Porto Alegre, quarta-feira, 18 de maio de 2022.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
198377
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
198377
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
198377
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha
[email protected]

Painel Econômico

Coluna publicada em 27/12/2011

Emprego de futuro

No Rio Grande do Sul, onde as atividades de petróleo e gás são relativamente pequenas, em comparação com outros estados, como Rio de Janeiro, mas estão crescendo, falta mão de obra para o setor, tanto na Região Metropolitana (Refap) quanto em Rio Grande (polo naval e futura exploração petrolífera). Nos estados que concentram as grandes atividades petrolíferas, a falta de pessoal especializado está obrigando as empresas a importar trabalhadores. De acordo com Bernardo Moreira, sócio de auditoria da área de Petróleo e Gás da KPMG no Brasil, a expectativa é que deverão ser criados mais de 200 mil empregos diretos e indiretos relacionados ao petróleo nos próximos cinco anos, em todos os níveis - médio, técnico e superior -, de acordo com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural. A indústria naval vai criar outros tantos. A Refap, segundo o diretor Vicente Rauber, já começou cursos especiais para suprir suas necessidades. Até profissionais liberais já formados estão procurando cursos como os de soldadores, em que o salário chega a R$ 11 mil.

Agusta

Os loucos por motos estão vibrando com a Eurobike. A empresa inaugurou, em Porto Alegre, a representação do mito italiano MV Agusta. Aldo Biasetton, sócio-diretor do grupo Eurobike, apresenta os modelos MV Agusta Brutale RR e MV Agusta F4.

Sesc-RS

A Enfato Comunicação Empresarial assumiu a assessoria de imprensa do Sesc/RS. A agência é dirigida pela jornalista Mariana Turkenicz.

Superamos os ingleses

Agora, sim, dá para dizer aquela frase besta “enfim, a Inglaterra se curva diante do Brasil”. O Brasil, que é a maior economia da América Latina, se tornou, em 2011, a sexta maior potência econômica do mundo, antes do Reino Unido, que ficou em sétimo. Quem escreveu isso, ontem, foi o insuspeito jornal londrino The Guardian. De acordo com a reportagem, a economia brasileira deverá crescer 2,5% em 2012, após avançar 2,8% neste ano. Mas é preciso analisar as diferenças sociais entre a sociedade brasileira e a britânica.

Petróleo

O velho brizolista José Anélio Saraiva, um visionário que sempre disse haver petróleo na bacia Pelotas-Rio Grande, está perto dos 100 anos (completará em março de 2012) e de ver seu sonho se tornar realidade. A Petrobras está deslocando equipamento para perfurar na bacia de Pelotas em busca de petróleo e gás.

Desenvolvimento

A Fomento Consultoria completará 16 anos de atuação em 2 de janeiro próximo, com foco na elaboração de projetos de viabilidade econômico-financeira e na captação de recursos de longo prazo para investimentos fixos e capital de giro estruturado. Tem uma forte carteira de clientes. Através de sua credibilidade e qualidade de seus serviços, a Fomento tem conquistado os agentes financeiros para encaminhamento de seus pleitos de financiamentos. A consultoria gaúcha avalia que as perspectivas de projetos de investimento para o Estado em 2012 são otimistas, em diversos segmentos da economia, destacando empreendimentos nos setores naval, tecnologia da informação e metalmecânico.

Camarões

Bom para uns, ruim para outros. A diminuição do volume d´água da lagoa dos Patos, em consequência da estiagem, aumentou sua salinização e isso é bom para a criação dos camarões e pressupõe uma futura boa safra. É ruim para os peixes de água doce, que fogem em direção ao rio São Gonçalo, em Pelotas, mas encontram a eclusa fechada, sofrem e até morrem. Os pescadores informaram que já pediram a abertura da eclusa, mas o ministério da Pesca não os atendeu até agora.

Trânsito

As duas novas campanhas de segurança no trânsito do Detran são da agência Escala. A primeira usa uma cena forte para impactar os motoristas: simula o atropelamento de mãe e filha por um motorista imprudente. A segunda, mostra que, diferente dos carros, a vida não tem recall.

Veterinários

Maria Angélica Zollin de Almeida foi reeleita presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários-RS, tendo como vice Ricardo Capelli. A posse da nova diretoria está marcada para o dia 3 de janeiro, às 20h30min, no restaurante Copacabana, em jantar por adesão.

O Dia

  • Lançamento do livro Memória de 665 jesuítas da Província do Brasil Meridional, às 19h, na livraria Padre Reus, rua Duque de Caxias, 805. Autoria de Padre Inácio Spohr e prefaciado por padre Luiz Osvaldo Leite, consiste em uma coletânea de biografias póstumas.
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A crise ainda não chegou ao fundo do poço Uma história complicada sobre remessa de divisas Caiado acusa governo federal de expropriar terras no País Insegurança jurídica entrava desenvolvimento