a associação realizará, em abril, a 5ª Convenção e Feira de Negócios Agafarma, em Gramado. O evento deve reunir 700 pessoas, convidados, associados da rede e representantes da indústria farmacêutica de todo o Brasil.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Salton, Inês e Fachini remoraram as mais de três décadas de atuação no tradicional ponto de encontro
Lancheria do Parque é templo de encontros no Bom Fim
Gabriel destaca a diversificação da empresa nos últimos anos
Das redes e anzóis, Japesca fisgou negócios que passam de geração em geração