Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Partidos

- Publicada em 06 de Junho de 2011 às 00:00

PSB define apoio a Manuela e PT resolve adiar decisão


Jornal do Comércio
As eleições municipais de 2012 já estão ganhando forma em Porto Alegre. No final de semana, os diretórios estaduais do PT e do PSB se reuniram separadamente para avaliar o cenário político da disputa pelo Paço Municipal.
As eleições municipais de 2012 já estão ganhando forma em Porto Alegre. No final de semana, os diretórios estaduais do PT e do PSB se reuniram separadamente para avaliar o cenário político da disputa pelo Paço Municipal.
Até o momento, três candidaturas compõem o tabuleiro eleitoral porto-alegrense: a da deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB), a do prefeito José Fortunati (PDT) e a do presidente do PT na Capital, vereador Adeli Sell. No sábado, o diretório estadual do PSB chancelou o apoio a Manuela. E o PT postergou qualquer decisão para novembro, quando a legenda se reunirá para tomar uma posição definitiva.
Os petistas querem ter tempo para tentar uma alternativa que unifique todos os aliados do governo gaúcho comandado por Tarso Genro. Ou seja, uma aliança que congregue PT, PCdoB, PSB, PDT e PTB. Mas o próprio presidente o partido no Rio Grande do Sul, deputado estadual Raul Pont, admite que o cenário não é tão simples.
“Reconhecemos que é difícil, desde agora, ter uma candidatura única. Mas faremos um debate com os aliados para tentar construir uma saída comum”, explica.
Pont ressalta que a única decisão tomada até agora foi a do diretório do PT de Porto Alegre, que defende uma candidatura petista na Capital. E observa que a posição definitiva saíra em novembro, quando o partido fará um encontro estadual para debater as alianças municipais para 2012.
Mas, prevendo que será difícil unificar todos os aliados do PT no governo estadual em apenas uma candidatura para a disputa por Porto Alegre, Pont já fala em “coexistência pacífica” entre as siglas. “Poderemos ter uma coexistência pacífica e, quem sabe, um apoio mútuo no segundo turno”, projeta.
O secretário-geral do PSB gaúcho, o deputado estadual Miki Breier, reforça que os socialistas estarão com Manuela na campanha pela prefeitura da Capital. “Temos uma aliança que não é de hoje. Qualquer movimento que fizermos será junto com o PCdoB.”
Miki informa que o PSB está disposto, inclusive, a indicar o vice de Manuela. “A intenção é compor a chapa majoritária, se for necessário”.
E garante que os socialistas buscarão o apoio dos petistas para a candidatura. “Queremos que o PT esteja conosco. Manteremos essa linha de discussões”, aponta o deputado.
No mês passado, outros dois eventos anteciparam o debate sobre as eleições de 2012 em Porto Alegre. O prefeito José Fortunati convidou o PT para compor a administração da Capital - mas o diretório porto-alegrense recusou a aliança – e a direção estadual do PCdoB propôs uma agenda de encontros com o PT, o PSB e o PPL para discutir o pleito do ano que vem.
Além disso, outros partidos avaliam o cenário de 2012. O DEM lançou o presidente do diretório da Capital e deputado estadual Paulo Borges como candidato em Porto Alegre.
O PMDB discute internamente as possibilidades: continuar apoiando Fortunati, lançar candidatura própria ou compor com outro partido.
O PP, que está na base aliada do prefeito Fortunati, também não decidiu ainda o que fará. O partido chegou a cogitar o lançamento da senadora Ana Amélia Lemos ao Paço Municipal.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO