Porto Alegre, terça-feira, 10 de dezembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
35°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1300 4,1320 0,33%
Turismo/SP 4,0900 4,3400 1,13%
Paralelo/SP 4,1000 4,3300 1,14%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
895675
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
895675
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
895675
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Repórter Brasília Edgar Lisboa
edgarlisboa@jornaldocomercio.com.br

Repórter Brasília

Coluna publicada em 09/08/2010

Sexto em exportação de serviços

Levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior aponta que o Rio Grande do Sul foi o sexto estado brasileiro que mais exportou serviços em 2009, com 1,9% do total. Os gaúchos estão atrás de São Paulo (52%), Rio de Janeiro (30%), Minas Gerais (2,6%), Paraná (2,5%) e Distrito Federal (2%). Os dados também mostram que o setor de serviços foi responsável por 68,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e por mais de 70% dos empregos formais, além de a queda de 8,8% na exportação de serviços brasileiros em relação a 2008 ter sido menor que a média mundial de 12,9%.

Não é muito atrativo

O site fichalimpa.org.br, que apresenta um cadastro dos candidatos que atendem à lei da ficha limpa, tem apenas um gaúcho cadastrado: o atual deputado Eliseu Padilha (PMDB). Segundo o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI), que mantém o site, o cadastro das candidaturas é voluntário, e os cadastrados, “além de estarem se posicionando de acordo com a lei, apresentam o compromisso da transparência através da prestação de contas de sua campanha eleitoral”. Mesmo assim, não animou a deputada Luciana Genro, do P-Sol. “Receber o título de ficha limpa junto com o Eliseu Padilha não é muito atrativo”, disse. A lei da ficha limpa já barrou cinco candidaturas no Rio Grande do Sul.

Queda na produção industrial

Estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou uma queda na produção industrial brasileira no mês de junho. Dos 14 locais pesquisados, nove apresentaram queda média de 1%. Goiás (-9,2%), Bahia (-6%), região Nordeste (-3,5%), Minas Gerais (-3,3%), Pernambuco (-2,3%), Santa Catarina (-2,1%) e Paraná (-1,7%) apresentaram as maiores baixas. Já Espírito Santo (4,9%), Amazonas (2,4%), Rio Grande do Sul (1,5%) e Ceará (0,7%) foram os únicos quatro estados que apresentaram alta na produção industrial. Em compensação, o Rio Grande do Sul apresentou crescimento industrial abaixo da média nacional nos primeiros seis meses do ano, com uma expansão de 11,3%. Mais seis locais pesquisados apresentaram média menor que 16,2%: São Paulo (15,3%), região Nordeste (14,1%), Bahia (13,7%), Santa Catarina (12,3%), Rio de Janeiro (10,8%) e Pará (8,8%).

Curtas

• “Há muitos deputados que vão direto para o Senado, que já foi considerado um lugar de pessoas com passado.

• Era um lugar com pessoas mais serenas e experientes”, diz, nostálgico, o senador Pedro Simon (PMDB).

• As rádios de ondas médias Sociedade (Sobradinho); Itaí (Guaíba); e Difusora (Três Passos) tiveram suas concessões renovadas pelo Ministério das Comunicações. Além disso, a Associação Candiotense de Incentivo à Arte e à Cultura (Candiota) recebeu autorização para operar uma rádio comunitária.

• A deputada Manuela D’ávila (PCdoB) solicitou a inclusão do “direito à busca da felicidade como objetivo fundamental da República Federativa do Brasil e direito inerente a cada indivíduo e à sociedade, mediante a dotação das adequadas condições de exercício desse direito”.

• Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e Sul-Rio-Grandense foram selecionados para desenvolvimento de projetos de cooperação bilateral entre Brasil e França.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Golpe e corrupção
A sessão desta quinta-feira na Câmara deverá ser marcada principalmente por duas palavras: golpista e corrupto
Depósitos judiciais
Está sendo discutido no Supremo Tribunal Federal (STF) o uso de depósitos judiciais para pagar despesas públicas
Estatuto do Desarmamento
A comissão especial que trata do projeto de lei que revoga o Estatuto do Desarmamento deve votar o relatório do deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG) hoje
Brasil chinês
A Câmara dos Deputados aprovou a urgência na tramitação do projeto de lei que regula a compra de terras brasileiras por estrangeiros