Porto Alegre, quinta-feira, 19 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
20°C
11°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1620 4,1640 1,43%
Turismo/SP 4,0900 4,3300 1,40%
Paralelo/SP 4,1000 4,3400 1,40%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
724630
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
724630
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
724630
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Música Notícia da edição impressa de 24/10/2011

Explosão à moda portuguesa

Júlia Schwarz, especial JC

COQUEIRO VERDE RECORDS/DIVULGAÇÃO/JC
Banda The Gift faz seu primeiro show em Porto Alegre
Banda The Gift faz seu primeiro show em Porto Alegre

A banda portuguesa The Gift faz amanhã no Opinião o show de abertura de sua turnê brasileira. O grupo se apresentou recentemente ao público do palco Sunset do Rock in Rio e nos Estados Unidos. A caravana brasileira do conjunto formado por Sónia Tavares (vocais), Nuno Gonçalves (teclados), John Gonçalves (teclados e baixo) e Miguel Ribeiro (guitarra e baixo), que passará ainda por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, marca o lançamento do 6º álbum da banda, o primeiro no País, Explode.

Diferentemente de alguns artistas que escolhem compor e cantar em língua inglesa buscando atingir um público maior, no The Gift esta opção tem origem em suas influências musicais. “Temos uma cultura musical baseada em bandas dos 1980, 1990 e da última década, toda ela cantada em inglês, e, mais do que uma decisão, foi claramente uma reação esporádica e quase instintiva”, explica o tecladista Nuno.

A descoberta do “dom” veio em 1994. À época, Nuno e Miguel compartilhavam um projeto cuja sonoridade provinha do trio clássico guitarra, baixo e bateria com um extra inusitado, o ukelele. Sentindo a necessidade de testar novos sons e expandir seus horizontes, os jovens criados nos anos 1980 ao som de Manchester, Joy Division e The Smiths decidiram criar um grupo paralelo.

Sónia e Ricardo Braga (que deixou o grupo três anos mais tarde, dando lugar a John) completaram o conjunto, ainda sem nome. The Gift (o dom ou o presente, em inglês) surgiu apenas na hora de inscreverem a banda em competição. Segundo o tecladista, eles estavam gravando uma demo no sótão de Miguel para concorrer a um concurso de música que havia na cidade de Alcobaça: “Eu queria Art, a Sónia queria The Gift. Eu achava que Art era menor e representava arte em estado puro. A banda votou, ganhou The Gift. Hoje creio que é o melhor nome para o som e as ideias que representamos”.

Os primeiros testes da banda tiveram respostas promissoras. No Concurso de Música Moderna do Bar Ben, em Alcobaça, apesar do pouco tempo de existência, o grupo venceu cada eliminatória até chegar à final, terminando em 2º lugar.O disco demo, do qual se originou o nome do quarteto, foi também a gênese de Digital Atmosphere, lançado em 1997 e sem versão comercial. Vinyl, seu sucessor, foi o primeiro álbum de estúdio da banda. Lançado em 1998, teve como singles as faixas OK! Do You Want Something Simple?, Real (get me for...) e Truth. Na virada do século, a The Gift lançou seu segundo disco, Film, e, quatro anos mais tarde veio um duplo, AM-FM, em que cada CD tem o nome de um dos tipos de frequência radial. O ano de 2006 marca não só o lançamento do primeiro disco ao vivo da banda, Fácil de entender, mas também sua primeira turnê no Brasil, quando se apresentaram no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e no Festival Porto Musical, em Recife.

Lançado neste ano, o álbum Explode marca uma nova fase do conjunto. Sem os “grilhões comerciais” impostos por uma gravadora, o The Gift teve, sob a supervisão do produtor Ken Nelson - que já trabalhou com o Coldplay -, o comando da estética musical e visual da produção de seu álbum e, ainda, da forma independente como foi lançado. “Um disco novo não é, na nossa opinião, apenas uma série de músicas novas com uma capa bonitinha. Achamos que um disco é um objeto artístico que tem de refletir música, letra, fotos, conceitos”, enfatiza Nuno. No caso específico de Explode, eles foram conhecer o Holly Festival da Índia, do qual trouxeram a explosão de cores e positividades que buscavam para ilustrar os hits Primavera, RGB e Let it be by me.

Já o lançamento na internet ao preço que parece justo aos interessados - inovação que ficou conhecida quando o grupo britânico Radiohead fez isso com seu In rainbows em 2007 - se deve à vontade de compartilhá-lo: “Não aguentaríamos a ansiedade de ter o disco só para nós durante muito tempo. Assim tínhamos o master pronto em uma quarta-feira e dois dias depois as pessoas começavam a receber nos seus e-mails as novas músicas. Foi uma forma de dizer que hoje em dia a indústria precisa de renovação e ideias como essa são, na nossa cabeça, bem-vindas”.

Esta é a gana de fazer e produzir música que a The Gift traz ao Opinião (José do Patrocínio, 834) na noite desta terça, às 22h. Os ingressos custam R$ 25,00 e podem ser adquiridos antecipadamente na Bellenzier Pneus (Dom Pedro II, 1.168).

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Com Adam Lambert nos vocais, Queen é atração hoje no Gigantinho
Queen, os campeões do rock
Espetáculo que mistura canto à capela com comédia retorna hoje à Capital
A viagem musical do Voca People
Baby do Brasil e Zélia Duncan se apresentam nesta semana no Porto Alegre em Cena
Vozes históricas no Porto Alegre em Cena
Marina Lima traz a Porto Alegre o espetáculo No osso
Marina Lima, poética ao Violão