Porto Alegre, domingo, 15 de dezembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
27°C
28°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1070 4,1090 0,36%
Turismo/SP 4,0400 4,2900 0,74%
Paralelo/SP 4,0500 4,2800 0,69%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
410098
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
410098
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
410098
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Artigo Notícia da edição impressa de 09/08/2010

A importância da imigração em Bagé

Waldir Alves Ramos

Três associações centenárias atestam a presença dos imigrantes na história bicentenária do município. A Sociedade Espanhola, idealizada em 1868 pelo alfaiate José Loza, teve como primeiro presidente Ramón Galibern. A sede social e o teatro  situam-se na rua Costábile Hipólito, obra do arquiteto malageño Henrique Tobal inaugurada em 1934. Um sonho dos fundadores tornou-se realidade em 1905 com o Solar da Sociedade Espanhola, que hoje abriga o IMBA – Instituto Municipal de Belas Artes. A Sociedade Portuguesa (1870), onde hoje está o Museu Dom Diogo de Souza, teve como primeiro presidente Joaquim da Costa Guimarães. O prédio, destinado a hospital, funcionou de 1878 até ser ocupado pelo Exército na Revolução de 1893. Em 1914 concluiu-se a parte externa, sendo hospital até 1973 e em 1975 foi alugado para ser museu e Secretaria de Ação Social. A Sociedade Italiana (1871) teve Giuseppe Bina como primeiro presidente. É anterior ao marco inicial da imigração italiana no Rio Grande do Sul (1875). A sede inaugurada em 1887 foi demolida em 1950 para a construção da atual com dois pavimentos. Além do integrantes de tais associações que tiveram  decisiva presença em todos os setores da comunidade, também, muito significativas por suas ações, outras nacionalidades representam-se em nossa Bagé, sempre aberta e agradecida aos que chegam. Entre elas - contingentes germânicos contribuíram para a paisagem verde-amarela dos trigais da Hulha Negra e para a realidade do agronegócio na Colônia Nova; japoneses cuidaram dos hortigranjeiros; libaneses, sírios, palestinos e jordaneses destacaram-se no comércio e nos investimentos e vêm contribuindo com profissionais de reconhecida qualificação até mesmo muito além das fronteiras do município.
 
Engenheiro civil

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Acorda, Brasil
A maré da indignação nacional, por força de suas vertentes naturais, rompeu os diques da tolerância popular e se espraiou com a violência de um tufão
O Dia Mundial do Turismo no Rio Grande
Domingo, dia 27 de setembro, será comemorado o "Dia Mundial do Turismo no Rio Grande do Sul"
Dilma: pague a compensação da Lei Kandir
Aprovada em 1996, a lei federal isenta o ICMS de produtos e serviços para exportação
Fusões & Aquisições, oportunidade e risco
Quatro vezes um é igual a um! Essa é ainda a matemática feita pelo investidor estrangeiro em relação ao Brasil