Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Intervalo - Vieira da Cunha

Coluna

- Publicada em 09 de Agosto de 2010 às 00:00

A criatividade ausente


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
O que há com a criatividade na propaganda gaúcha? Há um sentimento generalizado de que a propaganda por aqui já viveu melhores momentos, muitos de repercussão nacional e mesmo internacional. Qual a campanha que, recentemente, tenha ficado na memória do consumidor? Qual a campanha que, nas últimas premiações, tenha de fato marcado por sua criatividade ou originalidade?
O que há com a criatividade na propaganda gaúcha? Há um sentimento generalizado de que a propaganda por aqui já viveu melhores momentos, muitos de repercussão nacional e mesmo internacional. Qual a campanha que, recentemente, tenha ficado na memória do consumidor? Qual a campanha que, nas últimas premiações, tenha de fato marcado por sua criatividade ou originalidade?
Eis aí um bom tema, bom mesmo, para a ARP colocar na roda durante a próxima Semana da Comunicação. É para ser debatido com profundidade, e vale até trazer um criativo de fora que tenha coragem de atuar como um agente provocador.
De Excelência Gráfica
Impresul e Palotti, de Porto Alegre, e Edelbra, de Erechim, foram as principais vencedoras do Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul. Estas e as demais premiadas entre as três primeiras posições de cada categoria representarão o Rio Grande do Sul no Prêmio Fernando Pini.
Atendimentos chamam
O Estúdio GAV, promoção do Grupo de Atendimento de Veículos de Comunicação, trará Jader Rosseto, VP de criação da WE em SP. Jader é um dos principais publicitários do País, com 28 Leões em Cannes e títulos como o de Publicitário do Ano do Prêmio Colunistas SP. Vai falar sobre a importância do atendimento de veículo no processo criativo e como esses profissionais podem gerar novos resultados para o cliente. É hoje, às 19h30min, na ESPM.
Fabico 40 anos
Esta é para ex-alunos da Fabico, que completa 40 anos em setembro próximo. Para comemorar, está convidando a participarem da produção e edição de um livro online de memórias textuais e visuais, a ser publicado na página da instituição. Interessados em participar podem enviar depoimentos de até 10 laudas para o e-mail [email protected]. E vamos aguardar com expectativa o resultado deste chamamento!
Receitas encolhidas
Só no Brasil aumentou a receita global dos jornais com publicidade, e assim mesmo em um pequeno índice, de 2,1%. Nos Estados Unidos, a queda foi de 17% em 2009, segundo a Associação Mundial de Jornais (WAN), que registra também a crise econômica mundial como responsável pela baixa. A Europa Ocidental teve queda de 13,7% no faturamento, enquanto a América Latina apresentou uma redução de 2,9%. A WAN ainda divulgou dados sobre a circulação de jornais no mundo, que caiu 0,8% em 2009.

Agências

• Campanha da DCS para Iguatemi pelo Dia dos Pais tem mídia impressa e reforço na mídia digital, tudo dentro do conceito Sempre Mais. Sempre Iguatemi.
• Integrada Comunicação Total foi a agência escolhida para assumir a conta da Datelli, marca de calçados com mais de 100 lojas em todo Brasil. O planejamento estratégico já está desenvolvido e validado pelo novo cliente.
• Para representar a cultura gaúcha, uma campanha desenvolvida pela Comunicative para os Vinhos Jota Pe utilizou linguagem e expressões características do Rio Grande do Sul.
• Levar sabor e diversão para a hora do lanche é a mensagem do comercial da linha de produtos da Fritz & Frida direcionada ao público infantil. O filme foi criado pela Imagem Comunicação Estratégica e produzido pela Supernatural Filmes.
• Campanha institucional do Senac-RS tem o conceito Educação para o trabalho. E para a vida e é assinada pela Novacentro.

Parceiros

• A MM Conteúdo, empresa da jornalista Mauren Motta é a mais nova parceira do Shopping Praia de Belas: assumiu a administração das redes sociais do empreendimento.
• O 18º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que ocorrerá de 11 a 13 de maio de 2011, terá a Fróes, Berlato Associadas na assessoria de imprensa. A Capacitá Eventos continua responsável pela organização do festival.
• Endomarketing Inteligente é a obra que o diretor da Santo de Casa, Daniel Costa, lança na quarta-feira, às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Country. O livro traz uma proposta de autoconhecimento organizacional e propõe à empresa pensar a si mesma de dentro para fora.

Tá ligado

• Uma visão de como são construídas e gerenciadas as marcas de luxo mais conhecidas do mundo e os motivos que as tornam objeto de desejo de consumidores é a temática da terceira edição do curso Marketing de Luxo, que será ministrado pelo professor André D’Angelo, agora em agosto. Mais informações pelo telefone (51) 3331-5278.
• Voltado a profissionais interessados nas práticas e inovações na área de Marketing e Vendas, o pós-graduação nestas áreas oferecido pela Ulbra Canoas tem o objetivo de aprimorar as formas de gestão, relacionamento e fidelização de clientes. As inscrições podem ser feitas até o dia 20, e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3477-9120.

Gente

• O designer Gustavo Guedes e a publicitária Márcia Fernanda Sampaio, ex-Escala, são os sócios da Sacramento Master Design, empresa focada no design estratégico.
• A publicitária Adriane Kampff assumiu a diretoria de atendimento da Bendito Design.
• Purple conta com três reforços. A jornalista Bianca Rosa, ex-Band e RBSTV, passa a integrar a equipe de Planejamento e Mídias Sociais. Na Criação, Bruno Mariante, ex-Escala e Happy House, assume como diretor. E Camila de Ávila, ex-SLM, assume como assistente de arte.

Perfil

O perfil publicado por Coletiva.net esta semana é de Daniel Skovronsky.

By the way...

... pobres papais: o dia deles é o quarto a atrair a atenção dos consumidores, atrás do Natal, das mães e dos namorados.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO