Porto Alegre, quinta-feira, 21 de outubro de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
142534
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
142534
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
142534
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Copa 2014 Notícia da edição impressa de 16/05/2011

Canela confia na boa estrutura para ser escolhida pela Fifa

Erik Farina

RITA SOUZA/DIVULGAÇÃO/JC
Cidade tem um clima ameno e muitos atrativos, como o Parque do Caracol, para encantar os tursitas.
Cidade tem um clima ameno e muitos atrativos, como o Parque do Caracol, para encantar os tursitas.

Vizinha e ao mesmo tempo concorrente de Gramado, Canela espera figurar na lista final da Fifa que definirá as cidades aptas e receber delegação para a Copa de 2014.

O secretário de Turismo de Canela, Sérgio Luiz dos Santos, explica que a cidade atua lado a lado com Gramado para receber uma ou mais seleções durante o evento.

Ou seja, ao invés de rivalidade, as cidades sabem que a confirmação de uma beneficiaria diretamente a outra, pois ambas estão separadas por apenas sete quilômetros de estrada asfaltada. As negociações entre a prefeitura, empresários e Fifa se iniciaram pouco depois de Porto Alegre ter sido confirmada oficialmente como uma das sedes do evento.

A infraestrutura da cidade, no entender da prefeitura, é adequada e tem qualidade suficiente para atender à demanda que surgirá durante a Copa do Mundo. "Infraestrutura é um dos nossos pontos fortes para competir com os demais municípios. Temos uma boa oferta de hotéis, gastronômica e lazer. Levamos a vantagem de não precisar de grandes investimentos nestas áreas", explica Santos.

Os profissionais que trabalham nos pontos de recepção de turistas de Canela estão preparados para atender ao exigente visitante internacional, acredita o secretário. "Uma vez que Canela, ao lado de Gramado, figura como um dos principais pontos de atração de turistas internacionais ao Brasil, garçons, recepcionistas, guias e prestadores de serviços têm, em boa quantidade, conhecimento biíngue."

O principal desafio que surge para a cidade é erguer um Centro de Treinamentos (CT) ou adaptar um já existente aos padrões exigidos pela Fifa. Hoje há três campos de futebol que poderiam servir para este fim: as instalações do Sesi, a sede do Clube Serrano, que disputa campeonatos amadores de futebol, e um campo pertencente a uma empresa privada, localizado no Bairro Celulose.

Este último seria o preferido para ser adaptado conforme as exigências. O CT já recebeu pré-temporadas de Grêmio e Internacional entre os anos 1990 e início dos anos 2000, e necessitaria menores investimentos em adaptações. Hoje, o espaço é utilizado para os jogos do campeonato municipal de futebol. O campo está localizado em um terreno amplo, que possibilitaria ampliação de instalações, e sua compra pela prefeitura já está sendo negociada, independentemente da Copa.

A prefeitura de Canela irá aguardar uma sinalização da Fifa quanto às cidades escolhidas para receber delegações antes de iniciar os investimentos na melhoria dos CTs disponíveis. "Quando tivermos a aprovação, faremos os investimentos necessários, inclusive contando com o parecer da entidade quanto a qual dos campos estaria mais adequado às suas exigências", afirma Santos.

Os investimentos em infraestrutura privada e pública que naturalmente ocorrerão caso Canela seja confirmada como uma das sedes de delegações seriam muito bem-vindos. Por fim, a herança de um CT estilo internacional beneficiaria a comunidade, diz o secretário, uma vez que traria mais qualidade de vida à população e abriria mais um espaço para a atividade de jovens.

Canela tem um clima ameno e muitos atrativos turísticos, como o Parque do Caracol, o Alpen Park e a Igreja Matriz. Atrações na cidade e nos demais municípios da região Serrana não faltam para encantar o visitante.

Hotel Continental já bloqueou apartamentos para Copa

Um dos principais hotéis da região das Hortênsias, o Hotel Continental, já bloqueou 150 de seus 172 apartamentos para a Fifa durante a Copa do Mundo de 2014. Ao lado de outros hotéis da Serra, o Continental iniciou os contatos com a entidade de futebol logo após a confirmação de que o Brasil receberia o torneio, e a definição dos bloqueios se deu no ano passado. "Caso Canela receba delegações, teremos uma ótima estrutura a oferecer, pois estamos em um local cercado de verde, com segurança e privacidade, com espaço para atividade física e convenções", afirma Marcelo Carvalho, diretor do Continental. O empreendimento já recebeu delegações do Grêmio durante pré-temporadas em dez ocasiões. No início deste ano, a equipe do Novo Hamburgo escolheu o local para a preparação ao Campeonato Gaúcho.

O Continental tem feito uma série de reformas em sua estrutura para ficar pronto aos turistas durante a Copa. Parte dos apartamentos tem sido reestruturada, assim como o local para promoção de convenções e reuniões. Executivos da Match - empresa que gerencia os contratos comerciais da Fifa - fizeram uma visita às instalações do hotel em março, e uma nova visita está prevista para os próximos dois meses.

O empresário acredita que a cidade tem muito a oferecer tanto para as delegações quanto para os torcedores que vierem conferir a preparação de sua seleção. "Receber uma delegação representaria uma grande oportunidade de mídia mundial, o que estimularia o turismo em toda a região", arremata o secretário de Turismo de Canela, Sérgio Luiz dos Santos.

O Jornal do Comércio publica, até o dia 27 de maio, uma série de matérias com as 12 cidades gaúchas pré-selecionadas pela Fifa para receber delegações estrangeiras durante a fase preparatória para a Copa do Mundo de 2014. Em todo o País, foram indicadas 145 cidades, mas o número deve ser reduzido para 90 até dezembro. Veja nesta terça-feira (17) a reportagem sobre o município de Gramado.

Leia também:

Novo Hamburgo qualifica hotéis para receber o Mundial

Pelotas é a representante da Metade Sul na Copa

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Institutos europeus dizem que Brasil ‘perdeu’ com Copa
Para membros da Fifa, o impacto real da Copa no Brasil apenas será conhecido em um prazo de cinco anos
Copa elevou percepção de demanda fraca em serviços
Para a Fundação Getulio Vargas (FGV), que apura o índice, este padrão "confirma o efeito negativo da paralisação parcial das atividades durante a Copa"
Visa divulga gastos com cartões em estádios e Fan Fest
No total, foram feitas 582,3 mil transações financeiras de 12 de junho a 13 de julho nas 12 cidades-sede do mundial
Segundo ANTT, 19 mil turistas chegaram ao País de ônibus na Copa
Os fretamentos internos somaram 6.869 viagens com destino às cidades-sede, o que representa 32% do total de deslocamentos interestaduais realizados no período do Mundial