Porto Alegre, domingo, 15 de dezembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
27°C
28°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1070 4,1090 0,36%
Turismo/SP 4,0400 4,2900 0,74%
Paralelo/SP 4,0500 4,2800 0,69%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
231937
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
231937
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
231937
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 11/11/2010

Os três mosqueteiros

CACO ARGEMI/DIVULGAÇÃO/JC

Parecem até os três mosqueteiros na foto, apesar de que mosqueteiro mesmo só o presidente do Grêmio, Duda Kroeff (d). Ele o presidente do valoroso coirmão, Vitório Piffero, conversaram com o governador eleito Tarso Genro sobre a futura Secretaria do Esporte. Muito em breve os dois dirigentes serão ex-atletas, ou melhor, ex-presidentes, aí quem sabe Tarso repete a foto com os novos titulares da área.

Vaga para cavalo

Teve repercussão nacional o “estacionamento” de um cavalo em rua de Santa Maria. O aposentado Dalton Luiz Zappe botou seu pingo em uma vaga com parquímetros. No pescoço do cavalo estava amarrado o tíquete de estacionamento pago. Mas em matéria de ineditismo ninguém ainda superou outro xiru, que há anos deixou seu rocinante numa vaga para deficientes físicos da Câmara Municipal de Porto Alegre. Justificativa: o cavalo estava manco.

Sem explicação

O que não dá para entender é a facilidade com que quadrilhas assaltam agências bancárias usando explosivos furtados de pedreiras ou construtoras. Em tese, estas empresas deveriam cuidar deste material como o Fort Knox cuida das reservas americanas de ouro. É possível se não provável que depósitos de fogos de artifício tenham vigilância maior.

Comissão dos Precatórios

O deputado Frederico Antunes (PP) participou de reunião com os integrantes da Comissão dos Precatórios, quando foi analisada a lentidão na liberação dos pagamento. De acordo com o deputado, existe uma desinformação geral sobre como proceder em processos que envolvem pagamento de precatórios, inclusive por parte de advogados.

Nova coordenadora

A deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) foi eleita, por unanimidade, para coordenar a bancada gaúcha no Congresso. A reunião contou com a presença de representantes do PT, PMDB, PSDB, DEM e PP. A comunista, abraçada pelo deputado federal eleito Osmar Terra (PMDB), entra no lugar do deputado Germano Bonow (DEM).

Ainda o cais

De um leitor sobre a possibilidade de entrar água na revitalização do Cais Mauá: “É bem provável, sim. Sucede que a autorização dada pelo Conselho da Autoridade Portuária do porto de Porto Alegre condiciona que os lucros advindos sejam carreados ao próprio porto e não à caixa única do Estado, como consta do edital”.

Aquece ou esfria?

As temperaturas abaixo de zero registradas na Argentina e inferior a 10 graus centígrados no Rio Grande do Sul – em novembro! – ensejam uma pergunta: afinal, é aquecimento ou desaquecimento global?

Linguiça Panamericana

Tem muita linguiça em baixo do pirão do Banco Panamericano. Não faz sentido culpar agora a diretoria pelo balanço fajuto quando ainda em 2009 a Caixa Econômica Federal comprou 49% do controle da instituição, “adotando as melhores práticas de mercado”, segundo a nota da CEF. Por que a Caixa botou (ou teve que botar) essa grana federal no baú do seu Silvio Santos?

Só queria entender

Da série “Eu só queria entender”: a tônica do G-20 é de “movimento em direção a taxas de câmbio regidas pelo mercado”. Não que isso seja novidade, mas é exatamente o contrário disso que países como EUA e China vêm fazendo, não? Então estamos esperando o que dessa enrascada? Que alguma Fada do Câmbio bata sua varinha mágica e resolva o caso?

Ajustamento de conduta

O Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos RS (Sintect/RS) firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) com Ministério Público do Trabalho, obrigando-se a cumprir os prazos previstos no estatuto da entidade sobre a convocação de assembleias gerais para discutir propostas de negociação coletiva.

Vendas para 2011

A direção do Festival do Turismo de Gramado já pensa o evento de 2011 antes mesmo de começar o deste ano. Durante os dois dias de feira, dias 19 e 20 de novembro, os estandes para 2011 já estarão sendo comercializados com preço promocional.

Problemas da cidade

A respeito da nota sobre o mau estado das ruas do bairro São Geraldo, leitora reforça a reclamação. “Sou moradora em uma das citadas ruas. Não tem carro que aguente tanta buraqueira, e se não bastasse, a iluminação pública é de dar dó”. Ela também reclama da segurança da área.

Miúdas

  • AES Sul assina hoje/19h30min o contrato de restauração da Igreja Matriz de Caçapava do Sul.

  • SulAmericano de JetSki será dias 4 e 5 de dezembro em Guaíba. Informações em www.photojetski.com.br.

  • Encontro Nacional de Xirus é uma das atrações do Rodeio Internacional do Mercosul, de 24 a 28 em Gravataí.

  • Escola Alcides Maya e a Coomed farão hoje ações de conscientização sobre o diabetes.
COMENTÁRIOS
Nora - 11/11/2010 - 08h25
Problemas da cidade - não quem aguente a cidade nesse estado decadente. Parece que o prefeito sumiu... procura-se um competente. Se alguém encontrar, favor enviar para a prefeitura da cidade.


Angela de Abreu Rodrigues -
11/11/2010 - 15h56
Infelizmente, há muitos anos a nossa querida capital está abandonada: carroças no meio do trânsito caótico, muito lixo acumulado em vários cantos. Só ouvimos falar em preparar a cidade para a Copa do Mundo e Olímpiadas, mas parece que em quatro anos nada será feito.Filas em postos de saúde, falta de vagas em hospitais, desrespeito coma população com a falta de segurança. Não podemos espoerar nem mas um ano para que investimentos sejam feitos em muitas áreas. Boa tarde.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento