Porto Alegre, domingo, 15 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
29°C
18°C
13°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0860 4,0880 0,68%
Turismo/SP 4,0100 4,2400 0,47%
Paralelo/SP 4,0200 4,2500 0,47%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
193496
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
193496
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
193496
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

História do Comércio Gaúcho Notícia da edição impressa de 09/01/2012

Plaza Hotéis se reformula para continuar inovando

ANA PAULA APRATO/JC
Schmidt anunciou o plano de expansão, que inclui Ceará e Pernambuco
Schmidt anunciou o plano de expansão, que inclui Ceará e Pernambuco

Este ano será de continuidade dos trabalhos - iniciados há dois anos, com a injeção de R$ 20 milhões até 2014 - de melhorias de infraestrutura e gestão dos hotéis e resorts da Rede Plaza, distribuídos nos estados de Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul. De olho na edição da Copa do Mundo que ocorrerá no País, o grupo está realizando diversas reformas, como as que estão em andamento, desde dezembro, no Hotel Plaza Porto Alegre. Até março, o estabelecimento mais antigo do grupo passará por novo processo de reformulação e atualização tecnológica, e receberá novos equipamentos para qualificar a infraestrutura de serviços. Premiado pelo atendimento executivo, o hotel quer manter o padrão que lhe rendeu, ao longo de cinco décadas, a hospedagem de presidentes de várias nacionalidades, governadores, artistas populares e até de moradores com “residência fixa”.

Parte dos investimentos – divididos igualmente em recursos próprios e do BRDE – também contemplaram recentemente o Hotel Plaza São Rafael, que teve sua fachada e todos apartamentos e banheiros repaginados, além de receber janelas novas com isolamento acústico e redução de perda térmica, entre outras melhorias. “Aproveitamos a cobertura do prédio para construir uma raia de natação de 25 metros, com água mineral”, destaca o diretor de Marketing do grupo, Abdon Barretto Filho, lembrando que a atualização das instalações e equipamentos visam a proporcionar maior conforto aos hóspedes. “Em hotelaria, para não ficar defasado, é necessário investir constantemente”, argumenta.

Recentemente, o superintendente da Rede Plaza, Carlos Henrique Schmidt, anunciou que entre as ações de expansão do grupo, está o projeto de administração de hotéis nos estados do Ceará e Pernambuco. Outro foco é formar parcerias futuras na área de operação de empreendimentos de hotelaria no Estado, anuncia o diretor de marketing. Segundo ele, a Rede Plaza busca estar sempre na vanguarda, sem perder seu procedimento operacional padrão, investindo constantemente em sistema de comunicação interna, com programas de endomarketing, de marketing, e na busca de novos conceitos. “Em vista disso, criamos o projeto 500 Ideias para Melhorar a Competitividade, onde todos os colaboradores puderam dar sugestões sobre o que criar, o que eliminar, o que reduzir, o que elevar. Ao todo, conseguimos elencar 212 ideias, que certamente irão nos indicar outros rumos de ações, possibilitando renovar o processo de inovação e pioneirismo característico do grupo”, conta  Barreto Filho.

Ele frisa que todos os hotéis da Rede Plaza trabalham focados nos clientes, mas também nos colaboradores, nos acionistas e proprietários, nos fornecedores, e na comunidade em geral. “Somos vencedores de diversos prêmios de reconhecimento e seguidamente estamos entre as marcas mais lembradas pela comunidade porto-alegrense”, pontua o executivo, argumentando que o coroamento do trabalho está atrelado a este comprometimento. “Ainda mantemos relacionamento com nosso primeiro cliente, que desde a década de 1950 se hospeda no Plaza Porto Alegre quando vem à Capital.”

Barreto Filho destaca que o grupo foi o primeiro a apostar na formação do segmento de eventos na Capital, visando a novos turistas. “Em 1988, construímos o primeiro centro de eventos do Estado, que foi acrescentado ao Hotel Plaza São Rafael”, conta, lembrando que a maioria dos centros de eventos no País foram subsidiados por órgãos públicos. “Mas aqui no Rio Grande do Sul, foi a Rede Plaza que fez isso”, orgulha-se. Atualmente, o Centro de Eventos Plaza tem salas e um salão para exposições capazes de comportar até 3 mil pessoas por dia.

Qualidade é marca da rede no País

Fundada em 1953, a Rede Plaza de Hotéis possui seis hotéis espalhados pelo Brasil. O primeiro estabelecimento surgiu do esforço de um grupo de empresários da Capital gaúcha, liderado por João Ernesto Schmidt, que iniciou projeto em 1953. Após três anos desenvolvendo estudos para o empreendimento, o grupo inaugurou o Plaza Porto Alegre Hotel, em agosto de 1958, com padrões internacionais, e apresentando inovações para o mercado local. O empreendimento nasceu com uma estrutura de serviço inspirada em modelo europeu, implementado pelo primeiro-gerente, Otto Klein, um austríaco radicado no Brasil. “Ele trouxe o estilo da escola suíça de hotelaria, dando base para todos os serviços do hotel. Era obstinado pela qualidade no atendimento”, lembra o diretor de marketing da Rede Plaza de Hotéis, Resorts e Spas, Abdon Barretto Filho, que frenquenta o empreendimento há 27 anos, desde quando ainda era hóspede e antes de entrar para a equipe executiva.

Em termos de equipamento, o layout, a recepção e lobby eram bastante modernos para a época. O estabelecimento - que anos mais tarde passou a ser conhecido também como Plazinha - oferecia confortos como ar-condicionado, que garantiam o sucesso entre os hóspedes. Mesmo não tendo experiência no ramo, Schmidt contou com o apoio dos filhos, que abraçaram o trabalho, e de funcionários engajados, para dar continuidade ao projeto. “Hoje em dia, temos colaboradores com mais de 30 anos de casa”, afirma o diretor de marketing, ressaltando que o formato de busca da excelência sempre foi uma filosofia de trabalho do grupo. “Além do foco no atendimento, estamos sempre reformando e investindo nos estabelecimentos”, diz o diretor.

Foco nos padrões internacionais acompanhou a evolução do grupo hoteleiro.ARQUIVO REDE PLAZA HOTEIS/DIVULGAÇÃO/JC

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR