Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Prefeitura de Porto Alegre

- Publicada em 14 de Setembro de 2011 às 00:00

José Fortunati afasta João Pancinha do comando da Carris


LUCIANO LANES/PMPA/JC
Jornal do Comércio
O comando da Companhia Carris Porto-Alegrense (Carris), incluindo o diretor-presidente, João Pancinha (PMDB), foi afastado ontem pelo prefeito José Fortunati (PDT) por conta de denúncias envolvendo supostos contratos feitos sem licitação pela empresa pública de transporte de Porto Alegre.
O comando da Companhia Carris Porto-Alegrense (Carris), incluindo o diretor-presidente, João Pancinha (PMDB), foi afastado ontem pelo prefeito José Fortunati (PDT) por conta de denúncias envolvendo supostos contratos feitos sem licitação pela empresa pública de transporte de Porto Alegre.
O Ministério Público (MP) de Contas investiga a contratação de uma empresa sem processo licitatório que teria superfaturado valores para o serviço de adesivagem de ônibus com temática da Copa do Mundo de 2014.
O arquiteto Sérgio Zimmermann (PMDB), que atuava como diretor-adjunto e chefe da Divisão de Obras e Projetos do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) desde 2005, assume o posto deixada por Pancinha. Além do diretor-presidente, foram demitidos os outros dois diretores da empresa.
Fortunati sugeriu ontem que a permanência da cúpula da Carris se tornou insustentável diante da sucessão de denúncias contra a empresa envolvendo a gestão de Pancinha. Além da denúncia relativa à contratação envolvendo a empresa responsável pelos adesivos, a Carris já havia sido alvo de investigação do MP de Contas por conta de contrato com uma empresa de tecnologia da informação.
Na semana passada, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cezar Miola, autorizou a abertura de inspeção especial na empresa de transporte para verificar possíveis irregularidades em procedimentos licitatórios para a aquisição de software de gerenciamento da empresa. Também há indícios de superfaturamento dos preços na contratação efetuada.
"Tivemos denúncias que foram apresentadas em dois momentos, a primeira na compra de um software, que mandei imediatamente suspender, e agora sobre a adesivagem de ônibus", apontou Fortunati. O prefeito justificou que afastou os diretores para preservar a empresa pública e ponderou que os ex-funcionários da administração municipal não podem ser condenados antes de as denúncias serem apuradas.
A diretoria financeira, que era comandada por Luís Fernando Coimbra Albino, passará a ser administrada por Vidal Pedro Abreu - coronel da reserva da Brigada Militar que é formado em Direito.
No lugar de Helio Flores Mendes, passa a comandar a diretoria técnica da Carris Carlos Alexandre Ávila, que já trabalhava na prefeitura como diretor de trânsito da EPTC.
Assim como no afastamento do ex-secretário de Gestão Newton Baggio (PDT), Fortunati optou por remanejar membros que já serviam à administração para substituir a direção da empresa. O prefeito garantiu ontem que a nova direção da empresa pública fornecerá ainda hoje as informações sobre o contrato solicitadas pelo MP de Contas. "Queremos fazer uma investigação profunda", observou.

Quem é o novo presidente da Carris

Sérgio Zimmermman (PMDB) atuou na colaboração técnica das secretarias estaduais dos Transportes, entre 1997 e 1998, e de Obras Públicas, Saneamento e Habitação, de 1995 a 1996. Também atuou na Cohab em 1995, na Secretaria do Interior, Desenvolvimento Regional e Urbano e Obras Públicas, em 1989, e no Banco Nacional da Habitação (BNH) de 1984 a 1985. Também foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, de 1998 a 2003, e na Câmara Municipal de Porto Alegre, de 1996 a 1997. Desde 2005 era diretor-adjunto e chefe da Divisão de Obras e Projetos do DEP.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO