Porto Alegre, quinta-feira, 23 de setembro de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
140414
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
140414
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
140414
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Copa 2014 Notícia da edição impressa de 06/01/2012

Porto Alegre ganha nova ponte sobre arroio Dilúvio

Fernando Soares

ANTONIO PAZ/JC
Contrato foi assinado no estádio do Sport Clube Internacional
Contrato foi assinado no estádio do Sport Clube Internacional

Até o final de 2012, Porto Alegre deverá ter uma segunda ponte sobre o arroio Dilúvio. Na tarde de ontem, o contrato para execução da obra foi assinado pelo prefeito José Fortunati e pelo representante do EPT-Procon, consórcio vencedor da licitação, Wolney Moreira da Costa. Parte do processo de duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva, popularmente conhecida como avenida Beira-Rio, o projeto recebeu a chancela na casa do Sport Club Internacional. Na ocasião, o presidente do clube, Giovanni Luigi, acompanhou a celebração do acordo e repassou informações sobre o cronograma da reforma do estádio colorado aos representantes municipais.

Com 80 metros de extensão, a nova ponte precisou de duas licitações para começar a sair do papel. No primeiro edital, lançado em dezembro de 2010, não apareceram empresas interessadas. Somente no segundo processo, concluído em dezembro do ano passado, surgiu um parceiro. Ao todo, serão investidos R$ 4,5 milhões na iniciativa, que interligará os dois primeiros trechos da via. O valor também inclui a pavimentação do entorno entre as avenidas Borges de Medeiros e Edvaldo Pereira Paiva. A previsão de conclusão é de oito meses.

Fortunati afirma que as melhorias nos demais trechos da Beira-Rio devem ser aceleradas em 2012. "Estamos com processos em execução nos trechos 3 e 4. A licitação deve ser aberta até março para em seguida termos o início das obras. A duplicação da avenida estará totalmente pronta no primeiro semestre de 2013", diz o prefeito.

Após o término do processo de duplicação, o passo seguinte consiste em colocar os Bus Rapid Transit (BRTs) em circulação. Com isso, serão agilizados os deslocamentos dentro da Capital. A adoção destes modelos de veículo ocorrerá após a construção de novos pontos de embarque e desembarque. A avenida Padre Cacique terá um corredor exclusivo de ônibus, que unirá outros corredores e um terminal a ser construído próximo ao Jóquei Clube. Uma das paradas planejadas se localizará nas cercanias do estádio Beira-Rio e terá acesso direto ao futuro edifício-garagem do local.

O prefeito constata que, ao longo deste ano, os porto-alegrenses se depararão com diversas construções e, por isso, precisarão ter paciência com eventuais dificuldades de mobilidade. "Em 2012, as obras começarão quase que simultaneamente devido ao calendário que a Fifa nos impôs. Aqueles que reclamavam em 2011 por não haver obras na Copa, em 2012, reclamarão pelo excesso de obras", assinala Fortunati.

Beira-Rio retoma obras no final do mês, afirma Luigi

Quanto à reforma do Beira-Rio, o presidente do Internacional, Giovanni Luigi, afirma que, antes da estreia da equipe na Copa Libertadores da América, em 25 de janeiro, o barulho das máquinas poderá ser novamente ouvido após sete meses de interrupção. Segundo Luigi, até o início da próxima semana o clube divulgará a data da assinatura do contrato com a construtora Andrade Gutierrez. Enquanto isso, ele saúda as transformações a serem realizadas no entorno. "A nova ponte do arroio Dilúvio e a consequente liberação dessa parte da duplicação que compreende o Beira-Rio são um legado para o nosso torcedor e para a toda a população."

O dirigente colorado reitera o compromisso do Inter com o cumprimento do cronograma. "Não digo um prazo (para a conclusão), mas estaremos prontos muito antes do prazo exigido pela Fifa", garante Luigi. A Andrade Gutierrez recebeu aval da prefeitura para trabalhar 24 horas por dia no lado interno. Assim, a empreiteira poderá instalar turnos de trabalho extras. Para não atrapalhar os moradores da região por causa do horário, a permissão não é válida para atividades na parte externa.


COMENTÁRIOS
Paulo Renato - 06/01/2012 - 10h15
Inaceitável é perdermos um pedaço do Parque Marinha do Brasil e intensificar o trânsito naquela área em troca de três ou quatro partidas de futebol...

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Institutos europeus dizem que Brasil ‘perdeu’ com Copa
Para membros da Fifa, o impacto real da Copa no Brasil apenas será conhecido em um prazo de cinco anos
Copa elevou percepção de demanda fraca em serviços
Para a Fundação Getulio Vargas (FGV), que apura o índice, este padrão "confirma o efeito negativo da paralisação parcial das atividades durante a Copa"
Visa divulga gastos com cartões em estádios e Fan Fest
No total, foram feitas 582,3 mil transações financeiras de 12 de junho a 13 de julho nas 12 cidades-sede do mundial
Segundo ANTT, 19 mil turistas chegaram ao País de ônibus na Copa
Os fretamentos internos somaram 6.869 viagens com destino às cidades-sede, o que representa 32% do total de deslocamentos interestaduais realizados no período do Mundial