Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Clima

- Publicada em 15 de Abril de 2011 às 00:00

Meteorologia prevê chuvas fortes no Estado até domingo


ANA PAULA APRATO/JC
Jornal do Comércio
A chuva não dará folga para os gaúchos até sábado, pelo menos. A instabilidade que chegou nesta quinta-feira ao Rio Grande do Sul permanecerá provocando chuva forte e só deverá diminuir no domingo.
A chuva não dará folga para os gaúchos até sábado, pelo menos. A instabilidade que chegou nesta quinta-feira ao Rio Grande do Sul permanecerá provocando chuva forte e só deverá diminuir no domingo.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo nesta sexta-feira seguirá nublado no Estado. De acordo com o Inmet, o dia será de chuva forte na região Sul. "Principalmente em Santa Catarina e no Norte do Rio Grande do Sul", afirma o meteorologista Gil Russo. Além da chuva, pode cair granizo em pontos isolados. O quadro segue o mesmo para o sábado, com as nuvens se dissipando no domingo, apesar de ainda poder haver resquícios de chuva. As temperaturas seguem amenas no Estado, com a máxima chegando aos 28 graus no domingo.
Para Porto Alegre, a previsão também é de dias chuvosos até o domingo. Conforme a MetSul Meteorologia, a sexta-feira vai ser de muitas nuvens na Capital com a possibilidade de ocorrência de pancadas fortes de chuva a qualquer hora do dia. A temperatura pouco oscila e deve se situar entre 20 e 26 graus.
O fim de semana e a próxima segunda-feira devem ser ainda de instabilidade com muitas nuvens e períodos de precipitação. O risco de chuva forte na Região Metropolitana permanece. No domingo, o cenário melhora com o avanço de uma massa de ar mais quente para a Metade Norte, deslocando, assim, a instabilidade em direção ao Sul gaúcho, o que permitirá aberturas de sol do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul com elevação da temperatura. Com a umidade e o ar abafado no domingo, nuvens carregadas podem se formar e provocar pancadas localizadas de chuva e até temporais isolados da tarde para a noite.
A chuva desta quinta-feira já estava prevista, mas isso não foi razão para que os transtornos causados por ela deixassem de ocorrer e de serem grandes. Diferentemente do que acontece geralmente, a precipitação atingiu quase todo o Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre, a chuva surgiu já no início da manhã. A precipitação seguiu intensa até por volta das 15h30min, quando começou a diminuir. Como de praxe, problemas na rede de semáforos e no fornecimento de energia elétrica, além do surgimento de alguns pontos de alagamentos. Foi registrada lentidão do trânsito nas avenidas Sertório, Panamericana e Farrapos e em seus cruzamentos.
Em Santa Cruz do Sul, houve queda de barreiras e as aulas em nove escolas tiveram de ser canceladas na zona rural. A região do vale do Rio Pardo também foi castigada. A região central gaúcha também sofreu. No município de Santa Maria, a chuva no dia ultrapassou a média mensal, fazendo com que o arroio Passo das Tropas transbordasse. A BR-386, em Lajeado, e a RSC-153, em Vale do Sol, tiveram de ser bloqueadas devido a problemas na pista.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO