Porto Alegre, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
30°C
32°C
23°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9070 3,9090 0,72%
Turismo/SP 3,8700 4,0700 0,24%
Paralelo/SP 3,8800 4,0800 0,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
187072
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
187072
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
187072
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 19/09/2011

Os 103 anos do alfaiate pelotense

Roberto Brenol Andrade (Interino)

DIÁRIO POPULAR/DIVULGAÇÃO/JC

Renalto Palombo, alfaiate, completou 103 anos. Aí 30 amigos se reuniram com ele no tradicional Café Aquárius, em Pelotas, não faltando bolo e velas. O Diário Popular apoiou o encontro que se tornou pauta anual obrigatória, liderada pelo confrade José Cruz. Palombo sempre pede uma taça de café com leite e bolachas doces - cortesia do amigo Samir Curi, do Curi Hotel - contou Maria Loeci, há 30 anos funcionária do Aquárius. Seu Palombo conheceu Flores da Cunha, Carlos Lacerda, Arthur da Costa e Silva, Peracchi Barcellos e Leonel Brizola. "Costurei para muitos desses famosos", lembrou ele, que jamais se casou...

Peitoral milagroso

O Laboratório Leivas Leite de Pelotas completa 100 anos de fundação. É uma empresa familiar, o que constitui um desafio à sobrevivência. Fundado por Antonio Leivas Leite, fabricava produtos de toucador e alguns fitoterápicos. Nessa época, lá no início do século XX, surgiu o Peitoral de Mel, Guaco e Agrião, um dos mais antigos do País. Quem não tomou esse remédio quase caseiro e sempre eficiente?

Criança rima com parque

Quando a chuva e o frio dão um "tempo", o pessoal sai às ruas e parques. O Moinhos de Vento tem laguinho e atrações: peixes, pombas, patos, gansos, tartarugas e sempre um totó para azucrinar... As crianças ficam magnetizadas pelas figuras. Vivendo a maioria em apartamento, não surpreende. Ali era o Prado, que foi para o Cristal. O prefeito Loureiro da Silva bateu pé e não permitiu que saísse um loteamento com apenas uma pracinha no centro da área. Telmo Thompson Flores construiu o hoje querido Parcão.

Vá gostar de dançar...

Alan Fagundes, de Caxias do Sul, começou a dançar às 6h34min do dia 9 de setembro e superou recorde às 17h30min da quarta-feira, 14 de setembro. A prova foi realizada com o acompanhamento dos auditores do RankBrasil, único sistema de homologação de recordes exclusivamente brasileiros. Para alcançar reconhecimento internacional, a prova será avaliada pelos fiscais do Guinness World Recordes.

Equiparações

Parece o poema de Carlos Drummond de Andrade: o João amava Teresa que amava Raimundo, que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. Nas equiparações salariais é a mesma coisa: os ministros do STF se autoaumentam, aí vêm os parlamentares, começa no Congresso e acaba nas Câmaras Municipais. Os procuradores ganham reajuste, aí vêm os delegados e os coronéis da Brigada. Na prefeitura, os médicos pedem e levam, depois vêm os engenheiros, agora os dentistas... E haja dinheiro. Por isso milhões fazem concursos públicos todos os anos.

Corrupção

Só político é corrupto? Claro que não. E existe corrupção sem alguém que ofereça negócios escusos? Também não. Então por que se bate tanto em quem recebe e muito pouco em quem dá propina? Corrupção é, literalmente, uma via de duas mãos para pegar o dinheiro. Mesmo que a maioria não haja errado, a sensação que fica é que estamos num mar de lama, como dizia a imprensa na época de Getúlio.

Cliente?

Pois dia 15 de setembro transcorreu o Dia do Cliente. Muita gente fez força para a data "pegar". Até agora, não deu em nada. Lojistas têm o Liquida Porto Alegre e o Tchê Liquida, entre outras promoções. Mas, ao fim e ao cabo, a sua majestade, o cliente, foi esquecido?

Leitor concorda

A respeito do tópico "Cenas da cidade", na coluna de 16/9/2011, leitor informa que a falta de respeito com vagas para idosos e pessoas com deficiência no supermercado Zaffari da avenida Ipiranga também ocorre no estacionamento do shopping e supermercado Bourbon em São Leopoldo. Então, vê-se que o problema é de falta de educação mesmo.

Cruzeiros do amor

O que só era visto em filmes agora está disponível, com preços acessíveis, aos brasileiros: os cruzeiros de luxo. Mas neste ano a fiscalização sanitária nestes gigantes que navegarem em nossas costas será maior, pois a intoxicação tem sido recorrente. Os tripulantes dizem que o pessoal desce dos transatlânticos nas escalas, come de tudo e, na volta, culpa a comida e a água embarcadas pelos problemas digestivos. Cruzeiros do amor sem dor de barriga só no cinema.

Miúdas

• Mexichem Brasil, por meio de sua marca comercial Amanco, apresentará suas novidades no maior evento de saneamento ambiental da América Latina, a Fitabes 2011.

• De 25 a 28 de setembro, em Porto Alegre.
CIEE/RS realizará, dia 29 de setembro, a partir das 8h, em sua sede, debate sobre Gestão de Arenas, com Amir Somoggi e a participação de Ana Pellini.

• Valpi, construtora que atua no bairro Tristeza, começa a distribuir no dia 22/9 para clientes e parceiros o livro A Zona Sul do Século 21, como parte das comemorações do 10º aniversário da empresa.

• Instituto Wilfred Bion promoverá, em outubro, novo debate em seu Clube de Leitura.

• Formandos do Científico do Julinho de 1961/1962, liderados por Telmo Kiguel e Vitor Rodrigues, organizando o terceiro jantar da turma.

COMENTÁRIOS
JOÃO CARLOS REGO - 19/09/2011 - 12h49
O DIA DO CLIENTE, apesar de ter nascido aqui no Rio Grande do Sul, "ainda nao pegou" aqui somente por falta de divulgação. Entretanto, basta olhar em mecanismos de busca e no Youtube para ver o quanto foi grande a festa em todo o Brasil. Não há colheita sem plantio.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento