Porto Alegre, sábado, 25 de maio de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
16°C
21°C
13°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0150 4,0170 0,76%
Turismo/SP 3,9900 4,1900 0,47%
Paralelo/SP 4,0000 4,2000 0,47%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
209578
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
209578
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
209578
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

E-commerce 24/11/2011 - 19h05min

Black Friday brasileira promete descontos de até 70% na Internet

Amanda Jansson

ANTONIO PAZ/JC
Site Busca Descontos reúne ofertas e promove a data no Brasil
Site Busca Descontos reúne ofertas e promove a data no Brasil

Ainda com cara de novidade no Brasil, acontece a partir da 0h desta sexta-feira (25) a segunda edição da Black Friday, dia em que dezenas de lojas do e-commerce do País entram em liquidação, oferecendo descontos de até 70% em produtos como livros, DVDs, CDs, eletrônicos e equipamentos de informática. Organizada pelo Busca Descontos - site que, desde 2006, reúne promoções de diversos parceiros num mesmo lugar - a data é baseada no evento de mesmo nome, que acontece também nesta sexta nos Estados Unidos (veja o box abaixo).

De acordo com Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos, a segunda edição da Black Friday está ajudando a consolidar o evento no Brasil. "Nosso site trabalha com descontos, fechando parceria com grandes lojas virtuais para divulgar suas promoções. Então, em 2010, resolvemos levantar a bandeira da Black Friday no País, pensando: por que o brasileiro também não pode comprar com desconto?", explica.

Karen Bleier/AFP/JC
Em Manassas, Virginia, usuários montaram barracas para passar a noite do dia 24 diante de loja da Best Buy.
Em Manassas, Virginia, usuários montaram barracas para passar a noite do dia 24 diante de loja da Best Buy.

A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos, logo após ao feriado de Ação de Graças (Thanksgiving Day). É uma tradicional megaliquidação feita pelos varejistas norte-americanos. Ela é considerada uma "largada" às compras de final de ano, que culminam com o Natal. Neste dia, é comum encontrar pessoas fazendo fila em frente às lojas, que abrem perto das 4h da manhã e oferecem descontos de até 80%.

A teoria mais comum para o nome da ação diz que o termo - que significa Sexta-feira Negra - teria surgido na Filadélfia, onde a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, quando havia sempre muitas pessoas nas ruas e congestionamentos marcavam o início das compras de Natal. Diversos outros países, como Canadá, Austrália, Portugal e Reino Unido também adotaram a data.

"Na primeira edição, as pessoas ainda não conheciam direito a data, não entendiam o conceito. Mas isso está mudando", afirma Eugênio. Conforme ele, no mesmo período em 2010 o site gerou 61 mil cadastros. Neste ano, já ultrapassa a marca dos 3,1 milhões. "Chegamos a atingir, na primeira edição, a marca dos 10 mil acessos por segundo. Hoje, estamos preparados para muito mais que isso". Com um servidor com capacidade dez vezes maior que o antigo e com uma equipe maior, a empresa espera registrar transações da ordem de R$ 15 milhões, três vezes o valor movimentado na Black Friday do ano passado.

O número de lojas virtuais participantes neste ano mais que triplicou, já passando de 50 e incluindo players como Walmart, Americanas, Carrefour, Dell, NetShoes, Lojas MM, Compra Fácil, Polishop, Ponto Frio, Submarino e Ricardo Eletro.

"Tenho parceiros que me apresentaram produtos que estarão com 73% de desconto no site. Muitos estão com produtos em estoque, querendo vender, o que encaixa perfeitamente com o público, que está buscando bons preços e as melhores promoções", explica o CEO.

A data, que começou no Brasil apenas no e-commerce, neste ano ganha nova força. O hipermercado Extra, do grupo Pão de Açúcar, será a primeira grande rede de lojas físicas do País a aderir ao evento.

Para Eugênio, a chegada da ação às lojas físicas é apenas questão de tempo: "Essa expansão é natural. Os consumidores brasileiros estão com o 13º salário nas mãos. E as pesquisas mostram que quem faz as compras de Natal com antecedência consegue economizar. Nos Estados Unidos, a Black Friday funciona como forma de se garantir os presentes de Natal por um bom preço, o que também pode ser feito aqui", aponta.

Dicas para quem vai buscar descontos

Get Adobe Flash player

Arte: Carlos Eduardo S. Van Ondheusden
COMENTÁRIOS
Ibrahin Silva Rosa - 24/11/2011 - 23h56
Tem tudo para dar errado. Para quem acompanha os preços dos produtos sabe que é a maior durada. Se quer ser enganado então compre. A diferença daqui para os EUA é que lá o desconto é verdadeiro e aqui é so maquiagem.


Paulo Serpa Antunes -
25/11/2011 - 00h17
0h015 e não tá entrando o site da Busca Descontos! Mas é um operação complicada, mesmo dimensionando pra muitos acessos, a tentação de saber que podemos encontrar um produto a um preço baixo é irresistível. Bom, espero que o site fique estável nas próximas horas,


eduardo -
25/11/2011 - 04h45
nosso amigo Ibrahin está certo, faz um mês que to pesquisando preços de notebooks, e não vi diferença em nenhuma loja, pura maquiagem mesmo.


Joao Pedro -
04/09/2012 - 07h16
Concordo com os comentários. A maioria dos sites de descontos sao uma grande farsa. Os precos no Brasil estao tao abusivos que com os descontos voce acaba pagando o preco real das coisas. Estou a 3 meses pesquisando o preco dos Laptops e cada vez mais me convenco de que os cidadaos brasileiros estao sendo feitos de bobo. O único site onde encontrei ofertas verdadeiras e que valiam a pena foi na <a href="www.cupom.com">cupom.com</a>.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Preços nas compras pela internet caíram 0,95% em agosto, informa Ibevar
Em relação ao mês anterior, o índice apresentou recuo de 2,05 pontos porcentuais 
Preços na internet registraram alta de 1,10% em julho, mostra Ibevar
A alta de julho representa uma queda de 1,73 ponto porcentual ante o resultado de junho
Menor disposição de compra da classe C e preço alto desaceleram e-commerce
Vendas do comércio eletrônico estão desacelerando em 2015, em meio a um ambiente de aumento de preços e menor disposição de consumidores a comprar, sobretudo os da classe C, concluiu relatório
No Brasil, 37,8% se sente mais seguro do que há cinco anos para fazer compras
Brasil está acima da média nas compras online via smartphones, mostra pesquisa