Porto Alegre, sexta-feira, 07 de agosto de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
25°C
13°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
148598
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
148598
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
148598
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Parque Farroupilha Notícia da edição impressa de 24/02/2011

Prefeitura da Capital decide fechar o minozoo da Redenção

RICARDO STRICHER/PMPA/DIVULGAÇÃO/JC
Animais que vivem no local serão remanejados.
Animais que vivem no local serão remanejados.

É só uma questão de tempo. Criado em 1925, sofrendo alterações no decorrer dos anos, e passando, em 1984, a receber o nome de uma conhecida defensora dos animais de Porto Alegre, Palmira Gobbi Diaso, o minizoo do Parque da Redenção está com os seus dias contados.

A superintendência estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) somente aguarda o envio de documentação formal por parte da prefeitura de Porto Alegre anunciando sua intenção de não manter e nem de realizar melhorias nas instalações, para autorizar o fechamento e remoção dos animais do local. A decisão foi tomada ontem, durante reunião do superintendente do órgão João Pessoa Moreira Junior com a primeira-dama do município, Regina Becker, e técnicos.

Segundo a primeira-dama, as instalações não apresentam mais condições de abrigar os seus 85 moradores, como micos-prego, jabutis, araras e papagaios. Conforme Regina, em recente vistoria do Ibama o local foi reprovado. "Essa situação nos preocupa muito. Precisamos urgentemente realocar esses animais para áreas mais apropriadas, para que tenham uma vida melhor e não fiquem tão expostos como, infelizmente, acontece hoje."

Mas o problema não se resume às instalações do local. "Outros fatores que nos levam a tomar essa atitude são, por exemplo, a vulnerabilidade dos bichos à ação de vândalos, a exposição à poluição, o intenso fluxos de veículos na região e até as grandes obras que estão sendo realizadas próximas àquele local. É importante frisar que estamos lidando com vidas e nosso compromisso é garantir que sejam preservadas", observa.

Conforme ficou acertado na reunião, a documentação necessária deverá ser enviada para o Ibama ainda nesta semana. Caberá ao instituto elaborar os procedimentos e a logística necessários para o remanejamento dos animais, bem como apresentar os criatórios conservacionistas habilitados a abrigar os bichos. Ao mesmo tempo, a prefeitura ficará responsável pela logística para a retirada dos animais e pela alimentação pelo período de um ano. Também ficou acertado que a área do minizoo irá abrigar um memorial sobre a história do lugar, com fotos e informações sobre espécies da fauna silvestre.

COMENTÁRIOS
Luciano - 24/02/2011 - 13h35
O parque Redenção reune todos os finais de semana grande quantidade de visitantes. Para muitos é a única opção de lazer e de contato com a natureza. É uma pena privar nossas crianças do contato mais próximo com estes animais. Conhecer para preservar !!!


Ibirá Lucas -
24/02/2011 - 16h39
É importante adequar o zoológico ao Bem estar dos Animais, a prefeitura deve realizar manutenção e adequações melhorando o zoo conforme recomenda o IBAMA. Este local é patrimônio cultural tombado. Deve ser melhorado, e mantido na redenção.


Mauricio -
24/02/2011 - 18h58
o Governo Fortunati não consegue manter 85 animais silvestres reassintando os mesmo em um novo mini zoo, ainda quer fazer cpa do mundo! que falta faz a Isabela Fogaça!


ana -
25/02/2011 - 08h34
O Prefeito Fortunati e a primeira dama se dizem defensores dos animais, mas querem se livrar dos animais do Minizoo para cortar despesas no município.


Bruno -
25/02/2011 - 22h19
A primeira dama não leu o livro Pequeno Principe, agora que condenar a morte todos os animais do Mini ZOO.


Foguinho -
26/02/2011 - 19h39
vão fazer um anfiteatro no local e entregar para a multinacional Pepsi Cola, e os moradores ecomodados pelo barulho no Bom Fim que se mudem!

imprimir IMPRIMIR