Porto Alegre, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
34°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8790 3,8810 0,72%
Turismo/SP 3,8600 4,0600 1,24%
Paralelo/SP 3,8700 4,0700 1,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
505509
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
505509
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
505509
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

RIO DE JANEIRO 25/11/2010 - 15h49min

Ataques de bandidos no Rio continuam nesta quinta-feira

Agência O Globo

Antonio Scorza/ AFP/ JC
Automóveis e ônibus continuam sendo queimados em diversos pontos da cidade.
Automóveis e ônibus continuam sendo queimados em diversos pontos da cidade.

Nesta quinta-feira (25) bandidos fizeram novos ataques no Rio. Um caminhão, um carro e uma moto foram incendiados na Avenida Brasil, altura de Barros Filho. Um micro-ônibus foi incendiado na Rua Caxambu, em Rocha Miranda, próximo à estação do Metrô de Irajá e outro pegou fogo na Rua Sampaio Vianna, em frente ao número 35, próximo da Rua do Bispo, no Rio Comprido. Um carro pegou fogo no acesso à Avenida Lobo Júnior, na Penha, bloqueando o trânsito. Não há informações sobre vítimas.

No início da tarde, um ônibus foi incendiado na Rua Comandante Ary Parreira, na altura do número 1.128, em São Gonçalo, na localidade de Porto Velho. Segundo testemunhas, três bandidos pararam o coletivo e mandaram as duas pessoas que estavam dentro descer. Em seguida, atearam fogo ao veículo. Um dos bandidos foi preso pela PM. O ônibus fazia a linha 13, que vai para Icaraí. Bombeiros estão no local.

Na Tijuca, dois ônibus da linha 409 foram incendiados, na altura do Colégio Batista. Um passageiro ficou ferido. Também na Zona Norte, bandidos tentaram incendiar um carro na Rua Cachambi, mas apenas uma das rodas foi parcialmente incendiada. Na Estrada do Camboatá, em Costa Barros, um ônibus foi incendiado. Não há informações sobre feridos nos dois ataques.

Bandidos atiraram uma granada de efeito moral no pátio do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) na
Chatuba, em Mesquita. Segundo informações de policiais militares, ninguém ficou ferido. Houve perseguição, tiroteio, mas os bandidos conseguiram escapar.

Uma van foi incendiada na Avenida Cesário de Melo, em Santa Cruz. Segundo primeiras informações da polícia,
na perseguição aos criminosos, duas motos que transportavam os bandidos foram recuperadas. Os criminosos fugiram na direção da Favela do Rola.

Segundo o técnico em eletrônica Luiz Mendes, que estava dentro do coletivo, em Rocha Miranda, havia sete passageiros no momento do ataque.

"Os bandidos não deixaram as pessoas saírem. Pulamos pela janela. Se o ônibus estivesse cheio, teria acontecido uma tragédia", disse Mendes.

Bombeiros foram acionados para conter as chamas de um veículo na Rua Guiraréia, também em Rocha Miranda. Mas, ao chegar ao local, verificaram que havia apenas pneus em chamas, e não um ônibus.

Já bombeiros do quartel de São Gonçalo seguiram para a Estrada de Santa Isabel, em Santa Isabel, onde mais um ônibus, que faz a linha Santa Isabel-Alcântara, foi incendiado. O veículo foi totalmente destruído.

Testemunhas informaram à polícia que o incêndio foi provocado por motoristas de vans que circulam na região e que estariam se aproveitando da onda de ataques no Rio para atacar os ônibus.

Também na manhã desta quinta-feira, garis da Comlurb encontraram seis bananas de dinamite enroladas em fios e com um relógio. O artefato foi encontrado dentro de uma lixeira na rua Sanatório, perto da Rua Carolina Machado, em Madureira. Segundo os policiais militares do 41º BPM (Irajá) o Esquadrão Anti-Bombas foi acionado, e o explosivo foi recolhido.

Os motoristas devem ficar atentos porque blitzes policiais estão sendo feitas em vários pontos da cidade. Na madrugada, quatro ataques foram registrados, e uma pessoa foi baleada. Sete pessoas — entre elas quatro menores — foram presas. Os ataques fizeram com que várias ruas da cidade ficassem vazias na madrugada, e o comércio ficou fechado - a segurança foi reforçada pela PM.

O caso mais grave foi registrado na Avenida Brasil, pista sentido Zona Oeste, altura da Penha. Por volta das 23h30m, bandidos interceptaram um ônibus da Viação Flores na altura da Cidade Alta, na pista sentido Zona Oeste. O motorista Reginaldo Dias Peixoto, 36 anos, não obedeceu a ordem de parar e os criminosos atiraram. Em seguida, atearam fogo ao veículo. O motorista foi atingido na cabeça e levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

Em Botafogo, um carro foi incendiado na Rua Jornalista Orlando Dantas. Por volta de 1h, dois rapazes atearam fogo num Clio Sedan que estava estacionado. O proprietário do veículo, o empresário Marcondes Valois, 45 anos, disse na delegacia que estava dormindo, e acordou com o barulho da explosão: "Liguei para a portaria e disseram que tinha um carro pegando fogo. Quando desci, vi que era o meu. Comprei o carro há dez dias, e não estava no seguro".

O empresário revelou que há dois anos sofreu assalto na Linha Amarela. Na ocasião, foi baleado no braço esquerdo. Ele falou sobre a sensação de insegurança na cidade.

"É uma sensação de pés e mãos atados. Não temos o que fazer, está fora de controle. É o remédio amargo que teremos que tomar. E o meu está sendo ainda mais amargo. Vamos ter que passar por isso, mas depois vai melhorar. O trabalho que a PM está fazendo (UPPs) é para melhorar. E vai melhorar", disse Marcondes, se referindo às instalações de Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs).

Os rapazes acusados de incendiar o veículo foram presos minutos depois do crime, por policiais do 2º BPM (Botafogo). Segundo a polícia, Wellington Pereira da Silva, 21 anos; e Fernando Buecker dos Santos, 25, foram detidos na Praia de Botafogo. Eles estavam com uma mochila com roupas e um pacote de fósforos. Em depoimento na 12ª DP (Copacabana), eles confessaram que fazem parte de uma facção criminosa, e que vieram de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, para fazer os ataques.

Em Vila Isabel, a polícia prendeu quatro rapazes  — três deles menores de idade. Eles estavam com garrafas cheias de gasolina e coquetéis molotov. Com o grupo também foi apreendida uma pistola 9mm sem munição. Segundo a polícia, os presos teriam confessado que iriam incendiar veículos a mando do traficante Leandro Nunes Botelho, o Scooby, ex-chefe do tráfico de drogas do Morro dos Macacos. Um dos criminosos foi identificado como Alessandro Campos Santos, 18 anos.

Na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, um Escort foi incendiado na Avenida Ayrton Senna. Em Laranjeiras, um menor foi apreendido com uma garrafa de gasolina. Ele foi conduzido à 5 DP (Gomes Freire), e depois encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

No início da madrugada, outro ônibus foi incendiado na Avenida Presidente Costa e Silva, no bairro de Edson Passos, em Mesquita, na Baixada Fluminense. Ninguém ficou ferido.

Na noite de quarta-feira, dois motoqueiros deixaram uma mala na Rua São Cristóvão, a cerca de 200 metros da 17ª DP, e avisaram à população para que não se aproximasse. O 4º BPM foi avisado, assim como a Polícia Civil. Agentes da Divisão Antibombas detonaram a mala, mas não encontraram nenhum objeto suspeito.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
PM afasta policiais do Bope investigados por sumiço de corpo de Amarildo
Eles ficarão afastados até a conclusão do Inquérito Policial Militar (IPM) que investiga a participação deles no caso
Incêndio atinge lojas do Saara e para trânsito no Centro do Rio
Outras três lojas foram atingidas: uma desabou, mas não há relato de feridos até o momento
Ministério Público do Rio vai à Justiça contra reajuste de tarifas de ônibus
O aumento foi o maior dos últimos anos e é quase 100% superior à inflação do período, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Palco para o Réveillon de Copacabana está praticamente pronto
Na manhã de hoje, com termômetros em torno dos 30 graus Celsius, diversos turistas aproveitaram o passeio na praia para tirar foto do palco principal, que está quase pronto