Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Adega

Coluna

- Publicada em 14 de Dezembro de 2011 às 00:00

Um país imenso, com vinhos por toda parte


TYRRELL VINEYARDS/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
No início de 2011, Bruce Tyrrell esteve em Porto Alegre, convidado pela Vinhos do Mundo. Ele conduz uma vinícola que tem mais de 150 anos, se espraia por várias regiões produtoras da Austrália e vende 6 milhões de garrafas de vinho a cada ano. A Tyrrell’s  nasceu e mantém sua sede em Hunter Valley, mas também produz a distâncias superiores a 4 mil km - Limestone Coast & McLaren Vale, no estado de South Australia, assim como em Heathcote, no estado de Victoria.
No início de 2011, Bruce Tyrrell esteve em Porto Alegre, convidado pela Vinhos do Mundo. Ele conduz uma vinícola que tem mais de 150 anos, se espraia por várias regiões produtoras da Austrália e vende 6 milhões de garrafas de vinho a cada ano. A Tyrrell’s  nasceu e mantém sua sede em Hunter Valley, mas também produz a distâncias superiores a 4 mil km - Limestone Coast & McLaren Vale, no estado de South Australia, assim como em Heathcote, no estado de Victoria.
Tudo começou em 1853, quando o imigrante inglês Edward Tyrrell recebeu uma concessão de terra e estabeleceu-se em uma aparentemente desprezível área rural, no lado abrigado do vento, nas colinas Brokenback (Hunter Valley). Hoje a região é reconhecida como excepcional para a vinicultura. Ali a Semillon é um ícone, mais tarde foram introduzidas Chardonnay e Pinot Noir e o sonho dos descendentes do fundador é a continuação de seu empreendimento, como o negócio familiar que sempre foi.
 “Com um olho no futuro, continuaremos a criar vinhos de sabor e caráter individuais, acima de tudo com integridade” projeta Bruce Tyrrell. Na seção ao lado ele conta mais sobre seus vinhos.

Três perguntas para Bruce Tyrrell

1 Quais as características do terroir australiano, que viníferas melhor se adaptaram no país?
Bruce Tyrrel -A Austrália é um país imenso, possui muitas, interessantes e completamente diferentes regiões vinícolas. Nossa Tyrrell’s Wines tem base em Hunter Valley, mas também temos vinhedos em locais distantes como McLaren Vale (estado de South Australia) e Heathcote (Victoria). Contudo, não há no mundo nada similar ao Semillon de Hunter Valley: um vinho clássico elaborado com essa uva tem vida mais longa do que qualquer branco do mundo, mesmo se for da Borgonha. No início, o Semillon de Hunter é cítrico, minerálico. Com o passar do tempo na adega, vai-se transformando e adquirindo grande complexidade, com notas de nozes, tostado e aspectos de mel. Já as uvas Chardonnay e Shiraz se adaptam muito bem em todas as regiões da Austrália.
2  Qual o padrão de exigência de um vinho para receber o rótulo da vinícola, quantas garrafas produz anualmente?
Tyrrell -Por mais de 150 anos temos comercializado somente vinhos que sentimos que são bons, desde a linha de entrada até o mais prestigioso. As exigências começam nos vinhedos e continuam em todas as etapas de vinificação. Temos 11 linhas de vinhos e produzimos anualmente 6 milhões de garrafas. Destas, 80% são vendidas no mercado doméstico e o restante chega a 30 países.
3 Quais suas impressões sobre os vinhos brasileiros?
Tyrrell - Ainda não tive oportunidade de degustar, mas estou informado de que são frescos e leves, não pesados e muito grandes como os argentinos, destacando-se a excelência dos espumantes.

Doses

  • Enólogo Christian Bernardi foi reeleito por unanimidade e continuará a presidir a Associação Brasileira de Enologia (ABE) em 2012. Outros 15 enólogos integram a nova diretoria, parcialmente renovada.
  • Salton Talento safra 2007 está chegando ao mercado. É um tinto top de linha da centenária vinícola, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Tannat (10%) selecionadas em vinhedos que recebem cuidados ao longo de todo o ano. São apenas 77 mil garrafas e o preço na loja da Salton é R$ 45,00.
  • É interessante acompanhar o que ocorre após a colheita manual das uvas que irão compor o Salton Talento, como ensina o enólogo Lucindo Copat. A fermentação ocorre em tanques de aço inox, preservando os aromas frutados. O bouquet se desenvolve nos 12 meses seguintes, em barricas novas de carvalho francês. Depois de engarrafado, o vinho permanece mais um ano nas caves subterrâneas da Salton.
  • Champanharia Ovelha Negra (rua Duque de Caxias, 690) foi o point escolhido pela Abrasel para sua última reunião de 2012. A happy hour começa às 19h de hoje, terá os petiscos habituais da casa, vinhos e espumantes fornecidos pela vinícola Valmarino.
  • Inspirada na mitologia, a Aurora decidiu incluir Bacco nas celebrações deste final de ano: a vinícola montou um espaço chamado “Natal Di Bacco”, onde o deus do vinho recebe, vestido a caráter, os pedidos de presentes dos visitantes. O espaço estará aberto à visitação até dia 15 de janeiro.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO