Porto Alegre, quarta-feira, 16 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
26°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1550 4,1570 0,21%
Turismo/SP 4,1200 4,3700 0,27%
Paralelo/SP 4,1300 4,3600 0,22%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
108079
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
108079
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
108079
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

História do Comércio Gaúcho Notícia da edição impressa de 05/09/2011

Foernges afina gestão para manter crescimento

Com sete lojas em Porto Alegre e um laboratório próprio, a Óptica Foernges consolida a sua atuação e se prepara para o futuro apostado na qualidade
MARCELO G. RIBEIRO/JC
Salete destaca a meta de crescer com solidez, com gerenciamento  profissional da operação
Salete destaca a meta de crescer com solidez, com gerenciamento profissional da operação

Primeira empresa do segmento a participar do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), que lhe rendeu a inédita medalhe de bronze em 2010, a Óptica Foernges tem intensificado os esforços para otimizar a gestão dos negócios. “A nossa meta é crescer com solidez e isso passa pelo gerenciamento profissionalizado de toda operação”, explica a diretora administrativa da companhia gaúcha, Salete Foernges.

A adesão ao programa se deu com o interesse da Óptica Foernges de aprimorar a gestão da qualidade, a partir de critérios como liderança, estratégias, bom atendimento ao cliente e responsabilidade socioambiental. “Esse projeto mexeu com a mentalidade dos gestores e colaboradores e levou a um aumento da eficácia global do negócio, refletindo no bom atendimento, melhoria da qualidade do produto e dos resultados financeiros”, diz Salete.

Apesar de os investimentos em 2011 estarem mais focados nos projetos voltados para a qualidade, a empresa mantém os cuidados com a constante atualização, seja na elaboração das lentes, seja na apresentação de novidades em armações. O objetivo é acompanhar e até antecipar tendências, já que passou o tempo em que os óculos eram visto com restrição pelas pessoas.

Visitas a feiras e exposições no exterior fazem parte da agenda dos gestores. “Os óculos são atualmente um acessório de muita aceitação das pessoas, não só os solares como os de receita também”, acrescenta. Isso acontece na medida em que as marcas apostam cada vez mais em armações atrativas e tecnologia na fabricação das lentes, que tornam o produto mais bonito, confortável e leve.

As armações são produzidas por terceiros e 80% são importadas, principalmente da Itália, França e da Alemanha. A matéria-prima para as lentes é fornecida por fabricantes e à óptica cabe a delicada tarefa de fazer os óculos no grau solicitado. Se for urgente, um par de lentes pode ser feito em poucas horas, pois a empresa tem laboratório próprio.

A Óptica Foernges também quer estar cada vez mais perto dos seus clientes, através da busca por uma localização privilegiada das suas lojas. A mais recente foi inaugurada no Shopping Paseo Zona Sul. Por enquanto, todas as unidades estão concentradas em Porto Alegre. Mas a empresa não descarta no futuro uma expansão no Estado, como através do modelo de franquias. Atualmente são cerca de 70 colaboradores. Além de Salete, a Óptica Foernges tem na linha de frente da gestão Bruno Foernges, diretor-presidente, e Guilherme Foernges, diretor comercial.

Entre as ações que vêm sendo realizadas com a comunidade está a parceria com o Banco de Olhos. A ótica atua em dois projetos, o Saúde do Olhar e o Olhar Brasil, fornecendo óculos para crianças que necessitam dos mesmos para conseguir enxergar.

Empresa foi primeira a fazer lentes sob receita

Primeira ótica do RioGrande doSul a fazer lentes sob receita, a Foernges foi fundada por Carlos Foernges em abril de 1895. Ao longo desses 116 anos, a empresa mantém a sua matriz no prédio centenário na Rua dos Andradas, no centro de Porto Alegre. Ali funciona a área administrativa, o estoque e o laboratório que atendem as lojas da rede, todas na Capital gaúcha.

Bruno Foernges, atual diretor-presidente da operação, é neto do fundador da empresa e conta que, em 1883, Carlos Foernges montou em Montenegro uma instalação de ourivesaria, prataria e confecção de arreios. Depois, abriu uma loja em Porto Alegre e mandou o filho mais velho, João Felipe, estudar óptica na Alemanha, ainda hoje um dos principais centros do ramo no mundo. Carlos teve três filhos -
João Felipe, Bruno e Theobaldo.

Depois de dois anos, João Felipe retornou a Porto Alegre trazendo equipamentos para confecção de lentes de grau, uma novidade na época. O laboratório foi inaugurado em 1909 e, com isso, a Foernges tornou-se a primeira óptica do Estado a fazer lentes sob receita médica. Antes, os clientes recorriam a óculos prontos, com o grau pré-estabelecido. O carro-chefe da empresa ainda são óculos de grau com receita. No escritório da loja-matriz estão algumas relíquias, como um almanaque alemão editado em 1898 que traz um anúncio da óptica Carlos Foernges. Fotos antigas e reproduções de publicações na imprensa integram o acervo. 

Companhia foi fundada por Carlos Foernges em abril de 1895. ÓPTICA FOERNGES/DIVULGAÇÃO/JC

Próxima semana: Lojas Colombo

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR