Porto Alegre, sábado, 27 de novembro de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
201260
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
201260
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
201260
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter
[email protected]

Observador

Coluna publicada em 30/01/2012

A ciclovia da Ipiranga

Polêmicas à parte sobre a estética dos guarda-corpos da ciclovia Ipiranga de Porto Alegre, que estão sendo encaminhados através de parceria entre a prefeitura e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o  arquiteto Paulo Lemos discorda do aproveitamento parcial do Arroio Dilúvio de Porto Alegre para ciclovia, sem desenvolver antes um projeto global. Segundo ele, o Dilúvio certamente acolherá a  próxima linha do metrô da Capital para fechar pelo lado Sul e Leste o circuito com o traçado da que está sendo implantada pelo lado Norte via Farrapos, Assis Brasil para chegar perto da sede da Fiergs. Na opinião do arquiteto Lemos, as duas linhas formarão no futuro a base do metrô de Porto Alegre, a ser alimentada por outros traçados.

Descarte de lâmpadas

A Apliquim Brasil Recicle comandada pelo grupo gaúcho Datasys de Porto Alegre processou em 2011 cerca de 8,5 milhões de lâmpadas descartadas por empresas, hospitais, órgãos públicos e universidades. E foi aprovada  em mais de 50 auditorias externas de empresas como Kimberly Clark Brasil, Braskem, Duratex, TAM São Carlos, ZF do Brasil, Unimed, Tetra Pack, Goodyear e  Jonhson Controls.

Viagens de animais

Muitos brasileiros já não viajam sozinhos ao exterior, mas acompanhados de animais de estimação. Só em 2011, Guarulhos, um dos principais aeroportos de partida, registrou a movimentação de quase 8 mil, aumento de 33% sobre 2010, segundo o Vigiagro do Ministério da Agricultura, que emite seus “passaportes”.

As amizades de Dilma

Uma das características da presidente Dilma Rousseff é a valorização de suas amizades conquistadas ao longo da vida pública, algumas delas merecedoras de cargos de confiança, outras não. É o caso de Lícia Perez (PDT), uma das convidadas do restrito grupo que compartilhou com Dilma de suas recentes férias no Litoral da Bahia. 

Portugueses e gaúchos

A linha direta da TAP entre Lisboa e Porto Alegre aumentou em 20% o trânsito de pessoas e negócios entre as duas cidades, segundo o novo presidente da Câmara Brasil Portugal – Rio Grande do Sul, Paulo Ferreira. A propósito, A TAP atingiu semana passada 3.244 reservas online para seus voos em um só dia.

Voar com menos estresse

Viajar de avião para longas distâncias em futuro próximo vai demorar cada vez menos tempo e se tornará cada vez mais prazeroso e menos estressante, com o uso de tecnologias, hoje já sob o domínio de empresas, como a norte-americana Delta. Para começar, a gente vai poder fazer as reservas pelo Facebook e se comunicar com a empresa durante as 24 horas pelo twitter, rastrear a bagagem a 9 mil metros de altura e checar o status de conexão de voo na palma da mão, tanto em terra como no ar. Mais: tudo isso já pode ser feito em ambiente Wi-Fi, sem 3G, enquanto estiver sob o domínio da Delta, nas estações dos aeroportos como em voos domésticos nos EUA.

COMENTÁRIOS
geraldo cunha - 30/01/2012 - 22h18
Fica a pergunta: não acabará com aquele ar modesto, desprentecioso e provisório do anfiatro por do sol, às margens do guaíba? E como será feita a manutensão constante desses materiais efêmeros?

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
O impacto do ICMS
O impacto imediato do aumento do ICMS, quando ele começar a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2016 será nos preços e, portanto, na inflação
Carga tributária do ICMS
A carga tributária do ICMS, antes mesmo do projeto de aumento de suas alíquotas e ainda com a alíquota base de 17%, já era superior a dos estados de grandeza semelhante
ICMS imposto injusto
É constrangedor que ainda estejamos discutindo aumentos do ICMS, quando há muito o Brasil deveria ter trocado o ICMS pelo IVA
Avanços da nova previdência
A nova previdência continuará cobrando os 13,25% dos novos servidores, aposentando-os até o teto do Regime Geral da Previdência Social