Porto Alegre, sexta-feira, 18 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
27°C
22°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1130 4,1150 1,36%
Turismo/SP 4,0600 4,3200 1,09%
Paralelo/SP 4,0700 4,3100 1,14%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
204022
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
204022
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
204022
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

História do Comércio Gaúcho Notícia da edição impressa de 05/12/2011

Lojas Trópico mantém venda de estilo de vida

JOÃO MATTOS/JC
A empresa se vale do tripé trabalho, lazer e família como marca da administração
A empresa se vale do tripé trabalho, lazer e família como marca da administração

Mais que um varejo rentável, uma promoção da qualidade de vida. É assim que a Lojas Trópico se define e a isso atribui os 25 anos de existência. A rede encarou o pioneirismo da moda surfware e a explosão do segmento no Estado, porém sempre se manteve em pé graças ao diferencial: mais do que pregar um estilo de se vestir, a Trópico vende uma ideia de estilo de vida para qualquer geração que adentre as mais de 20 lojas no Estado. “É quase uma religião, é uma maneira de encarar o mundo, e não simplesmente o comprar e vender de produtos”, traduz o gerente Gustavo Schifino.

Em 1984, quando assumiu junto aos irmãos um pequeno negócio de dois anos localizado na Galeria Champs Elysees, na rua 24 de Outubro, na Capital, Schifino tinha em mente que o segredo estava em sustentar a empresa a partir de um propósito. E isso inclui, além de clientes, os próprios funcionários e franqueados. Na perspectiva do endomarketing, a empresa se utiliza do tripé trabalho, lazer e família, o que significa que não é admitido para os funcionários de qualquer escalão cumprir horas extras para que possam dedicar igual tempo à família e aos amigos. Além disso, seguidamente, as lideranças se reúnem em Garopaba para traçar estratégias para a empresa nos intervalos entre um e outro momento de surf.

Na avaliação de Schifino, isso acaba gerando uma diminuição de ansiedade, uma melhora de foco, e, por consequência, uma melhor qualidade de vida, o que na prática, afirma, acaba sendo bom para os negócios por ser bom para as pessoas. Em um quarto de século, a empresa não foi alvo de ação trabalhista e tem pouca rotatividade no seu quadro.

Nos anos 1990, com o advento de uma grande quantidade de lojas do gênero e a explosão da moda surf, Schifino afirma que a forma de conduzir o negócio manteve os clientes fiéis. “Isso nos possibilitou crescer e ser legítimos quando o assunto é falar com as pessoas. Sempre nos manteve perto do mais importante, que é o nosso cliente”, sentencia. Por isso, o crescimento não cessa desde 1996, quando a Trópico optou pelo franchising para a expansão e, em 2010, conquistou o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No mês passado, foram abertos estabelecimentos em Santa Maria e Torres e, em dezembro, em Novo Hamburgo e Xangri-Lá. Em março de 2012 será inaugurada uma nova loja no Bourbon Wallig e, em setembro, em Pelotas. A pretensão agora é a expansão para fora do Estado a partir de junho do ano que vem, começando por Santa Catarina e Paraná. Além disso, a empresa de varejo se envolve com a indústria. A parceria com algumas marcas possibilita que a Trópico lance produtos com exclusividade.

Rede marca presença em diversos segmentos

O slogan Feitos de água, inspirados por arte e movidos por música não é somente publicidade para a rede Trópico. A empresa incentiva com ações o modo de vida praticado pelo surf. Como o estilo de viver é também a música, está sempre na lista dos apoiadores de alguns dos shows mais importantes da Capital.

Outro objetivo é difundir o surf, resgatando a origem do esporte. No evento Madeirite Trópico, que teve a segunda edição lançada no mês passado, a proposta é trazer para as novas gerações a importância dos primeiros surfistas do Estado, além de colocar esses pioneiros de volta na água, entre eles o empresário Jorge Gerdau Johannpeter.

Conforme Gustavo Schifino, esse é o maior encontro de gerações do mundo nos esportes radicais. Pela primeira vez vão estar em uma bateria pais, filhos e netos. “A gente se orgulha de estar proporcionando isso. Sempre oferecemos esses eventos ao cliente juvenil, e agora fazemos um tributo de agradecimento ao sênior, que há mais tempo frequenta nossas lojas”, afirma.

Próxima semana: Grupo Herval

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR