Porto Alegre, segunda-feira, 21 de janeiro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
32°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7700 3,7720 0,37%
Turismo/SP 3,7300 3,9300 0,51%
Paralelo/SP 3,7400 3,9400 0,51%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
887542
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
887542
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
887542
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 01/11/2010

Um minuto de fama

MARCELO G. RIBEIRO/JC

O mesário Diego Agnes roubou a cena na Zona Eleitoral em que Dilma Rousseff votou. Se xingamento de cinegrafista e fotógrafo matasse, ele estaria nos sete palmos, porque estava prejudicando o trabalho dos profissionais. Pergunta: mesário pode torcer no exercício da função? Segundo o advogado Antônio Augusto Mayer dos Santos, não pode porque como mesário ele é funcionário público ad hoc.

O Cara, a Cara

Lugar comum, mas é Lula o grande vencedor, do início ao fim. Dilma Rousseff também disse a que veio. O que Lula fará no futuro provavelmente nem ele mesmo saiba. Fica desempregado, como ele mesmo disse no domingo nas entrevistas. Pode até ser, mas receberá um belo auxílio-desemprego como ex-presidente e estrutura com cerca de 30 funcionários à sua disposição.

MARCELO G. RIBEIRO/JC
MARCELO G. RIBEIRO/JC
Lei da Selva

O comportamento de parte da imprensa na cobertura feita para a candidata Dilma Rousseff não raro teve comportamento de manada. Um horror. Com direito a palavrões e sai da frente palhaço – para não usar outra palavra - a toda hora. Explica, mas não justifica. Pareciam gnus em desespero se atropelando para atravessar um rio.

A ajuda da FAB

Mais de 500 urnas eleitorais chegaram a localidades de difícil acesso no Norte e no Nordeste do País através de aeronaves da Força Aérea brasileira. No caso do Acre, helicópteros levaram para pelo menos 32 aldeias o dobro de urnas (240) do primeiro turno. Graças à FAB.

Day after

Agora que a campanha terminou, o Brasil vai ter que encarar o desafio do que fazer com as dezenas de bilhões de barris de petróleo descobertos desde o início da campanha.

Não vingou

A propósito da afirmação do ex-vice-governador Antônio Hohlfeldt de que o Codes – mas podem chamar de Conselhão – é lei desde 2003, a assessoria do PT na Assembleia esclarece que, de fato, ele já existia, mas “completamente paralisado desde dezembro de 2004, quando Hohlfeldt apresentou um relatório produzido pelo secretário Aod Cunha”.

Bronca do defensor

Nenhum dos nove candidatos à presidência respondeu carta de compromisso para fortalecer a Defensoria
Pública da União, que atende quem não tem dinheiro para pagar advogado. A informação é do site Congresso em Foco.

Bronca de leitora

Cliente que adquiriu carro numa revenda há seis meses tentava resolver um problema do limpador de para-brisa, que veio com defeito da fábrica. Depois de semanas de idas e vindas e inúmeros transtornos, finalmente veio um novo limpador. Pediu que levassem o carro para seu local de trabalho.  A resposta foi que clientes assim não interessavam.

O futuro das pesquisas

As críticas feitas às pesquisas eleitorais certamente encontrarão eco no futuro Congresso. O problema é que vai ser difícil proibi-las, mesmo obstaculizá-las de alguma forma, garante o ex-candidato José Fogaça. O Congresso chancelou o “arcabouço jurídico” - leia-se constitucional - que regra estes institutos.

Colocação estratégica

Há vários candidatos disputando o prêmio Papagaio de Pirata do Ano, noves fora, os íntimos e convidados especiais da candidata petista. Embora não esteja concorrendo, o ex-governador Alceu Collares deu uma aula de como se posicionar junto a uma celebridade. Quando Dilma Rousseff saiu do Plaza rumo à van, adivinhem quem estava já sentadito na janela?

Estádios-suporte

Entrevista ao Jornal Gente da Rádio Band, o prefeito José Fortunati disse que a prefeitura já está em conversações para satisfazer mais uma exigência da Fifa, a de que a Capital terá que disponibilizar três estádios-suporte, para treinos das seleções. Além da futura Arena do Grêmio, estão qualificados a Pucrs, o Porto Alegre de Assis & Ronaldinho e o Zequinha, entre outros. Detalhe: eles têm que ser em Porto Alegre.

Ciranda cirandinha

Eclético mesmo é o PTB. Participou dos governos Germano Rigotto (Luis Lara no Turismo), Yeda Crusius (Elói Guimarães na Administração), faz parte do governo José Fortunati e se fará presente no governo Tarso Genro, com a recriação de uma pasta que será ocupada pelo partido. Tem mais: os petebistas Cláudio Manfrói e Elói Guimarães são suplentes dos senadores Sérgio Zambiasi (PTB) e Pedro Simon (PMDB). E, claro, o partido é Dilma desde criancinha.

Requiescat in pace

Decididamente o Rio Grande do Sul é um cemitério de batráquios. A BR-101, cujo término já foi anunciado vezes sem conta, agora teve trechos embargados pelo Ministério do Trabalho. É o caso de requisitar a Nasa, cuja ajuda foi valiosa para “desenterrar” os mineiros chilenos. Temos sapos em abundância.

Miúdas

• Grêmio Náutico União inaugura dia 11/19h/sede Moinhos de Vento o Parque Aquático Newton Silveira Netto.
Pelo segundo ano consecutivo, as empresas da AES Brasil são reconhecidas pela Fundação Nacional da Qualidade.

• Brigada Militar/Ulbra realizam dias 5 e 6 seminário sobre os 13 anos da promulgação do Código de Trânsito.

• Advogado Luiz Alexandre Markusons lançou o “Manual da Representação Comercial”.

• Correção: a energia consumida por um carro elétrico é medida em kWh e não Kw como constou.

COMENTÁRIOS
Angela de Abreu Rodrigues - 04/11/2010 - 09h51
Bom dia. Tal qual o PMDB, o Partido Trabalhista Brasileiro é um partido asqueroso, sem ideologia, que está senpre girando em torno do poder. Apoia todos, sem distinção de programa ou campo ideológia, só quer as chamdas "boquinhas". Fez coligacão com o DEM, legenda repleta de Fichas Sujas, tipo Arruda dos Panetones, mas também têm seu "tô-me-liando-para-a-opinião-pública", Sérgio Moraes, o deputado que ficou famoso quando deu essa declaração que bem representa o pensamento desse partido. O PTB, ainda inclui em seus quadros gente que se aproveita da desgraça alheia, os albergueiros, além de estar devendo para a sociedade gaúcha explicações sobre o assassinato de Eliseu Santos, que cheira a jagunçagem, tipo coisa paga. Provavelmente, o médico e secretário municipal da capital foi morto para encobrir algo muito podre, como recebimento de propina de uma empresa e posterior repasse a candidatos. Sou filiada ao PT e abomina as alianças com gente tipo Kelly Moraes, prefeita de Santa Cruz do Sul, esposa do "tô-me-lixando..", que num passado assim não tão distante foi acusada de explorar a prostituição infantil na capital do fumo. É um absurdo, uma legenda como o PT manter alianças com pessoas desse tipo.Perderam o senso; estão aceitando se envolver com pessoas de passado suspeito, em nome de algo que se chama de política. Bom dia a todos.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento