Porto Alegre, sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
18°C
21°C
10°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1660 4,1680 0,09%
Turismo/SP 4,1200 4,3600 0,69%
Paralelo/SP 4,1300 4,3700 0,69%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
149951
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
149951
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
149951
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

tecnologia Notícia da edição impressa de 29/06/2011

Fisl debate a partir de hoje os rumos do software livre

Evento terá participações de nomes internacionais de destaque

Entre sete e oito mil pessoas se reúnem em Porto Alegre a partir de hoje para participar da 12ª edição do Fórum Internacional de Software Livre (Fisl12). O evento, que acontece até sábado no Centro de Eventos da Pucrs, traz para a Capital um amplo debate sobre o software livre e as oportunidades de negócios que surgem a cada ano com essa tecnologia.

No total, serão cerca de 450 atividades, entre palestras, workshops, oficinas e eventos comunitários, que buscam integrar usuários, programadores e desenvolvedores de tecnologias livres. Entre os temas debatidos neste ano está a neutralidade da rede mundial e os novos aplicativos livres para tablets e smartphones.

De acordo com o coordenador-geral da Associação Software Livre (ASL), Ricardo Fritsch, o Fisl está cada vez mais internacional. "O evento existe desde 2000 e, ao longo desses anos, estamos nos aproximando cada vez mais da comunidade de outros países", comenta. Prova disso é que essa edição contará com participações de alguns dos principais nomes do software livre no mundo, como Carol Smith, administradora do programa Google Summer of Code; Stormy Peters, líder de Developer Engagement da Mozilla, e Jared Smith, líder do Projeto Fedora.

A criadora da nova geração de protocolos para redes livres, B.A.T.M.A.N (Better Aproach To Mobile Ad-hoc Networks), Corinna "Elektra" Aichele, vem pela primeira vez ao Brasil para participar do 3º Encontro Latino-Americano de Redes Livres. O evento acontece paralelamente ao Fisl12 e tem como objetivo difundir o conceito de redes livres, trocar experiência entres os grupos e atrair novos usuários na América Latina.

Outra presença confirmada é de Daniel Domscheit-Berg, que virou figura pública ao ser a cara do WikiLeaks, juntamente com Julian Assange, durantes três anos. Após divergências ele decidiu abandonar o projeto.

O especialista alemão em Ciências da Computação realizará duas palestras durante o Fisl. Os encontros terão como foco principal o anonimato das denúncias realizadas através da internet, preservando assim a segurança das fontes de informação.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Documentos foram assinados nesta quinta-feira por José Ivo Sartori
Rio Grande do Sul lança editais para parques e polos tecnológicos
Nanossatélite brasileiro entra em órbita e tem sinais captados no país
O artefato está em órbita a uma altitude de cerca de 400 quilômetros e funciona da forma prevista
Donos de aparelhos Apple já podem baixar sistema operacional iOS 9
A Apple liberou nesta quarta-feira (16) a nova versão do seu sistema operacional, o iOS 9, que já está disponível para os modelos mais recentes de iPhone, iPad e iPod Touch
Mark Zuckerberg anunciou que a empresa já está trabalhando na nova ferramenta
Facebook terá botão ‘não curti’, anuncia Mark Zuckerberg