Porto Alegre, quinta-feira, 21 de janeiro de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
372386
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
372386
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
372386
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Trânsito 30/12/2011 - 21h01min

Último passeio do Massa Crítica no ano reaproxima ciclistas e EPTC

Fotos João Mattos/JC
Mesmo sem a definição prévia de um roteiro, agentes participaram do planejamento de trânsito
Mesmo sem a definição prévia de um roteiro, agentes participaram do planejamento de trânsito

O último passeio de 2011 promovido pelo coletivo Massa Crítica, em Porto Alegre, foi marcado pela retomada das ações de planejamento viário da Empresa Pública de Transportes (EPTC) durante os tradicionais passeios de bicicleta. Hoje (30), assim como em todas as últimas sextas-feiras de cada mês, o grupo realizou uma concentração no Largo Zumbi dos Palmares para definir o itinerário a ser seguido.

O roteiro é o principal ponto de discórdia entre os agentes de trânsito da Capital e os ciclistas. O assunto chegou a pautar uma reunião no Ministério Público (MP) Estadual, nesta quinta-feira (29), que acabou sem uma definição. Se por um lado os guardas de trânsito teriam o trabalho facilitado, por outro o grupo precisaria acabar com a escolha democrática que antecede os eventos.

Enquanto o MP estuda a realização de um inquérito para investigar as possíveis infrações cometidas pelo Massa Crítica - na medida em que o Código de Trânsito prevê que todo evento que influencie de maneira direta a circulação de veículos deve ser comunicado às autoridades competentes -, ciclistas e agentes de trânsito buscaram um entendimento.

Depois de uma breve votação, liderada pelo presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro e adepto da prática, João Carneiro, o grupo optou por um trajeto indefinido que começaria na rua José do Patrocínio. Presente no local, o diretor Trânsito da EPTC, Carlos Pires utilizou o rádio para pedir reforços na fiscalização dos cruzamentos das Avenidas Venâncio Aires com a João Pessoa e com a Osvaldo Aranha, nas proximidades do HPS.

Uma das integrantes do Massa Crítica, a jornalista Lívia Araújo, explica que a definição dos roteiros é uma das tradições do Coletivo e qualquer integrante pode sugerir um trajeto que deve ser acatado em votação.

"A ideia é conduzir o processo da maneira mais aberta possível. Os roteiros só podem ser definidos na hora. Qualquer pessoa pode participar e opinar. Por isso, somos apenas uma reunião de ciclistas, sem lideranças e representantes", comenta.

Polêmicas a parte, com quórum reduzido, formado por cerca de 300 ciclistas, o Massa Crítica circulou pelas ruas e Avenidas de Porto Alegre, distribuiu flores e panfletos aos motoristas. Entre as reivindicações dos folhetins, estão o cumprimento de procedimentos já considerados infrações pelo Código Brasileiro de Trânsito, nos artigos 201, 220 e 196, por exemplo.Todos os itens versam sobre condutas simples como observar a distância de 1,5 metros ao ultrapassar uma bicicleta, ou estacionar o veículo em ciclovias.

Além disso, o texto sugere que o dia 25 de fevereiro - data em que neste ano o bancário Ricardo Neis, de 47 anos, atropelou dezenas de ciclistas, no Bairro Cidade Baixa em Porto Alegre - seja oficializado como o "Dia Municipal do Ciclismo".

O presidente da CRL e ciclista, João Carneiro (c) debateu o roteiro com a jornalista Lívia Araújo
e o diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires

Cerca de 300 ciclistas participaram do último encontro do Coletivo Massa Crítica em 2011

Ciclistas entregaram panfletos e flores aos motoristas durante todo o percurso

COMENTÁRIOS
Jorge - 21/01/2012 - 09h06
Por acaso eu poderia usar a foto em que o ciclista está dando a flor ao motorista para fazer um post no facebook com a seguinte frase:"QUEM DEPENDE DE QUE? ... TEMOS QUE NOS UNIR NESTA CAUSA. Aguardo seu contato. abraços

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Para Fortunati, regras só são obedecidas quando pesam no bolso
Acidentes são maior causa de internações de urgência
O ato foi conduzido pelo prefeito José Fortunati
Prefeitura apresenta documento sobre trânsito de Porto Alegre
Motos já são a principal causa de acidentes no trânsito, diz especialista
Os acidentes envolvendo motos já são a principal causa de ocorrências de trânsito no país, ultrapassando os atropelamentos de pedestres
Movimento próximo a Arena do Grêmio está normal, segundo a Concepa
Fluxo tranquilo na Free Way em direção ao litoral gaúcho