Porto Alegre, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
null°C
null°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8790 3,8810 0,72%
Turismo/SP 3,8600 4,0600 1,24%
Paralelo/SP 3,8700 4,0700 1,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
171993
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
171993
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
171993
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Artigo Notícia da edição impressa de 07/04/2011

Guilherme Socias Villela

João Antonio Dib

Após a gestão Telmo Thompson Flores, assumia a prefeitura, em 8 de abril de 1975, o jovem economista Guilherme Socias Villela. Assim como seu antecessor, Villela prestigiou os quadros do município, desenvolvendo grandes projetos urbanísticos, principalmente o I Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano/PDDU. Criou o Projeto Cura, com o qual reurbanizou a Ilhota, partes do Menino Deus, Cidade Baixa e Praia de Belas, abrindo a Erico Verissimo e a Aureliano Figueiredo Pinto. A administração Villela está ligada à construção dos corredores de transporte da Assis Brasil, Farrapos, Protásio Alves e Bento Gonçalves, com sinalização especial, abrigo para passageiros e terminais de transbordo. A Bento foi duplicada e pavimentada até o município de Viamão, dando acesso ao bairro Lomba do Pinheiro e Campus da Ufrgs. Ampliou e pavimentou outras vias, entre elas a I Perimetral, trechos da radial Teresópolis, Voluntários da Pátria, Ipiranga, Cel. Marcos, Juca Batista, Nilo Peçanha e Sertório. Abriu a Vasco da Gama, como binário da Independência, construindo na Ramiro Barcelos o viaduto Ildo Meneghetti, além de muitas outras obras viárias. Na área dos transportes, instituiu as tarifas “única” e “integrada” para os ônibus, criou as linhas transversais T1, T2, T3 e T4 e ainda o Programa de renovação e ampliação da frota. Na área educacional, construiu ao longo de oito anos (1975/1983) 194 escolas com 585 novas salas de aula. 

Na área cultural, além do Centro de Cultura, criou o Brique da Redenção, o Museu da Cidade e o Conselho do Patrimônio Histórico, permitindo a preservação e recuperação de muitos prédios históricos. Construiu a hidráulica da Ilha da Pintada e ampliou as do Menino Deus, Moinhos de Vento, São João e Belém, possibilitando que 98% da população consumisse água potável. Na área de saneamento criou, em convênio com o Dmae/Corsan, o projeto Rio Guaíba e ampliou a rede de esgotos em 120 km. As áreas verdes tiveram grande expansão: 35 novas praças, além dos Parques Marinha do Brasil, Maurício Sirotsky Sobrinho, Mascarenhas de Moraes e 20 de Maio. Criou, pioneiramente no País, em 1976, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Na área habitacional, iniciou a regularização e a urbanização de vilas populares, dotando 14 delas com infraestrutura; adquiriu áreas para loteamentos; entregou 9.300 lotes urbanizados e 6.500 casas e apartamentos para baixa renda, na Vila Nova Restinga. Construiu a primeira etapa do Porto Seco e implantou a infraestrutura do distrito industrial da Restinga.

Vereador/PP e ex-prefeito da Capital

COMENTÁRIOS
Lena - 07/04/2011 - 10h13
Guilherme Socias Vilela - Esse sem dúvida está entre os melhores prefeitos que Porto Alegre já teve. Quanto ao resto, bem, são resto mesmo.


Angela de Abreu Rodrigues -
08/04/2011 - 15h55
As obras realizadas pelo prefeito na cidade, há décadas atrás causaram estranheza na população na época em que foram construídas. No entanto, anos depois, a cidade não mais realizou obras daquele porte, tão necessárias e fundamentais para o seu desenvolvimento. Trânsito que pára em vários pontos, veículos parados horas quando ocorre algum acidente, atropelamento, sem falar na vergonhosa situação das carroças. Os buracos se espalham, lixões se formam, hospitais são motivos de vergonha e indignação. Infelizmnte, essa é nossa realidade, mas não devemos nos acostumar a viver do passado. Que ele sirva para nos inspirar para o futuro. Uma boa tarde.


ruth -
11/06/2011 - 21h48
Ele sera sempre lembrado pois foi um grande prefeito e um pessoa muito preocupado com fazer de porto alegre um lugar mais humano abraço dr

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Acorda, Brasil
A maré da indignação nacional, por força de suas vertentes naturais, rompeu os diques da tolerância popular e se espraiou com a violência de um tufão
O Dia Mundial do Turismo no Rio Grande
Domingo, dia 27 de setembro, será comemorado o "Dia Mundial do Turismo no Rio Grande do Sul"
Dilma: pague a compensação da Lei Kandir
Aprovada em 1996, a lei federal isenta o ICMS de produtos e serviços para exportação
Fusões & Aquisições, oportunidade e risco
Quatro vezes um é igual a um! Essa é ainda a matemática feita pelo investidor estrangeiro em relação ao Brasil