Porto Alegre, quinta-feira, 19 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
10°C
19°C
14°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1030 4,1050 0,63%
Turismo/SP 4,0400 4,2700 0,23%
Paralelo/SP 4,0500 4,2800 0,23%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
150870
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
150870
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
150870
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

História do Comércio Gaúcho Notícia da edição impressa de 10/10/2011

Grupo Grazziotin concilia gestão profissional e familiar

Fotos GRAZZIOTIN/DIVULGAÇÃO/JC
Renata lembra que a abertura de capital, em 1979, ajudou na expansão da companhia
Renata lembra que a abertura de capital, em 1979, ajudou na expansão da companhia

A trajetória e o crescimento do Grupo Grazziotin, que conta hoje com 277 lojas localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, provam que é possível uma empresa fundada como familiar adotar também as melhores práticas de gestão e de mercado. A presidente do grupo, Renata Grazziotin, lembra que a abertura de capital, em 1979, propiciou o aporte de recursos que permitiu a expansão da companhia e uma maior profissionalização de seus quadros.

O Grupo Grazziotin administra as redes de lojas Grazziotin, Franco Giorgi, Por Menos e Tottal, atuando em segmentos como moda, calçados, perfumaria, cama, mesa e banho, entre outros. “Cada rede tem sua estrutura dimensionada a sua necessidade, mas nos beneficiamos da sinergia gerada, já que a administração geral é uma só”, destaca Renata. Atualmente, o Grupo Grazziotin possui mais de 100 mil metros quadrados de área de vendas e gera mais de 2,2 mil empregos diretos.

A administração central localiza-se em Passo Fundo, e conta com 2,5 mil m2 de escritórios, mil metros quadrados de área de treinamento e 25 mil metros quadrados de depósitos. Também mantém um reflorestamento no município gaúcho de Piratini, com 1,1 mil hectares. O grupo conta ainda com as controladas Grato SA, que opera no ramo agropecuário, no estado da Bahia, com o Centro Shopping, que se situa no Centro de Porto Alegre, e com a Grazziotin Financiadora, que oportuniza crédito aos clientes.

“Nossa política de crescimento é contínua”, afirma a presidente. Em 2011, a companhia inaugurou 14 novas lojas e há planos de prosseguir evoluindo. “Analisamos oportunidades em outros estados, porém nosso foco é consolidar as operações nas regiões onde temos atuação”, informa a dirigente. Conforme Renata, a estratégia da empresa é planejada com bastante antecedência e revisada periodicamente para ficar em sintonia com as mudanças da economia e do mercado.

O foco, em termos gerais, é oferecer produtos de qualidade com preços atrativos aos consumidores. A receita bruta do grupo no ano passado foi de R$ 328,9 milhões. “Procuramos manter o nosso crescimento sempre acima do percentual de crescimento do País como um todo”, salienta a presidente do Grupo, Renata Grazziotin.

Da Itália para o Brasil

Para ampliar seus negócios, em 1879 chega ao Brasil a família Grazziotin vinda da cidade italiana de Veneza, onde já exercia atividades comerciais. Em 1922, Valentin Grazziotin busca novos horizontes estabelecendo-se no interior de Caxias do Sul, no travessão Alfredo Chaves, Distrito Nova Trento, hoje Flores da Cunha.

O empreendedor trabalhava com comércio e a agricultura de subsistência, e vendia o excedente do consumo em São Sebastião do Caí, junto com outros artigos que comprava dos produtores da região. No retorno, passava em Caxias do Sul e trazia mercadorias para vender. Na medida em que seus filhos cresciam e não havendo possibilidade de todos permanecerem na mesma terra (pois, essa já não era suficiente para todos), Valentin estabeleceu uma regra para poder ajudar os filhos. Cada um que estivesse pronto para partir e começar seu próprio caminho levava consigo um irmão mais novo, para iniciarem juntos um novo negócio. A cada um, Valentin emprestava uma quantia de dinheiro que, mais tarde, deveria ser devolvida para que ele pudesse ajudar a todos igualmente.

Com base nessa regra, os irmãos Tranqüilo, Plínio, João e Idalino resolveram iniciar um negócio no final do ano de 1949. Tomadas as providências necessárias para começar, a loja foi então aberto em 24 de maio de 1950, em Passo Fundo, com um capital inicial de 300 mil cruzeiros, emprestados aos irmãos pelo seu pai Valentin. Nascendo como atacado e varejo de secos e molhados, tornou-se uma próspera casa comercial.

Já em 1952, ocorre a primeira mudança na sociedade, com a entrada de Valentin, outros irmãos e outros sócios. Desde aquele tempo, o Grupo Grazziotin tem ampliado suas atividades. “Temos sido bastante flexíveis no mix de produtos ao longo dos anos, adaptando nossa atuação de modo a nos manter lucrativos e saudáveis”, salienta a presidente do Grupo, Renata Grazziotin.

De 1950, quando foi inaugurada, até hoje, companhia inagurou mais de 270 lojas.


Próxima semana: Lojas Renner

COMENTÁRIOS
Claudiomar - 23/10/2012 - 11h34
fico muito feliz com o crescimento da empresa, número de empregos proporcionados, e a excelente realação com seus funcionários e comunidade. parabéns Grazziotin.


jacques leao grazziotti -
14/12/2013 - 14h11
QUERO SABER SE MEUS FAMILIARES TEM ALGO A VER COM OS grazziotin, já que samos também itAlianos ,mai temos misturas com negros ,samos do estado do ESPIRITO SANTO -ES EM VILA VELHA , TELEFONE DE CONTATO É 027-31 999974073 OU 3033-1739 -GRATO , MEU AVÔ HOJE FALECIDO SE CHAMAVA RODOLFO GRAZZIOTTII

imprimir IMPRIMIR