Porto Alegre, domingo, 25 de agosto de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
14°C
22°C
12°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1220 4,1240 1,10%
Turismo/SP 4,0600 4,2800 1,18%
Paralelo/SP 4,0700 4,2900 1,17%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
103678
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
103678
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
103678
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Conexão Política Adão Oliveira
adaooliveira@hotmail.com

Conexão Política

Coluna publicada em 19/08/2011

Urbano e daí?

Muitas das grandes decisões de Brasília foram articuladas pela madrugada. Em restaurantes, jantares em residências oficiais e outros locais menos nobres. Pois a chegada de Mendes Ribeiro Filho (PMDB) se deu por aí. Depois de ter passado a tarde convencendo Wagner Rossi (PMDB) a se demitir, restou a madrugada para Michel Temer (PMDB) articular a ida do deputado gaúcho para - em nome do PMDB - assumir o corrompido Ministério da Agricultura. Foi fácil: a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, capitaneada por Henrique Eduardo Alves, “fechou” com a ideia. Horas depois, a presidente Dilma Rousseff (PT), que estava em São Paulo, chancelou a indicação e Mendes Ribeiro se fez ministro. Até que enfim... Para enfrentar os inúmeros pepinos na horta da Agricultura, Mendes vai procurar os ex-ministros Francisco Turra e Pratini de Moraes para aprender um pouco. Ele não entende de Agricultura - Mendes foi um guri criado em parquet - mas é articulado e tem bom senso para deliberar.

Horta As equipes técnicas do próprio ministério, da Conab e da Embrapa estão cheias de mestres e doutores que podem assessorá-lo com a maior competência. É só escolher e nomear e semear. Depois, esperar pela safra.

Chumbo

Wagner Rossi não caiu pelas denúncias recentes. Ele pediu demissão pelas denúncias que estão por vir, envolvendo aí a Doca de Santos, onde foi diretor, e os negócios pouco transparentes de seus filhos. Se ficasse no Ministério da Agricultura, seria atingido por denúncias graves que, na curva, pegariam o vice-presidente Michel Temer. Aí, não resistiu.

Perfis

Com a ida do deputado Mendes Ribeiro Filho para o Ministério da Agricultura, o suplente Eliseu Padilha (PMDB) retoma sua cadeira na Câmara dos Deputados. O vice-presidente Michel Temer encomendou a Padilha a atualização de sua “pasta dos perfis” dos congressistas. Com ela, o governo vai saber a tendência dos parlamentares em votações importantes.

Aliança

Enquanto os petistas se mexem para apresentar candidato próprio à prefeitura de Porto Alegre na eleição de 2012, o governador Tarso Genro (PT) continua defendendo uma aliança do PT com o PCdoB e o PSB. Para desgosto de Raul Pont, Adeli Sell e Maria do Rosário, Tarso tem elogiado a deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB), aspirante ao paço municipal.

Paloma

O PSB de Porto Alegre tem mais um setor de atuação em favor das minorias. Foi criado nesta quinta-feira à tarde o Núcleo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) do Partido Socialista Brasileiro (PSB) da Capital, batizado de Paloma. O deputado estadual Catarina Paladini disse que vai trabalhar por projetos que garantam os direitos dos homossexuais. É justo!

COMENTÁRIOS
Hermes Vargas dos Santos - 19/08/2011 - 09h10
Essa tese é antiga - o sujeito não precisa saber nada, basta ter bons assessores (técnicos e cientistas). Muletas não permitem que o sujeita corra, apenas ajudam a caminhar (com enorme dificuldade). Essa tese é uma afronta à meritocracia e à inteligência.


Adeli Sell -
19/08/2011 - 10h09
Não tem desgosto nem máguas. A gente faz política com posições. Sou presidente do PT e também candidato a candidato, e a maioria local quer candidato. Vou disputar.


Eduardo -
19/08/2011 - 18h21
Quem é do campo sabe que não é somente plantar e colher. Se tu não cuida as pragas tomam conta. Tomara que ajude o arroz no qual direto e indiretamente existem mais de um milho de Gaúchos pegando juntos tomara que ajude todo o setor que vai ser responsável novamente por não deixar o circo Brasil trabalhar no vermelho. Sorte ao conterrâneo.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Perda de um amigo e jornalista exemplar PTB versus PSB
O governador Tarso Genro (PT) teve baixas ao longo do seu governo. Dois partidos que integraram sua base aliada deixaram de apoiá-lo: PSB e PDT
O recado do “guardião”
Após longo impasse, comissões aprovaram relatório do senador Luiz Henrique sobre o projeto de lei que estabelece novo indexador para as dívidas dos estados com a União
Cristãos novos do PDT
Depois de 20 anos, o PDT volta a ter reais chances de vencer uma disputa majoritária estadual