Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 30 de Dezembro de 2011 às 00:00

Convite ao desastre


MARCO QUINTANA/JC
Jornal do Comércio
Há anos que esta página reclama que a EPTC precisa dar um jeito de fixar os blocos de cimento que separam as pistas da Cristóvão Colombo nas proximidades da Ramiro Barcelos, sentido bairro-Centro. Irresponsáveis, ou malucos, ou simplesmente paspalhos sem eira nem beira deslocam os blocos transversalmente, o que é um convite para uma roda quebrada ou acidente grave. Não entra na cabeça como é que alguém em seu pleno juízo possa fazer este tipo de sabotagem.
Há anos que esta página reclama que a EPTC precisa dar um jeito de fixar os blocos de cimento que separam as pistas da Cristóvão Colombo nas proximidades da Ramiro Barcelos, sentido bairro-Centro. Irresponsáveis, ou malucos, ou simplesmente paspalhos sem eira nem beira deslocam os blocos transversalmente, o que é um convite para uma roda quebrada ou acidente grave. Não entra na cabeça como é que alguém em seu pleno juízo possa fazer este tipo de sabotagem.
Passo à frente
O governador Tarso Genro merece cumprimentos por ter feito na Educação o que governos anteriores não fizeram ou não conseguiram fazer, em parte pela feroz oposição de quem hoje é situação. As novas regras para o magistério são tão necessárias quanto oportunas. E a entidade maior dos professores mostrou em 2011 que, na prática, é reacionária. São os equívocos da ultraesquerda: um passo à frente, dois para trás, como escreveu há muito tempo um certo Vladimir Ilitch Lenin.
Nova tendência?
Desde a metade da semana antes do Natal que Porto Alegre começou a esvaziar. A página comentou isso com a tese de que cada vez mais pessoas tiram férias antes da Loucura Geral desta época. Quem podia tirou antes, quem não conseguiu tomou tenência rumo ao Litoral gaúcho ou catarinense já no início da semana. Fato é que nunca a cidade ficou tão vazia e o trânsito tão fluido nos últimos 10 dias do ano.
Leitor pergunta
É normal o IPE-Saúde aumentar duas vezes em um ano a contribuição dos usuários dos planos PAC e Pames? A partir de dezembro, as contribuições desses planos foram aumentadas mais uma vez, sem qualquer aviso aos usuários, reclama um funcionário público aposentado.
Fantasmas apostadores
Vamos ver se desta vez um prêmio da Mega-Sena não vai ter a habitual aparição de alguém que jura ter feito a aposta e a lotérica ter escamoteado o comprovante, ou algum participante de bolão ter logrado os colegas. Como no caso de aposta feita em cidade do Vale do Sinos, tudo acabou em nada porque alguém fantasiou ou viu fantasmas apostadores.
Piada chinesa
É sério: o Corinthians anunciou que vai importar um jogador da China em 2012. Mas invasão chinesa até no futebol? Pensando bem, se importamos picolés (prontos e congelados) da Coreia do Sul, coco da Tailândia e palitos da China, que mal tem trazer também um praticante do ludopédio? O único cuidado que o presidente Roberto de Andrade precisa ter é certificar-se de que o atleta não é cópia pirata.
Ping...
No balanço de obras que a prefeitura realizou em 2011, o prefeito José Fortunati deu ênfase a uma que deve ser iniciada em 2012, a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos. Atualmente, as 1,5 mil toneladas diárias de lixo vão para Minas do Leão. O primeiro passo foi dado nesta quinta-feira, com a publicação Para Manifestação de Interesse, primeiro passo para uma PPP. O coringa de Fortunati, Edemar Tutikian, será o responsável pelo projeto.
...pong
Passados mais de 10 anos, até hoje não deu para entender por que uma usina de lixo, importada a preço de ouro pela prefeitura antes de 2000, não foi montada. Uma central é muito cara, na ordem de dezenas e dezenas de milhões de dólares, mas parte do equipamento ficou jogado em uma área na Restinga e outra parte está - se ainda está - em lugar incerto e não sabido. Em tese, descobrir o seu paradeiro deveria ser obrigação da Câmara Municipal.
Só enrolation
A BR-101 já deveria estar concluída quando o então presidente Lula a "inaugurou" com pompa e circunstância. Como nunca faltou dinheiro para a obra, a conclusão é que faltou gestão, simples assim. Pois não levaram dois anos para concluir um simples alargamento da ponte sobre o rio Gravataí e outros dois no viaduto da Unisinos, e outros tantos no viaduto de Estância Velha?
Alegria de secretário
O secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, comemora a aprovação da emenda de R$ 15 milhões para a viabilização do Programa Estradas do Desenvolvimento. Visa à recuperação e conservação de mais de 16 mil km de estradas vicinais sem pavimentação no Rio Grande do Sul. A emenda, do deputado federal Ronaldo Nogueira, foi aprovada pela bancada federal gaúcha no Plano Plurianual 2012-2015.
Miúdas
• PRESIDENTE do Seperorrgs, Edgar Serrano, assume em janeiro o Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação RS.
• PELO sétimo ano consecutivo Torres será a base da cobertura do veraneio do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
• AES Sul investe R$ 1 milhão em religadores telecomandados para o município de Santiago.
• VEREADORA Sofia Cavedon (PT) lançou o caderno "Direito à Cultura, Direito de Todos", prestação de contas da colenda.
• GUARIDA Imóveis arrecadou 2,2 toneladas de alimentos no Natal Solidário para entidades beneficentes.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO