Porto Alegre, segunda-feira, 17 de janeiro de 2022.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
173082
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
173082
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
173082
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha
[email protected]

Painel Econômico

Coluna publicada em 15/09/2010

Candiota III entrará em teste

CGTEE/DIVULGAÇÃO/JC
Turbinas estão prontas para começar a rodar
Turbinas estão prontas para começar a rodar

A data de inauguração da usina termelétrica Candiota III (Fase C), na cidade de Candiota, poderá ser definida hoje (depende da agenda do presidente Lula), mas uma coisa é certa, entre os dias 20 e 30 deste mês ela começará a funcionar em regime de teste. Quando estiver funcionando com plena capacidade, Candiota III vai jogar 350 MW no sistema elétrico gaúcho, o que representa 10% da demanda do Rio Grande do Sul. Movida a carvão, o que fortalece este setor importante da economia, sua construção custou R$ 1,2 bilhão, com financiamento tomado pela Eletrobras junto aos bancos China Development Bank e BNP Paribas, e construção sob responsabilidade da CGTEE.

Estrangeiros

O ingresso de profissionais estrangeiros no Brasil, para atender a forte demanda decorrente do crescimento econômico, é visto com naturalidade pelo presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL, Francisco Antonio Feijó. Ele esteve em Porto Alegre para participar das comemorações da Semana do Corretor de Imóveis, promovida pelo Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul. No entanto, concorda, não é admissível que profissionais estrangeiros venham a ocupar espaços de colegas  brasileiros aptos a desempenhar tais funções. “Cabe aos Conselhos profissionais das diferentes especializações a atribuição de fiscalizar, com o mais absoluto rigor, para que isto não aconteça”, reforça.

Mercopar

Como faz todos os anos, o Sindicato da Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico e Eletrônico do Rio Grande do Sul vai montar estande com algumas das empresas filiadas na Mercopar, em Caxias do Sul, entre os dias 19 e 22 de outubro. A feira, organizada pelo Sebrae-RS e pela Deutsche Messe,  é a maior da América Latina em subcontratação e inovação industrial, possibilitando conhecimento e negócios.

Tuitar

A 5ª Edição do Dicionário Aurélio, que está nas livrarias,  registra a palavra “tuitar” e outros verbetes já incorporados ao vocabulário moderno, como “flex”, “test drive” e “ricardão”. A edição, feita pelo Grupo Positivo, que detém os direitos autorais, contou com a coordenação de Marina Baird Ferreira – viúva do professor alagoano – e de Margarida dos Anjos – assistente do autor por mais de quatro décadas –, além de toda sua equipe de lexicógrafos.

O Dia

  • O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, José Paulo Dornelles Cairoli, acompanhará as comemorações dos 60 anos da International Chamber of Commerce, em Paris.

  • “O Contrato de Seguro visto pela ótica do segurador e do segurado” será o tema dos advogados Carlos Josias Menna de Oliveira e Juliano Ferrer, às 9h30min, no Sindicato das Seguradoras, na avenida Otávio Rocha, 115/7º.

  • Os prefeitos de Rio Grande, Fábio Branco, e de Pelotas, Adolfo Fetter Júnior, serão os palestrantes do Tá na Mesa, na Federasul, às 12h. Falarão sobre a retomada do crescimento econômico da região Sul do Estado.

  • Os empresários Belmiro Zaffari e Enio Roberto Dias do Reis estão entre as personalidades que receberão a Medalha do Mérito Farroupilha, às 14h, na Assembleia Legislativa. Às 18h, Belmiro e Leda Zaffari receberão amigos para um brinde no Hotel Plaza São Rafael.

  • O chef que dirige o restaurante de Luciano Pavarotti, na Itália, Fernando Patano, preparará um verdadeiro “Italian Showcooking in Brazil”, às 21h, no restaurante Orquestra de Panelas, sob o comando da Importadora Porto a Porto, que entrará com os vinhos italianos especiais.

  • A Fiat Automóveis, governo do Estado, Secretaria da Cultura e Museu Ado Malagoli inauguram a exposição Guignard e o Oriente: China, Japão e Minas, às 19h, na Praça da Alfândega, s/n. Estará presente o diretor de comunicação corporativa da Fiat, Marco Antonio Lage.

  • O Sindimetal estará inaugurando, às 18h, em Sapiranga, base avançada para atendimento, na rua João Corrêa, 1260/17.

  • A Celulose Riograndense e o Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música realizarão churrasco, às 18h, no Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia.

  • Lançamento da revista Ronda Gaúcha, às 18h, no galpão do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, no Acampamento Farroupilha.

  • As cores da primavera inspirarão o coquetel da primeira mostra de decoração da Galerie La Maison, às 18h. Lara de Abreu e Laine Henouda receberão convidados na Marquês do Herval, 82.

  • Correção: será hoje a inauguração do restaurante típico argentino La Pampa, às 20h, na rua Fabrício Pilar, 681.
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A crise ainda não chegou ao fundo do poço Uma história complicada sobre remessa de divisas Caiado acusa governo federal de expropriar terras no País Insegurança jurídica entrava desenvolvimento