JOÃO MATTOS/JC
Com reformas paralisadas, Beira-Rio não será sede da Copa das Confederações
Depois da confirmação de que Porto Alegre não receberá os jogos da Copa da Confederações, o Internacional divulgou nota oficial, na tarde desta quinta-feira (20) sobre o episódio. No texto, o clube reafirma que as obras no Estádio Beira-Rio estão paradas em função do processo de negociação com a construtora responsável pelo projeto.
"A paralisação da obra ocorreu porque, a partir do contrato, a parceira ficará responsável por toda a obra. Como há tempo hábil para que se realize as reformas até dezembro de 2012, e a construtora não ficaria responsável pelos custos antes da assinatura do contrato, o Clube interrompeu os trabalhos para não ter que pagar por algo que ficará sob ônus do futuro parceiro", diz a nota.
Em entrevista concedida a emissoras de rádio o presidente do Internacional, Giovanni Luigi, garantiu que a intenção do clube não era a sediar a competição que acontece em 2013 em pelo menos quatro cidades do País. "Nos candidatamos para receber os jogos da Copa do Mundo e a Fifa confirma em seu site que o Estádio Beira-Rio terá cinco jogos", declarou. Luigi não detalhou o andamento das negociações do contrato com a empreiteira Andrade Gutierrez e não quis comentar a respeito de novos prazos para o reinício da obras.
Em declaração concedida à Rádio Gaúcha, o governador Tarso Genro lamentou o corte de Porto Alegre da Copa das Confederações. "Trabalhamos para que a Copa das Confederações fosse possível. É lamentável que isso tenha acontecido, mas certamente este é um problema que envolve o Internacional", disse o governador.
Tendo em vista o efeito dos atrasos nas obras, o prefeito da Capital, José Fortunati, afirmou que não trabalha com a hipótese de que a Copa do Mundo não seja realizada no Beira-Rio, mas admite a existência de um "plano B". Segundo ele, até que a Fifa diga o contrário, a Copa do Mundo será disputada no Estádio Beira-Rio. No entanto, ele afirma que Porto Alegre será sede do evento e, caso o Internacional não resolva o impasse, a competição poderá acontecer no estádio do rival Grêmio, que já está em fase avançada de construção.
"Se o Estádio Beira-Rio não ficar pronto existe um plano B, Este plano B se chama Arena do Grêmio", defendeu.
Questionado a respeito das obras de mobilidade urbana exigidas pela FIFA no entrono dos Estádios, Fortunati disse não haver problemas em levantar investimentos para os projetos necessários nas proximidades da arena.
O prefeito chegou a citar o esforço conjunto da bancada gaúcha no Congresso Nacional para incluir verbas de R$ 65 milhões no Orçamento de 2012 para obras de Mobilidade Urbana na cidade.
A Fifa divulgou, no início da tarde desta quinta-feira (20), em Zurique, Suíça, quais serão as sedes da Copa das Confederações de 2013 no Brasil. Apenas quatro sedes foram confirmadas oficialmente: Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte. Enquanto outras duas, Recife e Salvador, dependem da conclusão dos estádios para receber a competição. Porto Alegre ficou de fora da lista.
Sobre o anúncio, José Fortunati afirmou que a decisão foi da entidade máxima do futebol foi política. "Se duas cidades ficaram em suspenso, Porto Alegre deveria ter ficado na mesma situação", declarou.
Durante o evento, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou: "Esse torneio é decisivo para um resultado próspero para a Copa do Mundo". Apesar da indefinição sobre as sedes, a Fifa já definiu os palcos dos principais jogos da Copa das Confederações. Assim, Brasília terá a abertura do torneio em 2013, enquanto o Rio ficará com a grande final. Belo Horizonte e Fortaleza irão receber uma semifinal cada um.
Confira o que cada uma das 12 sedes receberá na Copa:
Rio (Maracanã) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a final
Brasília (Estádio Nacional) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a disputa do terceiro lugar
São Paulo (Itaquerão) - 4 jogos da primeira fase (incluindo a abertura), 1 das oitavas e 1 da semifinal
Belo Horizonte (Mineirão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 da semifinal
Fortaleza (Castelão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas
Salvador (Fonte Nova) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas
Porto Alegre (Beira-Rio) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas
Recife (Arena Pernambuco) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas
Curitiba (Arena da Baixada) - 4 jogos da primeira fase
Manaus (Arena Amazônia) - 4 da primeira fase
Natal (Arena das Dunas) - 4 da primeira fase
Cuiabá (Arena Pantanal) - 4 da primeira fase